31 de janeiro de 2020

Resenha: Ações para a Qualidade

por GEN.N&G

“O livro Ações para a Qualidade, de Marcus Vinicius Rodrigues, dá continuidade à brilhante carreira que vem trilhando, mesclando experiências de pesquisa, ensino, consultoria e ação administrativa.

Neste livro, demonstra um grande esforço científico e uma preocupação em interferir na realidade social para minimizar as consequências negativas notadas no mundo produtivo da atualidade, por meio da democratização do conhecimento e do estímulo ao comprometimento de indivíduos e organizações com a melhoria contínua dos processos produtivos. Oferece uma importante contribuição para a compreensão da Gestão da Qualidade, revelando grande objetividade e clareza. Trata-se de uma leitura agradável, capaz de levar à reflexão e estimular a prática. Este livro merece ser lido por professores, pesquisadores, gerentes e estudantes.”

Lúcio Flávio Renault Moraes
Doutor em Liderança e Comportamento Humano pela United States International University (EUA)

Ações para a Qualidade reúne e sintetiza, de forma clara e objetiva, abordagens e instrumental analítico orientado para a busca de excelência empresarial. Trata-se de um enfoque técnico, complementar aos estudos teórico-conceituais, que visa a formação integral do administrador.”

Bianor Scelza Cavalcanti
Doutor em Administração e Políticas Públicas pela Virginia Polytechnic Institute and State University (EUA)

”O livro Ações para a Qualidade é uma obra fundamental para quem tem a responsabilidade de controlar a qualidade no contexto organizacional. O Prof. Marcus Vinicius conseguiu sintetizar com êxito e, sem perda de rigor, os principais instrumentos utilizados na gestão da qualidade provenientes das mais modernas técnicas de administração de empresas. O leitor encontrará nesta obra uma ferramenta poderosa que o ajudará a melhorar a eficiência e a eficácia da sua empresa ou instituição.”

Luís Antero Reto
Doutor em Organização e Gestão de Empresas pela Université Catholique de Louvain (Bélgica)

Resenha: Ações para a Qualidade

Confira a sinopse do livro:

 
Parte I – Gestão Estratégica e Integrada dos Processos para a Qualidade – GEIQ

1 GEIQ: Metodologia para a Melhoria dos Processos e da Qualidade
2 Análise dos Processos Empresariais para a Melhoria da Qualidade

Parte II – GEIQ: Ações Operacionais

3 Ferramentas e Técnicas para a Melhoria dos Processos e da Qualidade
4 Confiabilidade, Análise e Prevenção das Falhas para a Melhoria dos Processos e da Qualidade
5 Programas e Métodos para a Melhoria dos Processos e da Qualidade
Anexos
Anexo A – ISO 9001: Conceitos Básicos e Implementação
Anexo B – ISO 14001: Conceitos Básicos e Implementação
Anexo C – ISO 26000: Conceitos Básicos e Implementação
Anexo D – ISO 45001: Conceitos Básicos e Implementação
Anexo E – Modelo de Excelência da Gestão (MEG): Conceitos Básicos e Implementação
Anexo F – Qualidade aplicada a software – CMMI e MPS-BR: Conceitos Básicos e Implementação
Anexo G – Acreditação dos Serviços de Saúde no Brasil: Conceitos Básicos e Implementação
Anexo H – Métodos de Pesquisa Aplicados à Gestão da Qualidade
Anexo I – Código de Defesa do Consumidor (CDC): Responsabilidade pela Quantidade dos Produtos e Serviços
Anexo J – Tabela de Tolerância de um Processo
Referências

Apresentação do livro Ações para a Qualidade

 
Hoje em dia, tudo parece levar no seu seio a própria contradição. Vemos que as máquinas, dotadas da propriedade maravilhosa de reduzir e tornar mais frutífero o trabalho humano, provocam a fome e o esgotamento do trabalhador. As fontes de riqueza recém-descobertas se convertem, por arte de um estranho malefício, em fontes de privações. Os triunfos da arte parecem adquiridos ao preço de qualidades morais.

O domínio do homem sobre a natureza é cada vez maior; mas, ao mesmo tempo, o homem se transforma em escravo de outros homens ou de sua própria infâmia. Até a própria luz da ciência parece só poder brilhar sobre o fundo tenebroso da ignorância.

Estas foram palavras de Karl Marx em discurso realizado em Londres em 1854, ou seja, há aproximadamente 165 anos. Se não tivéssemos datado e personalizado, a fala de Marx poderia ser utilizada para descrever muito do atual momento de sociedades onde o exercício do liberalismo político e do capitalismo econômico, com a consequente,
natural e saudável competitividade do livre mercado, através da busca de modernas técnicas organizacionais e da competência na gestão, foi dificultado por movimentos socialistas idealizados pelo próprio autor do discurso. Essa foi a realidade do Brasil nas quase duas últimas décadas.

Diante da má gestão e da corrupção, “máquinas dotadas da propriedade maravilhosa de reduzir e tornar mais frutífero o trabalho humano, continuaram provocando a fome e o esgotamento do trabalhador”. O conhecimento, a tecnologia e os processos de gestão apresentam, no início do terceiro milênio, um desenvolvimento potencial espetacular, mas, ao mesmo tempo, “o homem se transformou em escravo de outros homens ou de sua própria infâmia”, diante de radicalismos ideológicos, de limitações intelectuais e da “tenebrosa ignorância” de antigos gestores e governantes.

Um caminho para o rompimento com esta realidade encontra-se no livre mercado, na democratização do conhecimento e no comprometimento do colaborador com os meios de produção para otimizar os processos produtivos e a utilização, de forma eficaz, de bens, materiais e infraestrutura.

A sistematização do conhecimento na área organizacional, que teve seu berço no final do Século XIX e início do Século XX, apresenta, atualmente, mudanças estruturais, motivadas por uma nova concepção do ser humano, pela evolução do conceito de globalização econômica e da dinâmica das novas tecnologias, criando possibilidade para um novo modelo de sociedade. Com “conhecimento, liberdade, coragem e ética”.

A adaptação das organizações produtivas brasileiras a este momento é urgente e imperiosa. Mas os caminhos para esta adaptação vinham sendo dificultados por governos com viés estatizante e por processos de mudanças organizacionais não consistentes ou superficiais, que não vinham introduzido os valores e conhecimentos necessários.

Muitos professores ou escolas de gestão ainda resistem às mudanças ou tentam inserir as novas tecnologias e modelos de gestão de forma segmentada, algumas utilizando uma estrutura com paradigmas sociais e organizacionais já vencidos. Evidentemente, os resultados a médio e longo prazos mostram-se desastrosos.

Hoje, no mundo produtivo, não é mais possível atingir resultados competitivos sem um conhecimento multidisciplinar atualizado, para a integração de toda a organização em torno de seu negócio. Este livro apresenta uma metodologia para a busca da qualidade, produtividade, competitividade e de melhores resultados organizacionais: a Gestão Estratégica e Integrada dos Processos para a Qualidade (GEIQ). GEIQ é um modelo estratégico integrado e multidisciplinar, destinado a organizações públicas ou privadas, fundamentado em conhecimentos contemporâneos científicos e aplicados, através de quatro ações organizacionais: ações estratégicas; ações estruturais; ações comportamentais e ações operacionais.

Aqui o foco principal será a busca de melhores resultados nos processos produtivos através das ações operacionais, com a análise da confiabilidade e da utilização adequada e eficaz das ferramentas, técnicas, programas e métodos para a melhoria dos resultados.

A Gestão Estratégica e Integrada dos Processos para a Qualidade (GEIQ) será apresentada, neste livro, em duas partes.

A Parte I será composta de dois capítulos:

• Capítulo 1: GEIQ – Metodologia para Melhoria dos Processos e da Qualidade.
• Capítulo 2: Análise dos Processos Empresariais para a Melhoria da Qualidade.

A Parte II apresentará três capítulos:

• Capítulo 3: Ferramentas e Técnicas para a Melhoria dos Processos e da Qualidade.
• Capítulo 4: Confiabilidade, Análise e Prevenção das Falhas para a Melhoria dos Processos e da Qualidade.
• Capítulo 5: Programas e Métodos para a Melhoria dos Processos e da Qualidade.

As normas ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), ISO 26000 (Responsabilidade Social e com o Ambiente), ISO 45001 (Sistema de Segurança e Saúde no Trabalho), CMMI (Modelo Integrado de Maturidade de Capacidade de Processo de Software), ONA (Organização Nacional de Acreditação) e o MEG (Modelo de Excelência da Gestão) são apresentados nos anexos, tendo como autores alguns dos maiores especialistas brasileiros.

Dois outros anexos contemplam temas relevantes no atual contexto organizacional: os métodos de pesquisa aplicados à gestão da qualidade e à lei brasileira de defesa do consumidor.

Desejamos que este livro lhe proporcione novos conhecimentos e motive a busca para a sua qualificação gerencial e para o desenvolvimento sustentável de sua organização, com processos otimizados, atendendo as expectativas dos clientes, sem desperdício, com responsabilidade social e ambiental, com sustentabilidade, minimizando as consequências negativas do mundo produtivo, o que será facilitado com o suporte do liberalismo político e do capitalismo econômico.

Boa leitura.

Marcus Vinicius Rodrigues

Roteiro do livro

 

Recursos didáticos

 
Com o objetivo de inserir conceitos correlatos ou de explicitar aspectos importantes relacionados com a temática, este livro utiliza quatro tipos de ícones, conforme apresentados a seguir.

Resenha: Ações para a Qualidade

Caso Referência

 
Com o objetivo de aplicar, de forma integrada, todas as técnicas e ferramentas para a identificação e a delimitação dos problemas e causas, e consequente otimização dos processos produtivos, este livro dispõe de um único processo em todos exemplos ou aplicações.

O processo escolhido, e que será chamado Caso Referência, é composto pelas “Ações de um profissional para ir ao trabalho no período matinal”.

Sobre o autor

 
Marcus Vinicius Rodrigues

Sua formação acadêmica é:

Doutor (PhD) em Engenharia da Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ);
Mestre (MSc) em Administração de Empresas pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG);
Especialista (MBA) em Formação de Executivos pela Escola Superior de Administração Postal (ESAP) da Universidade dos Correios;
Engenheiro Eletricista pela Escola de Engenharia (EE) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Quanto a sua atuação profissional atual, é:

Diretor Executivo do Centro de Aprendizagem e Soluções Organizacionais (CASO);
Professor, Consultor Sênior e Coordenador Acadêmico de MBA da Fundação Getulio Vargas (FGV);
Diretor da Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa (RGPLP) – B1 no Qualis/Capes/Brasil;
Membro Vitalício da Academia Brasileira de Ciência da Administração (ABCA).

Quanto a funções e cargos já exercidos, foi:

Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP);
Gestor Executivo da Diretoria Internacional da Fundação Getulio Vargas (FGV);
Professor Adjunto da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresa da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE);
Professor Visitante da Escola de Gestão do Instituto Universitário em Lisboa (ISCTE);
Executivo dos Correios – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Como escritor, é autor de dezenas de artigos técnicos em periódicos especializados e autor de doze livros publicados pelas maiores e mais bem conceituadas editoras do mercado brasileiro.

Veja tudo sobre o livro aqui!

 
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