31 de julho de 2019

Resenha: ADM por Competências

por Antonio Cesar Amaru Maximiano

Um livro para entender e desempenhar o papel de gestor. Com texto enxuto, ADM por Competências – Você Gestor, de Antonio Cesar Amaru Maximiano, utiliza recursos de comunicação visual para facilitar a leitura e o domínio dos conteúdos abordados.

De acordo com as competências estabelecidas pelo MEC e com formato inovador e extremamente prático, o material traz pílulas de conhecimento em vídeos para cada capítulo.

Por que ler ADM por Competências?

 
Este livro permite compreender quais são as competências da Administração e preparar-se para desenvolvê-las: pensamento sistêmico, ideias e teorias sobre as organizações, bases de produção enxuta e gestão da qualidade, além das soft skills para entender as diferenças individuais, a motivação e a satisfação no trabalho.

Outros temas abordados são:

  • Cultura organizacional;
  • Ética, governança e sustentabilidade;
  • Planejamento e gestão estratégica;
  • Controle;
  • Gestão de conflitos;
  • Gestão de processos e projetos, comparando o enfoque preditivo com os métodos ágeis.

Detalhes do livro ADM por Competências

 
Resenha: ADM por Competências

Há diversas maneiras de estudar e procurar entender a administração.

Uma das mais avançadas, que reflete as práticas do mundo empresarial, consiste em estudar competências e aplicá-las aos processos da gestão – de pessoas e de todos os tipos de recurso. Inúmeras empresas usam essa abordagem para recrutar, selecionar, treinar e promover pessoas, bem como para definir os padrões de desempenho nos processos de planejamento, organização, liderança e controle.

Com essa ênfase, e refletindo as práticas empresariais, o Ministério da Educação (MEC) definiu um conjunto de competências que os cursos de administração devem desenvolver em seus estudantes. Outras instituições também criaram modelos de competências para estudantes de administração e outras disciplinas.

O Grupo GEN | Atlas, seguindo essa tendência, oferece à comunidade de professores e estudantes o livro Administração por competências, do Professor Antonio Cesar Amaru Maximiano.

O livro baseia-se em alguns modelos consolidados de competências gerenciais: MEC, Singularity, PMI, Mintzberg e Katz são alguns nomes associados às competências que podem ser estudadas no livro.

Uma obra para o estudante do século XXI, o livro é enxuto, cobrindo de forma sintética o conteúdo de um curso de administração em 24 capítulos. O texto começa com uma explicação do conceito de competência e dos modelos usados para desenvolver os demais capítulos.

Referências são feitas a tendências da administração contemporânea, como processos, projetos, métodos ágeis e design thinking.

Cada capítulo explica quais das competências apresentadas inicialmente são estudadas. Assim, o professor e o estudante conseguem se localizar no terreno das competências que devem ser desenvolvidas.

Preparado especificamente para estudantes dos cursos introdutórios nas faculdades de administração, o livro pode ser empregado como leitura complementar em escolas que ofereçam disciplinas similares em sua grade curricular.

Confira vídeos exclusivos!

 
Esta obra conta com vídeos do autor, que podem ser acessados por meio de QR Codes apresentados na abertura de cada capítulo.

Para assisti-los, é necessário ter um leitor de QR Code instalado no smartphone ou tablet e posicionar a câmera sobre o código. Também é possível acessar os vídeos por meio da URL que aparece abaixo do código.

Degustação

 
O autor preparou uma série de vídeos de degustação, para que o leitor possa entender tudo sobre ADM por Competências. Assista abaixo:

Material Suplementar

 
Este livro conta com o seguinte material suplementar:

  • Caderno de Exercícios (restrito a docentes).

O acesso ao material suplementar é gratuito. Basta que o leitor se cadastre em nosso site (www.grupogen.com.br), faça seu login e clique em GEN-IO, no menu superior do lado direito.

Sobre o autor

 
Antonio Cesar Amaru Maximiano é professor e pesquisador do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Administração Geral, Administração de Projetos e Recursos Humanos são suas áreas de atuação no ensino, na pesquisa e na produção de livros.

Gostou da obra? Então assine nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Antonio Cesar Amaru Maximiano
    Antonio Cesar Amaru Maximiano

    É professor e pesquisador do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. É também Coordenador de Programas e Projetos da Fundação Instituto de Administração (FIA). Administração Geral, Administração de Projetos, Qualidade Total e Recursos Humanos são suas áreas de atuação no ensino e na pesquisa.