26 de junho de 2019

Resenha: Administração de Materiais – Uma Abordagem Logística

por GEN.N&G

O livro Administração de Materiais – Uma Abordagem Logística tem como objetivos principais reunir os fundamentos da Administração de Materiais e apresentar sua importância dentro da empresa.  A obra é resultado de amplo trabalho de pesquisa e consultas a diversos materiais disponíveis, bem como de experiências profissionais e acadêmicas do autor, visando apresentar para você os mais modernos conceitos de Logística Empresarial – desde o planejamento das necessidades materiais de uma empresa até a chegada do produto acabado ao cliente final.

Mais detalhes sobre a obra Administração de Materiais

 
Existia uma carência em textos de Administração de Materiais nas Faculdades de Administração e nos cursos de Tecnologia em Logística. Normalmente essas necessidades eram contornadas com livros de Administração da Produção e, via de regra, não eram supridas.

Há alguns anos, as empresas vêm intensificando e preocupando-se com este segmento. O foco da Administração de Materiais mudou, ficou muito mais amplo e abrangente, dando-se mais importância ao transporte, à distribuição física, incluindo toda uma abordagem logística. O conceito e a atuação da Logística englobaram a Administração de Materiais, os Suprimentos e também o Supply Chain.

Conscientes da sua importância e do valor para a manutenção e permanência de operações rentáveis, as empresas estão dedicando mais atenção, mais investimentos e mais treinamento em profissionais de Logística para atender sua demanda crescente. Este novo enfoque pode ser percebido até em revistas especializadas de Administração e Negócios, revistas e periódicos de interesse geral que dedicam mais espaços para artigos e entrevistas com profissionais da área, com apresentação de sistemas implantados e bem-sucedidos.

Podemos perceber que em toda a mídia escrita e falada nunca o termo e os problemas de Logística foram tão atuais. A elaboração deste livro teve a intenção de colaborar com o avanço e a importância da Logística dentro da Administração de Materiais, e tentar iniciar o preenchimento de uma lacuna que durante vários anos não foi ocupada. O intuito também não foi a realização de um tratado, e sim de reunir as principais funções logísticas dentro da área de Materiais, dando uma abordagem genérica a essas partes, sem a finalidade de esgotar o assunto ou aprofundar-se excessivamente.

Resenha: Administração de Materiais

É bastante óbvio que o conteúdo do livro não é inteiramente original. Muitos autores e professores já vêm pesquisando o assunto há anos; este foi o resultado de um trabalho de pesquisa, consultas, análises, críticas de todo material disponível, como revistas, apostilas, artigos, seminários, cursos, livros e experiências pessoais, tanto profissionais quanto acadêmicas. A grande preocupação foi apresentar a Administração de Materiais dentro dos modernos conceitos de Logística Empresarial, que se inicia no planejamento das necessidades de material até a colocação do produto acabado no cliente final.

A eliminação de conceitos de PCP e de processo produtivo do conteúdo da obra foi proposital, já que o mercado dispõe de um maior número de textos com autores nacionais renomados, e por pertencer ao segmento da Administração da Produção, sem perda para o leitor.

Alguns capítulos eram apostilas utilizadas no curso de Especialização em Administração de Materiais, das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU); e do Curso de Extensão em Administração de Transportes (CEAT) do Instituto Mauá de Tecnologia da Escola de Engenharia Mauá, que foram adaptadas para este trabalho.

É sabido que, por mais cuidadosas que tenham sido a preparação e a revisão deste livro, ele não está isento de críticas e de falhas que possam ter passado despercebidas. Para que no futuro as falhas sejam corrigidas, o leitor é uma peça fundamental, a fim de mantermos um canal de comunicação para o melhoramento da obra e refinamento da Logística e da Administração de Materiais como um todo.

Material suplementar

 
Este livro conta com slides  – restritos a docentes – e o acesso é gratuito. Basta que o leitor se cadastre em nosso site (www.grupogen.com.br), faça seu login e clique em GEN-IO, no menu superior do lado direito.

A obra também está disponível em e-book! Clique aqui para conferir.

Sobre o autor

 
Marco Aurélio P. Dias é economista, administrador de empresas e Mestre em Administração de Empresas com concentração em Operações Industriais e Engenharia Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor dos livros Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão, Logística, transporte e infraestrutura e Introdução à logística – fundamentos, práticas e integração, publicados pelo GEN | Atlas.

Gostou do livro Administração de Materiais? Então aproveite e assine nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.