23 de maio de 2019

Resenha: Administração – Djalma Rebouças de Oliveira

por Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

Com um conteúdo prático e elevada sustentação conceitual, o livro Administração – Evolução do pensamento administrativo, instrumentos e aplicações práticas apresenta a importância e a aplicação da administração por meio da análise da evolução do pensamento administrativo, ou seja, do que os estudiosos da área têm proporcionado para que você seja um administrador de sucesso que gere valor para as empresas em que trabalha.

Resenha: Administração - Djalma Rebouças de Oliveira

Como interessante diferencial, este livro traz uma forte interligação entre os ensinamentos apresentados e o processo de elaboração do seu plano de carreira como administrador, consolidando importante nível motivacional no aprendizado dos diversos assuntos administrativos que você aplicará em suas atividades profissionais e pessoais.

Para docentes, o autor oferece como Material Suplementar diversos slides para apresentação em sala de aula.

Quanto à finalidade do livro

 
Este livro tem a finalidade facilitar a análise e a assimilação do nível de importância da administração em sua elevada abrangência e diversas partes componentes, bem como a necessidade de sua otimizada aplicação, propiciando significativos benefícios para as empresas e seus profissionais. Você vai perceber que esse processo é contínuo, gradativo, evolutivo e sustentado, pois a administração é um conhecimento estruturado.

A partir do entendimento dessas questões básicas, é possível que todo o processo de assimilação e aplicação dos diversos ensinamentos da administração se torne mais simples e motivador, propiciando interessantes resultados para a sua carreira como profissional da administração.

Quanto à estrutura do livro

 
Para atender a essas finalidades básicas, este livro está estruturado em cinco capítulos com focos específicos, mas com conteúdos perfeitamente interligados, levando o leitor ao pleno entendimento dos importantes assuntos abordados.

O Capítulo 1 “coloca o leitor” na importância da administração para ele – como estudante e/ou profissional – e para a empresa onde trabalha, explicando por que “as coisas acontecem” daquela forma.

Essa análise propiciará a você estabelecer “qual é a sua” perante a administração como área de conhecimento e como plano estruturado para desenvolver a sua carreira profissional, facilitando o seu processo motivacional perante o conteúdo e importância das várias disciplinas do curso de administração.

O Capítulo 2 cuida da prática, ou seja, como você deve aplicar tudo o que a administração proporciona e disponibiliza para você, quer seja quanto aos seus conceitos, às suas metodologias, às suas técnicas e à importante questão da elevada amplitude de sua aplicação, o que pode ser um “complicômetro” para muitas pessoas que se intitulam administradores.

E para simplificar o processo de entendimento são apresentadas algumas precauções que você pode considerar no processo de aplicação da administração na empresa onde trabalha ou em sua vida pessoal, bem como um modelo genérico dessa aplicação. O conhecimento dessas diversas questões proporcionará maior nível de sustentação ao seu plano de carreira como administrador.

O Capítulo 3, com base na evolução do pensamento administrativo, demonstra que a administração é uma tecnologia e, portanto, está em constante evolução; e procura “facilitar a sua vida” consolidando uma atuação pessoal e profissional que possibilite você se antecipar, com sustentação, a essas tendências, quer essas sejam boas ou inadequadas para as empresas e para você, orientando os necessários ajustes em seu plano de carreira como administrador.

O Capítulo 4 evidencia as principais partes da administração pelas funções básicas da administração e pelas principais funções das empresas, possibilitando uma análise global e interativa, direcionada para a administração integrada, que corresponde ao entendimento mais sustentado da administração, bem como facilita o seu direcionamento para ser um especialista em uma área da administração, mas tendo como conhecimento geral todo o processo do pensamento administrativo.

O Capítulo 5 aborda o “finalmente”, ou seja, você. Portanto, analisa “qual é a sua” perante a realidade da administração e como você está se preparando para se consolidar como administrador de sucesso e de valor para as empresas, com sustentação de um efetivo e estruturado plano de carreira que consolide uma importante vantagem competitiva para você, inclusive em um processo de educação continuada.

No final de cada capítulo, são apresentados o seu Resumo, algumas questões para debate, um Exercício para reflexão e um Caso para análise, debate e proposta de solução. No final do livro, são apresentados o glossário com os principais termos técnicos utilizados, bem como a bibliografia com os textos que proporcionaram maior sustentação ao conteúdo desta obra.

Diferencial do livro Administração

 
Pela análise e aplicação dos conceitos, metodologias e técnicas de administração apresentados, você constatará que o diferencial deste livro está sustentado por seis aspectos de elevada importância para a sua atuação como profissional de administração em empresas diversas:

  • amplitude de análise;
  • identificação dos assuntos essenciais;
  • motivação incentivada e direcionada;
  • facilidade de leitura e assimilação;
  • facilidade de ensino;
  • e abordagem prática.

A obra também está disponível na versão e-book! Clique aqui para conferir.

Sobre o autor

 
Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira é graduado, pós-graduado, mestre, doutor e livre-docente em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Foi professor concursado de graduação e pós-graduação da referida faculdade, onde foi criador e docente das disciplinas Consultoria empresarial, Reengenharia estratégica, organizacional e de processos (mestrado e doutorado) e Administração estratégica (doutorado). Foi professor concursado de graduação e pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), bem como professor dos cursos de pós-graduação da Fundação Vanzolini/Politécnica/USP, do CEAPOG/ IMES, da FAAP e do MBA/IBMEC. Exerce suas atividades profissionais como consultor em planejamento estratégico, estrutura organizacional e sistema de informações gerenciais e como Diretor da PLANOS – Planejamento, Organização e Sistemas, tendo realizado serviços de consultoria e treinamento em, aproximadamente, 300 empresas – inclusive no exterior –, sempre junto executivos focados em sua evolução profissional nas empresas e na aplicação dos modernos conceitos e práticas da administração.

Gostou de conhecer mais sobre o livro Administração? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira
    Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

    - Atuação profissional: Consultor de empresas, palestrante, professor universitário e autor de livros de administração focados, principalmente, em questões estratégicas e organizacionais das empresas. - Formação educacional e experiência profissional: Graduado, pós-graduado, mestre, doutor e livre-docente em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor concursado de graduação e pós-graduação da referida faculdade, sendo o criador e docente das disciplinas “Consultoria empresarial”, “Reengenharia estratégica, organizacional e de processos” (mestrado e doutorado) e “Administração estratégica” (doutorado). Professor concursado de graduação e pós-graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV), bem como professor dos cursos de pós-graduação da Fundação Vanzolini/Politécnica/USP, do CEAPOG/IMES (também exercendo a coordenação dos cursos), da FAAP e do MBA/IBMEC. Exerce suas atividades profissionais como consultor em planejamento estratégico, estrutura organizacional e sistema de informações gerenciais e como Diretor de PLANOS – Planejamento, Organização e Sistemas, tendo realizado serviços de consultoria e treinamento em, aproximadamente, 300 empresas – inclusive no exterior –, sempre junto a executivos focados em sua evolução profissional nas empresas e na aplicação dos modernos conceitos e práticas da administração.