2 de julho de 2021

Resenha: Administração para Todos – Ingressando no Mundo da Gestão de Negócios

por Idalberto Chiavenato

Estamos na Era Digital, com desdobramentos exponenciais de mudanças e transformações. O mundo das organizações – instituições e empresas em geral – está se caracterizando pela volatilidade, pela incerteza, pela complexidade e pela ambiguidade, o que requer do gestor uma atitude não somente reativa, mas sobretudo proativa e focada na inovação, ou seja, na preparação da empresa para um mundo que se tornará completamente diferente do que conhecemos. Não podemos usar soluções antigas para situações e problemas completamente novos. Para isso, existe a moderna Administração.

Administração para Todos – Ingressando no Mundo da Gestão de Negócios é dedicado a empresários, gestores, executivos, consultores, investidores, empreendedores e profissionais que não tiveram a oportunidade de cursar a graduação em Administração e que, atualmente, se encontram em posições críticas, que demandam conhecimentos administrativos e competências gerenciais necessárias para garantir o sucesso do negócio. Trata-se de uma obra abrangente, com o objetivo de ajudar a configurar melhor o desempenho profissional nesta área tão necessária no mundo dos negócios.

Nos dias atuais, a Administração representa a ciência que alavanca e impulsiona as organizações, dando-lhes a cobertura necessária e os meios adequados para que elas possam servir à sociedade de modo mais eficaz e integrado. Conhecer a Administração está se tornando uma necessidade cada vez mais importante e imperiosa para se tornar bem-sucedido. E isso vale para todos os profissionais que nela se encontram, atuando direta ou indiretamente, tais como médicos, advogados, engenheiros, psicólogos, economistas, pedagogos, contadores, dentistas, corretores, funcionários públicos, enfim, todos que lidam com a gestão de alguma organização ou de parte ou unidade dela.

Aplicação da obra

Leitura fundamental para empreendedores, gestores, consultores e profissionais de quaisquer áreas de formação que se interessam por Administração.

Clique aqui para saber tudo sobre o livro!

Leia o prefácio de Administração Para Todos

 
O papel da Administração na sociedade moderna não é somente imprescindível, mas fundamental para o desenvolvimento social e econômico do país, e para todos os tipos de organizações, instituições, empresas, empreendimentos e negócios. No mundo atual, a Administração constitui uma necessidade comum à maioria das profissões. O engenheiro precisa dela para tocar seu negócio de construções; o advogado, para viabilizar sua banca de consultoria legal; o médico, para melhorar sua clínica médica ou para ser bem-sucedido na gestão de um hospital ou parte dele; o contador, para incrementar seu negócio de serviços contábeis. E a listagem não para por aí.

Filantropos, políticos, esportistas e músicos se encontram na mesma situação. Até a dona de casa precisa da Administração para programar sua agenda diária de atividades para cuidar do abastecimento doméstico, das compras de bens e serviços, dos pagamentos cotidianos e do orçamento familiar.

A Administração é uma necessidade comum a todos os negócios, sejam grandes ou pequenos, públicos ou privados, lucrativos ou não. No fundo, a Administração está alcançando foros de ciência universal que servem de ligação, suporte e plataforma entre as várias ciências. A maior parte das descobertas e invenções sempre precisou da Administração para poder se transformar em produtos ou serviços viáveis e disponíveis à sociedade a preços razoáveis. Isso aconteceu ao longo dos tempos com a Tecnologia da Informação (TI), a eletrônica, a engenharia, a medicina, a biologia etc.

Desde a época da invenção da máquina a vapor por Watt, da locomotiva por Stephenson, do dínamo por Faraday, do automóvel por Daimler, da lâmpada elétrica por Thomas Edison, do rádio por Guilherme Marconi, da descoberta da aspirina por Felix Hoffman, foi a Administração da atividade organizada que permitiu a rápida transformação dessas invenções em produtos ou serviços oferecidos ao mercado, proporcionando um aumento fenomenal da qualidade de vida da sociedade, oportunidades de trabalho para milhões de pessoas e um desenvolvimento sem precedentes.

Sem a Administração, provavelmente essas invenções e descobertas jamais poderiam ter sido transformadas em algo útil e valioso para o cliente e em empregos para as pessoas. A Administração sempre funcionou como o elemento catalisador e fundamental capaz de transformar uma simples invenção ou descoberta em um negócio de sucesso, aportando benefícios a todas as pessoas envolvidas, seja no papel de produtores, consumidores ou investidores.

Resenha: Administração para Todos - Ingressando no Mundo da Gestão de Negócios

Atualmente, aprender Administração está se tornando um desafio fundamental para o sucesso em qualquer ramo de negócio (farmacêutico, médico, jurídico, pedagógico, tecnológico, financeiro, comercial, contábil ou de qualquer outra natureza) e em qualquer tipo de organização (grande, média, pequena ou microempresa, pública ou privada, com ou sem finalidade lucrativa).

Além disso, e por consequência, fala-se muito em espírito empreendedor hoje em dia. É claro, pois as pessoas constituem o motor que dinamiza e impulsiona as organizações no sentido de fazê-las funcionar e operar, e que introduz inteligência e competências no negócio. O mundo dos negócios não é somente o das grandes empresas e das organizações globais ou multinacionais. Ele também é permeado por médios e pequenos negócios, que proliferam no planeta e asseguram não somente empregos, desenvolvimento, investimentos e impostos, mas também, e principalmente, produtos, serviços, informação e entretenimento.

Enquanto as grandes corporações se dedicam intensamente ao volume e à escala na produção e na comercialização de seus produtos e serviços no mundo globalizado, as pequenas e médias empresas trabalham em mercados nacionais ou regionais aproveitando nichos de mercado não percebidos pelas grandes empresas, mas que são capazes de proporcionar oportunidades incríveis. Para que isso aconteça, não basta ter recursos e pessoas à disposição ou talentos cheios de ideias e competências. É preciso saber aproveitar todos os recursos e competências disponíveis e possíveis para alcançar o sucesso empresarial.

Em outras palavras, é preciso saber administrar todas as várias e múltiplas facetas do negócio, e não apenas uma ou algumas delas. Não se pode caprichar apenas no marketing e deixar as finanças de lado, nem cuidar bem das operações em detrimento do desenvolvimento das pessoas envolvidas na atividade empresarial. A visão sistêmica é imprescindível. É preciso saber conectar e entrelaçar, ou seja, tratar o negócio como uma totalidade e de maneira integrada, e não focar apenas cada uma das partes isoladamente para depois tentar somá-las.

Somar é necessário, mas não suficiente nos dias de hoje. É preciso saber multiplicar e oferecer resultados ampliados, e essa é a tarefa da Administração. Por isso, torna-se necessário conhecê-la mais profundamente, a fim de saber como ela pode melhorar e impulsionar qualquer atividade coletiva.

Idalberto Chiavenato 

Sumário do livro

 
Parte I – Fazendo a Sintonia Inicial

Capítulo 1 – Primeiro Passo: Entendendo o Significado da Administração

Capítulo 2 – Segundo Passo: Afinal, Qual é Realmente o Negócio de sua Empresa?

Parte II – Articulando Recursos E Competências

Capítulo 3 – Terceiro Passo: Gestão de Talentos. Saiba Lidar com as Pessoas que Trabalham com Você

Capítulo 4 – Quarto Passo: Gestão da Produção. Busque a Excelência Operacional em Suas Atividades

Capítulo 5 – Quinto Passo: Gestão de Marketing. Saiba Conquistar e Fidelizar o Cliente

Capítulo 6 – Sexto Passo: Gestão de Finanças. Cuide Bem das Finanças

Parte III – Atuando Estrategicamente

Capítulo 7 – Sétimo Passo: Defina uma Estratégia Competitiva

Parte IV – Proporcionando Resultados

Capítulo 8 – Passo Final: Ofereça Resultados

Leia uma amostra de páginas

 
Idalberto Chiavenato | Administração para Todos

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Idalberto Chiavenato
    Idalberto Chiavenato

    Idalberto Chiavenato é Doutor (PhD) e Mestre (MBA) em Administração pela City University of Los Angeles-CA, EUA, especialista em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, graduado em Filosofia/Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional pela USP e em Direito pela Universidade Mackenzie. É professor honorário de várias universidades do exterior e renomado palestrante ao redor do mundo. É autor de mais de 30 livros das áreas de Administração, Recursos Humanos, Estratégia Organizacional, Comportamento Organizacional publicados no Brasil e no exterior. É fundador e presidente do Instituto Chiavenato, conselheiro do CRA-SP e membro vitalício da Academia Brasileira de Ciências da Administração onde ocupa a cadeira nº 47. Recebeu dois títulos de Doutor Honoris Causa por universidades latino-americanas e a Comenda de Recursos Humanos pela ABRH-Nacional.