30 de outubro de 2020

Resenha: Análise Avançada das Demonstrações Contábeis – Uma Abordagem Crítica

por Eliseu Martins

Demonstrações contábeis sob uma ótica externa. Este livro traz a perspectiva do usuário externo, para que a análise seja feita sob a visão de quem está fora da empresa, assim como acontece na prática, além de atividades fundamentada nas pedagogias ativas. Análise Avançada das Demonstrações Contábeis – Uma Abordagem Crítica se destaca pela abordagem diferenciada do conteúdo: expõe a potencialidade de cada indicador de desempenho econômico e financeiro e evidencia suas limitações.

Este livro contempla comentários sobre os objetivos didáticos, embasados nas teorias educacionais, com enfoque em aspectos específicos de cada unidade, para que possam ser explorados pelos professores no desempenho da atividade em sala de aula.

Saiba mais sobre o livro aqui!

 

Apresentação do livro Análise Avançada das Demonstrações Contábeis

 
Em 1996, o então Coordenador de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Prof. Lázaro Plácido Lisboa, procurou-me, não
pela primeira vez, para que eu ministrasse a disciplina de Análise das Demonstrações Contábeis para as turmas de Mestrado e Doutorado desse programa. Eu vivia dizendo que não havia muita chance de se ter essa disciplina no nível do Mestrado e do Doutorado, inclusive por provável não interesse dos alunos. Mas nesse ano ele trouxe um abaixo-assinado subscrito por 19 alunos pedindo que eu ministrasse essa disciplina que estava no rol, mas nunca havia sido dada nesses cursos.

Aceitei o desafio já no início do ano seguinte e nunca mais consegui deixar de ministrá-la porque, mesmo sendo optativa, sempre tem interessados, muitos deles de outros cursos e alguns de outras Universidades. A ênfase foi considerar que o que é básico de análise de balanços todos os alunos já conhecem e que o fundamental seria criticar os indicadores tradicionalmente utilizados nessa análise, evidenciando seus pontos fortes e mostrando seus pontos fracos, tão desconsiderados na literatura e na prática.

Além disso, introduziu-se o que há de situações bem específicas no Brasil, tão diferentes do contido nos livros estrangeiros ou nacionais inspirados nos de fora, como as influências dos tributos nesses indicadores, como é o caso de as contas Clientes e Fornecedores conterem os tributos faturados mas estes não estarem contidos nos estoques e no custo das mercadorias ou produtos vendidos.

Procurou-se sempre mostrar que o fundamental é começar pelo relatório do auditor, mas que não se deve ir adiante sem que se conheçam o negócio da entidade e, além disso, qual modelo contábil está sendo utilizado. É surpreendente como não se tem a ideia de que a Contabilidade é um modelo em si, com utilização de modelos específicos para cada tipo de negócio; e que esses modelos são mais ou são menos representativos da realidade em função de sua qualidade, em função do ramo de negócios, em função das incertezas e dos riscos da entidade e em função da norma de plantão em vigência. E mais, que esses modelos muitas vezes mudam. Afinal, sempre é possível haver mais de um modelo para cada tipo de negócio.

Sem conhecer o modelo contábil, é impossível uma análise de qualidade. E com isso a disciplina tem conseguido ser um razoável sucesso. E muitas vezes alunos pediram que elaborasse um livro para a matéria, mas o tempo me impedia sempre.

No ano de 2010, dois alunos, Josedilton Alves Diniz e Gilberto José Miranda, que haviam cursado a disciplina no ano anterior, pediram para gravar as aulas para facilitar a eventual elaboração do livro. Autorizei sem acreditar muito nessa difícil empreitada. Mas não é que eles gravaram mesmo tudo, transcreveram, adicionaram alguns pontos e me apresentaram o texto? Fiz então toda a revisão, enxertando alguns pontos (como os relativos às novas normas de contabilidade), com o total auxílio dos dois, e daí resolvemos testar o texto.

No ano de 2011, os capítulos foram distribuídos aos alunos e mostraram-se bastante úteis, pois liberou-se maior tempo para discussões em sala de aula. O Prof. Vinícius Aversari Martins, na FEA de Ribeirão Preto, também USP, testou o livro com sua turma no interessantíssimo
curso denominado ECEC – Economia Empresarial e Controladoria, Habilitação em Contabilidade, bem como no de Contabilidade. Com isso, muitos erros foram corrigidos e diversas sugestões foram introduzidas. E os testes mostraram que valeu o esforço e que valeria a pena a tentativa de levar o material ao mercado na forma de livro.

Assim, ao final de 2011 foi feita a entrega da edição do primeiro texto que, no fundo, representa o que é dado nessa disciplina. Em 2017, apresentamos a segunda edição, com a reelaboração do Capítulo 2 por causa do novo formato do parecer do auditor e diversos melhoramentos, como indicadores de análise a partir do fluxo de caixa, da demonstração do valor adicionado, do EBITDA e outros poucos pontos. E agora, em 2020, liberamos a terceira edição, com vários ajustes menores e a inserção do Capítulo 13, Introdução aos Modelos de
Avaliação Econômica de Empresas (Valuation) e Como Evitar Erros Comuns. Como sempre, uma enorme vontade de adicionar uma quantidade grande de pontos relevantes que deveriam aqui estar contidos, como um gigantesco capítulo só sobre o uso adequado das notas explicativas, ou o caso específico das empresas com ativos biológicos, das seguradoras, dos fundos de pensão, mais detalhes sobre os bancos, das securitizadoras, das concessionárias de serviços públicos etc. Mas o livro ficaria exageradamente grande.

É possível que o ampliemos no futuro e elaboremos um livro de exercícios. Por isso, gostaríamos dos comentários dos usuários, tanto alunos quanto professores e profissionais. Os meus mais sinceros agradecimentos aos alunos todos que participaram direta ou indiretamente deste livro, ao Prof. Vinícius e principalmente aos agora coautores Josedilton e Gilberto.

Prof. Eliseu Martins 

Recursos didáticos

 
Este livro conta com o seguinte recurso:

  • Dicas de vídeos que contextualizam os temas do capítulo com exemplos de casos reais.

Para acessá-los, basta ter um aplicativo leitor de QRCode em seu smartphone e apontar a câmera para o código ou digitar o link que aparece abaixo dele.

Veja uma amostra de páginas:

 
Sérgio de Iudícibus, Eliseu Martins e José Carlos Marion | Análise Avançada das Demonstrações Contábeis

Sobre os autores

 
Eliseu Martins

É professor emérito das Faculdades de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (campi São Paulo e Ribeirão Preto), cofundador da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), parecerista na área contábil, ex?diretor da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e ex-diretor do Banco Central. Autor/coautor/organizador de diversos livros publicados pelo GEN | Atlas, entre os quais: Análise avançada das demonstrações contábeis, Manual de contabilidade societária, Contabilidade de custos, Contabilidade de custos: livro de exercícios, Métodos de custeio comparados, Teoria da contabilidade: uma nova abordagem, Contabilidade introdutória e Avaliação de empresas: da mensuração contábil à econômica.

Gilberto José Miranda

É doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, mestre em Administração, especialista em Docência na Educação Superior, especialista em Controladoria e contabilidade e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis da UFU e editor adjunto da revista Education Policy Analysis Archives. É coautor dos livros Análise avançada das demonstrações contábeis, Revolucionando a sala de aula, Revolucionando o desempenho acadêmico e Revolucionando a docência universitária, todos publicados pelo GEN | Atlas.

Josedilton Diniz

É doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Contabilidade pelo Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós?Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN. Especialista em Auditoria Contábil. Graduado em Ciências Contábeis e Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, é auditor de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e professor da UFPB. Coautor dos livros Contabilidade pública: análise financeira governamental, Análise avançada das demonstrações contábeis e Contabilidade pública e colaborador do livro Análise multivariada para os cursos de administração, ciências contábeis e economia, todos publicados pelo GEN | Atlas.

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Eliseu Martins
    Eliseu Martins

    Eliseu Martins é Professor Emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, Professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP há mais de 40 anos, cofundador da Fipecafi – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, Parecerista na área contábil, ex-consultor e ex-conselheiro de inúmeras empresas. Ex-Diretor da CVM (dois mandatos), ex-diretor do Banco Central. Autor ou coautor de diversos livros, entre os quais Contabilidade de custos: exercícios, Manual de normas internacionais de contabilidade, Avaliação de empresas: da mensuração contábil à econômica e Métodos comparados de custeio, publicados pelo GEN | Atlas, além de Manuais de contabilidade e de custos de diversas instituições financeiras. Também participou de capítulos de Comentários à Lei das Sociedades por Ações, de Modesto Carvalhosa, e do livro Código Civil Comentado – Direito de Empresa, de Priscila M. P. Corrêa da Fonseca e Rachel Sztajn.