2 de abril de 2019

Resenha: Análise das Demonstrações Contábeis

por José Carlos Marion

A Análise das Demonstrações Contábeis pode ser vista em três níveis: Introdutório, Intermediário e Avançado. Entramos apenas em alguns tópicos no nível avançado, dando ênfase maior para os níveis introdutório e intermediário. Isso significa que não esgotamos o tema, mas procuramos dar enfoque para os cursos de graduação.

Resenha: Análise das Demonstrações Contábeis

Dentro dessa ênfase, alguns aspectos são destacados como pontos fortes deste livro:

1. Analisamos efetivamente as Demonstrações Contábeis e não só o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício como a maioria dos autores faz. Assim, além dessas duas principais demonstrações, analisamos as Demonstrações dos Fluxos de Caixa (modelos direto e indireto), e a Demonstração do Valor Adicionado.

2. Iniciamos o livro dando ênfase especial para a reclassificação das Demonstrações Contábeis para fins de análise, tarefa essa esquecida pela maioria dos livros de análise. Também tratamos sobre a qualidade das Demonstrações Contábeis, identificando-as quando são boas para análise.

3. Todos os capítulos são iniciados por uma leitura introdutória, que aborda de maneira prática e real o tema do capítulo, por meio de artigos publicados pela mídia, inserindo o leitor no contexto com fatos curiosos que dispensarão maior interesse. Na parte prática são feitas questões que destacam os pontos relevantes das leituras introdutórias.

4. Na parte prática certamente está o ponto forte deste livro, entendendo-se que Análise se aprende praticando:

– Questões sobre leitura introdutória: destaca os pontos atraentes para despertar no leitor um forte interesse pelo capítulo.

– Questões e testes sobre o capítulo: permite uma revisão geral dos aspectos mais relevantes do tema tratado.

– Exercícios sobre o capítulo: envolve, na maioria das vezes, empresas reais e situações práticas de grande interesse, tirando a monotonia de fazer exercícios sem motivação.

– Exercícios de integração: aproxima o capítulo em estudo com outros já estudados e assuntos de outras áreas. Dessa forma, evita-se ter uma visão específica da unidade fora do conjunto e contexto, o que prejudica a aprendizagem.

– Os estudos de casos apresentados, ainda que não tenham o rigor do método de caso, visam apresentar fatos reais e marcantes do mundo dos negócios que afetam a análise.

– A parte prática é concluída com um roteiro de trabalho de análise de uma empresa real na qual o aprendiz vai acrescentando, a cada unidade desenvolvida, novos ingredientes ao seu kit de análise. Ao final, essa execução prática permitirá ao aluno o exercício profissional da análise com muita segurança. Aliás, nosso objetivo neste livro é dar condições ao leitor para exercitar profissionalmente a especialização contábil de Analista Financeiro de maneira imediata e segura.

– Como parte prática também destacamos uma harmonia neste livro com a edição “Melhores e Maiores” da revista Exame, estimulando o leitor a buscar informações nessa edição anual que, a nosso ver, é o melhor veículo para se conhecer e analisar empresas.

Nota à 8ª edição de Análise das Demonstrações Contábeis

 
Pelo fato de introduzirmos índices-padrão neste livro, necessariamente, teremos que atualizá-lo constantemente. Por exemplo, no capítulo de Rentabilidade, no quadro das empresas que ganham mais na Margem (Lucratividade) ou Giro (Produtividade), atualizamos com base em uma nova realidade no início da segunda década do século XXI.

Também outros indicadores-padrão foram atualizados. Demais ajustes foram realizados, como uma breve introdução da Demonstração do Resultado Abrangente, Atualização da Demonstração do Resultado do Exercício, Nova Leitura Introdutória no Capítulo 1 abrangendo as IFRS etc. Introduzimos também ilustrações (pausas para análises), para tornar a leitura mais agradável.

Excluímos o capítulo Análise de Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos pelo fato de essa demonstração operativa não ser mais ensinada nos cursos de graduação. Incluímos algumas Demonstrações Financeiras de empresas conhecidas para tornar o livro mais prático.

Recursos pedagógicos

 

  • Leitura introdutória: casos reais são apresentados para contextualizar e desenvolver o conteúdo de cada capítulo.
  • Pausa para análise: exemplos reais e ilustrativos despertam o leitor para a análise de situações práticas.
  • Parte prática: esta seção é um convite ao leitor para que aplique, com questões, exercícios, estudos de caso, testes de múltipla escolha, os conhecimentos apreendidos no capítulo.

Material Suplementar

 
Este livro conta com os seguintes materiais suplementares: slides (restrito a docentes); Manual do professor (restrito a docentes) e Provas (restrito a docentes). O acesso aos materiais suplementares é gratuito. Basta que o leitor se cadastre em nosso site (www.grupogen.com.br), faça seu login e clique em GEN-IO, no menu superior do lado direito. É rápido e fácil!

Gostou de saber sobre o livro Análise das Demonstrações Contábeis? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber dicas no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • José Carlos Marion
    José Carlos Marion

    É mestre, doutor e livre-docente em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/ USP). É professor e pesquisador do Mestrado em Contabilidade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Dentre os 29 livros publicados na área contábil, é autor de Contabilidade rural, Contabilidade empresarial e Contabilidade básica e coautor de Curso de contabilidade para não contadores, Contabilidade avançada, Introdução à teoria da contabilidade, Contabilidade comercial, Administração de custos na agropecuária, Manual de contabilidade para pequenas e médias empresas, Contabilidade geral para concurso público, Contabilidade da pecuária e Normas e práticas contábeis, publicados pelo GEN | Atlas.