20 de julho de 2020

Resenha: Análise Didática das Demonstrações Contábeis

por Eliseu Martins

Demonstrações contábeis sob uma ótica externa. Com testes de concursos, exames e processos seletivos, o livro Análise Didática das Demonstrações Contábeis traz a perspectiva do usuário externo, para que a análise seja feita sob a visão de quem está fora da empresa, assim como acontece na prática.

Por meio de uma abordagem prática, Análise Didática das Demonstrações Contábeis mostra a potencialidade de cada indicador financeiro. Com um capítulo sobre como elaborar relatório de análise, Eliseu Martins, Gilberto José Miranda e Josedilton Alves Diniz fazem alguns comentários sobre as novas normas contábeis.

Este livro ainda contempla sugestões de atividades totalmente fundamentadas nas metodologias ativas, para que o professor possa aplicar os conceitos em sala de aula.

Confira o sumário do livro Análise Didática das Demonstrações Contábeis

 
1 Introdução
2 Estrutura das Demonstrações
3 Método de Análise das Demonstrações Contábeis
4 Análise Horizontal e Análise Vertical
5 Índices de Liquidez
6 Índices de Estrutura Patrimonial
7 Administração do Capital de Giro
8 Índices de Atividade
9 Índices de Rentabilidade
10 Geração de Valor ao Acionista (GVA)
11 Relatório de Análise
Gabarito dos testes de concursos, exames e processos seletivos
Referências
Índice alfabético

Sobre os autores

 
Eliseu Martins

é professor emérito das Faculdades de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (campi São Paulo e Ribeirão Preto), cofundador da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), parecerista na área contábil, ex?diretor da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e ex-diretor do Banco Central. Autor/coautor/organizador de diversos livros publicados pelo GEN | Atlas, entre os quais: Análise avançada das demonstrações contábeis, Manual de contabilidade societária, Contabilidade de custos, Contabilidade de custos: livro de exercícios, Métodos de custeio comparados, Teoria da contabilidade: uma nova abordagem, Contabilidade introdutória e Avaliação de empresas: da mensuração contábil à econômica.

Gilberto José Miranda

é doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, mestre em Administração, especialista em Docência na Educação Superior, especialista em Controladoria e contabilidade e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis da UFU e editor adjunto da revista Education Policy Analysis Archives. É coautor dos livros Análise avançada das demonstrações contábeis, Revolucionando a sala de aula, Revolucionando o desempenho acadêmico e Revolucionando a docência universitária, todos publicados pelo GEN | Atlas.

Josedilton Diniz

é doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Contabilidade pelo Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós?Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN. Especialista em Auditoria Contábil. Graduado em Ciências Contábeis e Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, é auditor de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e professor da UFPB. Coautor dos livros Contabilidade pública: análise financeira governamental, Análise avançada das demonstrações contábeis e Contabilidade pública e colaborador do livro Análise multivariada para os cursos de administração, ciências contábeis e economia, todos publicados pelo GEN | Atlas.

Veja uma amostra de Análise Didática das Demonstrações Contábeis:

 
Eliseu Martins, Gilberto José Miranda e Josedilton Alves Diniz | Análise Didática das Demonstrações Contábeis

Quer saber mais? Clique aqui e veja mais detalhes sobre o livro!

 
newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Eliseu Martins
    Eliseu Martins

    Eliseu Martins é Professor Emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, Professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP há mais de 40 anos, cofundador da Fipecafi – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, Parecerista na área contábil, ex-consultor e ex-conselheiro de inúmeras empresas. Ex-Diretor da CVM (dois mandatos), ex-diretor do Banco Central. Autor ou coautor de diversos livros, entre os quais Contabilidade de custos: exercícios, Manual de normas internacionais de contabilidade, Avaliação de empresas: da mensuração contábil à econômica e Métodos comparados de custeio, publicados pelo GEN | Atlas, além de Manuais de contabilidade e de custos de diversas instituições financeiras. Também participou de capítulos de Comentários à Lei das Sociedades por Ações, de Modesto Carvalhosa, e do livro Código Civil Comentado – Direito de Empresa, de Priscila M. P. Corrêa da Fonseca e Rachel Sztajn.