10 de junho de 2021

Resenha: Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Abordagem Objetiva e Didática

por GEN.N&G

O impacto da implantação das normas internacionais de contabilidade aplicadas às decisões do setor público. Objetivo e prático, este livro aborda os novos conceitos da gestão pública brasileira e apresenta informações que auxiliam nas tomadas de decisão. Com exercícios atualizados, Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Abordagem Objetiva e Didática oferece trilhas de conhecimentos que apoiam o estudo de conteúdos, como: definições internacionalizadas (convergidas), visão de controle e utilização do patrimônio público para atender às demandas da sociedade, mecanismo de registro do novo plano de contas e elaboração e análise das novas demonstrações contábeis aplicadas ao setor público.

Atualizado de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade do CFC (convergidas com as IPSAS/IFAC) e o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) da STN, João Bezerra Filho apresenta subsídios para avaliar questões, como:

  • se a entidade prestou seus serviços à sociedade de maneira eficiente e eficaz;
  • quais são os recursos atualmente disponíveis para gastos futuros, e até que ponto há restrições ou condições para a utilização desses recursos;
  • a extensão em que a carga tributária, que recai sobre os contribuintes em períodos futuros para pagar por serviços correntes, tem mudado; e
  • se a capacidade da entidade para prestar serviços melhorou ou piorou em comparação com exercícios anteriores.

Resenha: Contabilidade Aplicada ao Setor Público - Abordagem Objetiva e Didática

Prefácio

 
Pode parecer estranho para alguns, mas quando manuseio um livro em vez primeira, procuro pensar sobre o que está nos bastidores, ou seja, no que ali parece estar oculto, mas é indispensável, no que o sustenta, tornando-o concretamente possível.

Compliquei? Logo me apresso em explicar.

Tenho aqui em minhas mãos o livro Contabilidade aplicada ao setor público: abordagem objetiva e didática. Eu poderia achar que era mais um dentre tantos livros que tratam da contabilidade. Seria o caminho natural, não é mesmo? Mas, para mim, a resposta é não.

Antes de ler um livro, busco a peça-chave, o personagem que parece secundário, mas que de fato é o principal: o seu autor. Quero, assim, saber de sua história, de sua origem, do que o torna especial a ponto de me fazer acreditar que eu irei me deliciar com o seu livro ou que sua leitura me será crucial. Fui mais claro agora?

O fato é que este livro ao qual me refiro, e que você, caro leitor ou cara leitora, terá o prazer de ler, sem o menor semblante de dúvida, é obra de um pequeno grande pernambucano da área pública, meu amigo João Eudes. Pequeno no tamanho, mas grande na capacidade, no talento e na dedicação ao aprimoramento da contabilidade aplicada ao setor público. Aliás, falar em Pernambuco, por si só, já me traz grandes recordações. As lembranças são
sempre as melhores possíveis. Não era à toa que Clarice Lispector, uma das poetisas que mais admiro, embora  ucraniana de nascença, se considerava uma pernambucana.

Mas, ao falar do Leão do Norte, como esquecer Nelson Rodrigues, Gilberto Freyre, Chico Science, Alceu Valença, Luiz Gonzaga, Romero Britto, dentre tantos outros nascidos na terra do frevo e do maracatu? Pois é, querido(a) leitor(a), João Eudes, assim como seu conterrâneo Chacrinha tão bem sabia, entende que “quem não se comunica, se trumbica” e, por isso, quando o tema é contabilidade, se expressa, de forma clara e descomplicada, sobre aquilo que tem toda a propriedade para escrever.

Neste livro, João Eudes não poderia se portar de maneira diferente. Aqui, mais uma vez, trata a contabilidade de modo simples e objetivo, pois reúne a experiência de quem faz e de quem audita, visto que, além de professor, palestrante renomado, é auditor de contas públicas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.

Como ninguém é perfeito, torce de forma fiel e aguerrida pelo Santa Cruz, de todas “as alegrias e tristezas”. Não por coincidência, mas sim por muita competência, é também professor universitário e auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e pertenceu ao grupo assessor da área pública, junto ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que editou as primeiras normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público brasileiro (2010). Esse grupo ao qual pertenci, sem dúvida, modificou a contabilidade pública no Brasil.

Tendo feito as considerações necessárias sobre o autor e sua origem, que tal saber um pouco do livro no qual, em breve, você terá o prazer de se aprofundar? Este é um livro que possui uma parte teórica, tratada com a experiência de quem sabe, porém cujo texto é enriquecido com compilações de questões objetivas de concursos, às quais o autor, humildemente, chama de “provinhas”.

Saliento a importância do Capítulo 4, que versa sobre as demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, em que, com maestria, são apresentadas as inovações introduzidas pelo CFC e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), mostrando como elaborá-las. É bom conviver com João Eudes como profissional, mas melhor ainda é poder desfrutar dos seus ensinamentos ora materializados neste livro. Posso afirmar, com certeza, que será uma referência na contabilidade pública.

Por isso, leia, releia, deguste, use e abuse sem medo de errar!!!

Contador Inaldo da Paixão Santos Araújo
Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia

Material suplementar

 
Este livro conta com os seguintes materiais suplementares:

• Slides para uso nas aulas (para docentes cadastrados).
• Gabaritos e resolução das provinhas propostas ao final de cada capítulo do livro (PDF).
• Exercício completo com dados iniciais, lançamentos patrimoniais, orçamentários e de controle, encerramento do exercício, balancetes e elaboração das demonstrações contábeis da Prefeitura de Taboquinha, utilizadas na explanação no Capítulo 4 (Excel).

O acesso ao material suplementar é gratuito. Basta que o leitor se cadastre e faça seu login em nosso site (www.grupogen.com.br), clicando em GEN-IO, no menu superior do lado direito. O acesso ao material suplementar online fica disponível até seis meses após a edição do livro ser retirada do mercado. Caso haja alguma mudança no sistema ou dificuldade de acesso, entre em contato conosco (gendigital@grupogen.com.br).

Sumário do livro Contabilidade Aplicada ao Setor Público

 
1 A contabilidade aplicada ao setor público brasileiro

2 Patrimônio do setor público

3 Plano de contas aplicado ao setor público (PCASP)

4 Demonstrações contábeis aplicadas ao setor público (DCASP)

Referências

Índice alfabético

Confira uma amostra de páginas:

 
João Eudes Bezerra Filho | Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Sobre o autor

 
João Eudes Bezerra Filho

É doutorando em Ciências Contábeis pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE), mestre em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), com graduação em Ciências Contábeis e pós-graduação lato sensu em Contabilidade e Controladoria Governamental pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Pernambuco (UPE). Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e professor assistente da FUCAPE Business School – Espírito Santo. Consultor e autor de artigos e livros de Contabilidade, Orçamento e Custos no Setor Público.

Veja tudo sobre o livro clicando aqui!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.