16 de março de 2020

Resenha: Contabilidade Avançada

por José Carlos Marion

A contabilidade é avançada, mas o conteúdo é simples! Com a adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS), assuntos complexos e processos novos começaram a fazer parte da rotina dos contadores, que se viram obrigados a rever conceitos e ideias.

Contabilidade Avançada auxilia nessas novas temáticas e aborda, com linguagem simples e didática, os aspectos contábeis avançados, tais como partes relacionadas, combinação de negócios, remuneração de capital próprio, tributos sobre o lucro, operações de arrendamento mercantil, impairment, ajuste a valor presente, demonstração dos fluxos de caixa, políticas contábeis, todos atualizados de acordo com os pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), escolhidos por sua relevância.

Além disso, José Carlos Marion e Ricardo Pereira Rios oferecem estudos de casos e atividades, com exercícios e questões discursivas no material suplementar.

Assista ao vídeo de apresentação:

Saiba tudo sobre o livro aqui!

 

Destaques do livro Contabilidade Avançada

 

  • Contempla a Nova Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro – CPC 00 (R2);
  • Atualizado com o Novo Regulamento do Imposto de Renda – Decreto no 9.580/2018 e IN no 1.700/2017;
  • Estudos de caso resolvidos;
  • Inclui vídeos, testes com gabarito e questões dissertativas (acesso online).

Apresentação da obra

 
Recebi o convite para escrever esta apresentação com alegria e satisfação. Escrevi com entusiasmo por se tratar de uma obra notável e de valor, que oferece grande perspectiva de crescimento e evolução aos leitores. Escrever um livro é um grande desafio, desde escolher a ideia certa entre as que vão surgindo, até concluí-la com o êxito pretendido, aplicando horas de tensão e de atenção nos mínimos detalhes.

E encontramos neste livro todo esse carinho e cuidado, em que os brilhantes professores e autores Ricardo Pereira Rios e José Carlos Marion desenvolveram com competência cada capítulo de forma comentada e explicativa, demonstrando efeitos práticos na aplicação e adoção de políticas contábeis, levando os leitores a fortalecerem seu conhecimento por meio das definições e dos exemplos apresentados, com muita didática e desenvoltura.

Além disso, as atividades aplicadas em cada capítulo e os testes e questões dos materiais suplementares constituem excelente treinamento para melhor entendimento, autoavaliação e capacitação sobre cada tema abordado. Os autores desenvolveram todo o trabalho demonstrando, de forma objetiva, que o produto final da contabilidade são os demonstrativos contábeis, fundamentais na avaliação dos usuários na tomada de decisão, seja qual for o objetivo pretendido, inclusive o fiscal.

Alertam os autores que esse desenvolvimento deve estar calcado nos pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), base de todo o conteúdo apresentado, servindo como guia de recomendações técnicas.

O CPC tem como objetivo “o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais”. E este livro traz um conteúdo interessante e de qualidade, sendo fonte de aprendizado e inspiração, sempre necessários aos estudantes e profissionais, no desenvolvimento permanente para o presente e o futuro.

Ótima leitura!

Gildo Freire de Araújo
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRC/SP

Prefácio à 2ª edição de Contabilidade Avançada

 
Com muita alegria, apresentamos aos leitores de Contabilidade Avançada sua segunda edição. Passados mais de dez anos da implementação das novas normas contábeis, harmonizadas às normas internacionais do IASB (International Accounting Standards Board) – as chamadas IFRS (International Financial Reporting Standards) –, ainda há, por parte de profissionais da contabilidade, docentes e estudantes, dúvidas quanto à aplicação de tais normas, o que reforça o sentido da obra, que apresenta diversos exemplos práticos, casos e exercícios.

Passados apenas dois anos do lançamento da primeira edição de Contabilidade Avançada, diversas normas sofreram alterações, algumas simples, outras, nem tanto. Nesta segunda edição, optamos por retirar do livro impresso dois capítulos constantes da primeira, o de partes relacionadas (atualmente numerado como Capítulo 17) e o de remuneração do capital próprio (atualmente numerado como Capítulo 18). Contudo, o leitor nada perde, pois os capítulos foram atualizados e serão disponibilizados de forma on-line, no site da Editora.

Dois novos capítulos foram introduzidos no livro impresso. O primeiro chama-se Ativo intangível, temática de suma importância em um mundo que caminha para o digital, para a inteligência artificial e para o valor de serviços que usam a tecnologia e agregam valor às organizações e aos negócios. O segundo, Receita de contrato com cliente (temática nova que modificou o reconhecimento de receitas), consolidando em um só pronunciamento técnico
diversos outros, vigente desde 2018, a nova norma traz em seu bojo uma complexidade de aplicação no reconhecimento de receitas.

Outra mudança significativa foi a reestruturação do Capítulo 9 – Operações de arrendamento mercantil, necessária em razão da nova norma de leasing que entrou em vigor em janeiro de 2019 e modificou novamente o tratamento contábil para os contratos de arrendamento mercantil. Para o arrendatário, apenas um modelo de contabilização passa a existir, reconhecendo nos balanços das companhias direito de uso de ativos e passivos desses contratos. Para o arrendador, continuam existindo dois modelos, o financeiro e o operacional.

Mudanças na legislação tributária também estão contempladas nesta segunda edição, como a do Decreto no 9.580/2018, que substituiu o Decreto no 3.000/99, que regulamentava o Imposto de Renda, e da Instrução Normativa no 1.700/2017, que dispõe sobre a determinação e o pagamento do imposto sobre a renda e da  contribuição social sobre o lucro líquido das pessoas jurídicas.

Além das novas temáticas incluídas, das revisões de normas e da legislação tributária, o livro ainda apresenta outra inovação: para cada capítulo do livro, há um vídeo que detalha e explica o texto e apresenta exemplos práticos de aplicação. Esperamos que todos aproveitem ao máximo esta nova edição de Contabilidade Avançada.

Os autores

Recursos didáticos

 
Este livro conta com vídeos em que o autor discorre sobre aspectos centrais dos temas de cada capítulo. O acesso aos vídeos é feito via QR Code. Para reproduzi-los, basta ter um aplicativo leitor de QR Code baixado no smartphone ou tablet e posicionar a câmera sobre o código.

Material suplementar

Este livro conta com os seguintes materiais suplementares:

  • Slides (restrito a docentes).
  • Respostas das atividades (restrito a docentes).
  • Questões (acesso livre).
  • Testes (acesso livre).
  • Gabarito dos testes (acesso livre).
  • Capítulos extras sobre Partes relacionadas e sobre Remuneração do capital próprio (acesso livre).

O acesso aos materiais suplementares é gratuito. Basta que o leitor se cadastre e faça seu login em nosso site (www.grupogen.com.br), clicando em GEN-IO, no menu superior do lado direito.

O acesso ao material suplementar online fica disponível até seis meses após a edição do livro ser retirada do mercado. Caso haja alguma mudança no sistema ou dificuldade de acesso, entre em contato conosco (gendigital@grupogen.com.br).

Leia uma amostra de páginas:

 
Ricardo Rios e José Carlos Marion | Contabilidade Avançada

Sobre os autores

 
Ricardo Rios

Atua na área contábil tributária há 25 anos. Doutorando em Educação e mestre em Ciências Contábeis pela PUC-SP. Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque. Professor universitário, coordenador do curso de Ciências Contábeis e diretor acadêmico do Centro Universitário de São Roque (UNISAOROQUE). Participa e participou como dirigente de diversas entidades da classe contábil.

José Carlos Marion

É mestre, doutor e livre-docente em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). É professor e pesquisador do mestrado em Contabilidade na PUC-SP e visiting professor na Florida Christian University, Orlando, Flórida, EUA. Autor de 29 livros na área contábil, a maioria publicada pelo GEN | Atlas.

Clique aqui para ver mais detalhes do livro!

 
Gostou do livro Contabilidade Avançada? Então inscreva-se na nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • José Carlos Marion
    José Carlos Marion

    É mestre, doutor e livre-docente em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/ USP). É professor e pesquisador do Mestrado em Contabilidade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Dentre os 29 livros publicados na área contábil, é autor de Contabilidade rural, Contabilidade empresarial e Contabilidade básica e coautor de Curso de contabilidade para não contadores, Contabilidade avançada, Introdução à teoria da contabilidade, Contabilidade comercial, Administração de custos na agropecuária, Manual de contabilidade para pequenas e médias empresas, Contabilidade geral para concurso público, Contabilidade da pecuária e Normas e práticas contábeis, publicados pelo GEN | Atlas.