13 de maio de 2019

Resenha: Contabilidade Comercial

por GEN.N&G

Quer dominar a contabilidade comercial e se tornar um expert no tema? Conheça o livro Contabilidade Comercial, dos autores José Carlos Marion e Sérgio de Iudícibus. Ao aliar os aspectos teóricos aos fatores legais e fiscais vigentes no Brasil, a obra traz o equilíbrio entre teoria, fundamentação legal, obrigações fiscais e atualidade nos temas tratados.

Sobre o livro Contabilidade Comercial

 
Este clássico, com mais de 30 anos de tradição, continua contemporâneo ao abordar assuntos que ganharam relevância nos últimos anos, como: a exportação e importação, a contabilização de matriz e filial, o custo de reposição e mercantil e a introdução à linguagem Basic nas operações comerciais e financeiras.

Para professores, José Carlos Marion e Sérgio de Iudícibus prepararam uma orientação que considera a carga horária disponível para a disciplina, a grade curricular e as características regionais das atividades desenvolvidas pelas empresas brasileiras.

Resenha: Contabilidade Comercial

Sobre os autores

 
José Carlos Marion é mestre, doutor e livre- -docente em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). É professor e pesquisador do Mestrado em Contabilidade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- -SP). Dentre os 29 livros publicados na área contábil, é autor de Contabilidade básica, Contabilidade rural, Contabilidade empresarial e Análise das demonstrações contábeis e coautor de Curso de contabilidade para não contadores, Contabilidade avançada, Introdução à teoria da contabilidade, Administração de custos na agropecuária, Manual de contabilidade para pequenas e médias empresas, Contabilidade geral para concurso público, Contabilidade da pecuária e Normas e práticas contábeis, publicados pelo GEN | Atlas.

Sérgio de Iudícibus é professor titular aposentado (Emérito) do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Atualmente, é professor do Mestrado em Ciências Contábeis e Financeiras da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro do Conselho Curador da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI). Foi visiting professor da Universidade de Kansas, nos EUA, quando, em 1986, ministrou, no Mestrado dessa instituição, as disciplinas Contabilidade Gerencial e Seminários de Teoria da Correção Monetária Contábil. Associou seu nome a uma importante etapa da evolução da Contabilidade no Brasil, quando, em 1962, juntamente com outros pioneiros, iniciou a mudança do ensino e da pesquisa em Contabilidade, lançando as bases de uma linha de pensamento mais voltada para as necessidades do usuário da informação contábil. Exerceu, em várias gestões, a Chefia do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP, onde foi Diretor entre 1979 e 1983. Também exerceu a função de Diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil.

Gostou de conhecer  o livro Contabilidade Comercial? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.