12 de abril de 2021

Resenha: Contabilidade Financeira – Interpretação e Aplicação

por GEN.N&G

O livro Contabilidade Financeira expõe, interpreta e aplica as principais normas contábeis internacionais (IFRS – International Financial Reporting Standards) e seus pronunciamentos brasileiros congêneres e adicionais editados pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Com esta proposição, o conteúdo do livro contribui sobremaneira para que o contador, o analista ou investidor possam avaliar a realidade econômica e operacional das empresas para se escolher o tratamento contábil adequado a ser aplicado e a informação ser analisada.

A interpretação e análise demandam “bagagem” conceitual, pois pressupõe o entendimento das razões econômicas para a existência da norma, baseadas na utilidade da informação e proteção de investidores, assim como dos diversos conceitos relacionados, como o de relevância da informação e de representação fidedigna. Assim, os diversos procedimentos contábeis são tratados no livro com discussões sobre os conceitos que embasam as normas contábeis.

A interpretação das informações contábeis é importante não apenas para o preparador. Os usuários das demonstrações financeiras precisam entender melhor o conteúdo de cada conta: o seu significado, o que cada valor divulgado representa, quais foram as escolhas contábeis do gestor e a extensão da incerteza e dos riscos associados às operações das corporações, para que o contador, o analista, e o investidor possa fazer suas próprias projeções de fluxos de caixa e tomar suas decisões econômicas e financeiras.

-> Clique aqui para saber mais sobre  o livro!

Aplicação

 
Livro-texto para todas as disciplinas da carreira de contabilidade financeira (contabilidade societária) e de análise das demonstrações financeiras de cursos de graduação em Ciências Contábeis, Finanças e Administração. Livro-texto ou material de apoio para cursos de pós-graduação lato sensu de Contabilidade, Auditoria, Tributação, Finanças e de Administração. Material complementar para disciplinas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade.

Apresentação de Contabilidade Financeira

 
Procuramos escrever um livro sobre contabilidade financeira que fosse útil ao leitor no sentido de ajudá-lo a interpretar melhor e a aplicar adequadamente as normas contábeis internacionais (International Financial Reporting Standards – IFRS) e seus pronunciamentos brasileiros congêneres e adicionais editados pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Temos várias razões para a escolha desse foco na interpretação e na aplicação. A primeira razão é que a própria norma exige interpretação. Não é um conjunto de regras, mas de princípios que demandam avaliar a realidade econômica e operacional da entidade para se escolher o tratamento contábil adequado a ser aplicado. Assim, o preparador das demonstrações financeiras precisa fazer uma série de escolhas contábeis para retratar de maneira fidedigna a realidade da entidade.

A interpretação das normas exige “bagagem” conceitual. A interpretação adequada pressupõe o entendimento das razões econômicas para a existência da norma, baseadas na proteção de investidores, assim como dos diversos conceitos relacionados, como o de relevância da informação e o de representação fidedigna. A interpretação das normas e da própria realidade da entidade, levando em conta os conceitos, ajuda o preparador a escolher, por exemplo, entre a mensuração a valor justo ou a custo amortizado para uma propriedade para investimento.

Procuramos dar ênfase no texto aos conceitos que embasam as normas contábeis. A interpretação é importante não apenas para o preparador. Os usuários das demonstrações financeiras precisam entender melhor o conteúdo de cada conta: o seu significado, o que o montante divulgado representa, quais foram as escolhas contábeis do gestor e quais os riscos atrelados. Por exemplo, ao visualizar a conta de provisão no passivo, o usuário precisa entender que há incerteza atrelada e que é necessário observar atentamente as notas explicativas com as informações escolhidas pelo gestor para avaliar a extensão da incerteza e dos riscos atrelados. Isso é importante para que ele possa fazer suas próprias projeções e tomar suas decisões.

A interpretação é o lado “nobre” da profissão contábil. Na realidade atual de desenvolvimento tecnológico, a capacidade do contador de interpretar as normas e a realidade econômica e fazer as escolhas contábeis adequadas é a habilidade a ser valorizada, assim como as de extrair informações dos bancos de dados e de desenhar modelos para tomadas de decisão.

Este livro não dispensa a leitura das normas contábeis, procura explicá-las de maneira didática e aplicada. Os autores procuraram utilizar uma linguagem simples, permitindo sua utilização desde os primeiros anos da graduação, mas com conteúdo conceitual para ser utilizado em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Na graduação em Ciências Contábeis e de áreas afins, pode ser utilizado como livro-texto em todas as disciplinas da carreira de contabilidade financeira, uma vez que cada disciplina enfoca uma parte dos assuntos abordados nos 30 capítulos do livro. Assim, o professor pode selecionar os capítulos que irá enfocar na disciplina.

Na pós-graduação lato sensu de Contabilidade, de Auditoria, de Finanças e de Administração, a obra pode ser utilizada como livro-texto ou como material de apoio para auxiliar o aluno na correta interpretação das demonstrações financeiras. Na pós-graduação stricto sensu, pode ser utilizada como material complementar, enfocando os aspectos teóricos e conceituais.

Desejamos uma boa leitura e um bom aproveitamento do seu conteúdo!

Os autores

Resenha: Contabilidade Financeira - Interpretação e Aplicação

Recursos didáticos

 
Esta obra conta com vídeos dos autores, que complementam o conteúdo, facilitando o aprendizado. Os vídeos estão indicados nos exercícios com o ícone abaixo.

Resenha: Contabilidade Financeira - Interpretação e Aplicação

O acesso aos vídeos é gratuito para quem adquirir a obra, mediante o código de acesso que acompanha o livro. Basta que o leitor siga as instruções apresentadas na orelha da obra.

Material Suplementar

 
Este livro conta com os seguintes materiais suplementares:

Respostas das questões dos capítulos (restrito a docentes cadastrados).
Slides (restrito a docentes cadastrados).

O acesso aos materiais suplementares é gratuito. Basta que o leitor se cadastre e faça seu login em nosso site (www.grupogen.com.br), clicando em GEN-IO, no menu superior do lado direito. O acesso ao material suplementar online fica disponível até seis meses após a edição do livro ser retirada do mercado. Caso haja alguma mudança no sistema ou dificuldade de acesso, entre em contato conosco (gendigital@grupogen.com.br).

Sumário do livro

 
Parte I − Princípios e instrumentos

1. Conceitos contábeis e governança corporativa − Sílvio Hiroshi Nakao

2. Pronunciamento conceitual básico – Marcelo Botelho da Costa Moraes

3. Matemática financeira aplicada à mensuração contábil − Marcelo Botelho da Costa Moraes

4. Valor justo e ajuste a valor presente – Marcelo Botelho da Costa Moraes

Parte II − Ativos

5. Ativo imobilizado e propriedade para investimento − Sílvio Hiroshi Nakao

6. Ativo intangível − Sílvio Hiroshi Nakao

7. Ativo biológico e produto agrícola − Sílvio Hiroshi Nakao

8. Redução ao valor recuperável dos ativos – Sílvio Hiroshi Nakao

Parte III − Passivo, receitas e despesas

9. Provisões, passivos contingentes e ativos contingentes − Sílvio Hiroshi Nakao

10. Operações de arrendamento e custo de empréstimos − Sílvio Hiroshi Nakao

11. Receitas de contratos com clientes − Sílvio Hiroshi Nakao

12. Estoques e custos − Sílvio Hiroshi Nakao

Parte IV − Apresentação de demonstrações financeiras

13. Apresentação das demonstrações financeiras e demonstração do valor adicionado – Marcelo Botelho da Costa Moraes

14. Demonstração dos fluxos de caixa – Marcelo Botelho da Costa Moraes

15. Demonstração intermediária e evento subsequente − Marcelo Botelho da Costa Moraes

16. Informações por segmento, ativo não circulante mantido para venda e operações descontinuadas − Marcelo Botelho da Costa Moraes

Parte V − Contabilidade de grupos empresariais

17. Combinações de negócios − Carlos R. Godoy

18. Investimentos em coligadas, controladas e joint ventures − Carlos R. Godoy

19. Demonstrações consolidadas − Carlos R. Godoy

20. Demonstrações separadas e demonstrações individuais − Carlos R. Godoy

Parte VI − Tributação e instrumentos financeiros

21. Tributação brasileira sobre o lucro − Sílvio Hiroshi Nakao

22. Tributos sobre o lucro − Sílvio Hiroshi Nakao

23. Mercados financeiros − Carlos R. Godoy

24. Instrumentos financeiros − Carlos R. Godoy

25. Contabilidade de instrumentos financeiros – reconhecimento e mensuração − Carlos R. Godoy

26. Contabilidade de instrumentos financeiros: apresentação e evidenciação − Carlos R. Godoy

Parte VII − Outras normas contábeis relevantes

27. Efeitos das mudanças das taxas de câmbio e conversão das demonstrações financeiras − Marcelo Botelho da Cosa Moraes

28. Adoção inicial das normas internacionais de contabilidade e políticas contábeis, mudanças de estimativa e retificação de erro − Marcelo Botelho da Cosa Moraes

29. Contabilidade para pequenas e médias empresas − Carlos R. Godoy

30. Pagamento baseado em ações e benefícios a empregados − Marcelo Botelho da Cosa Moraes

Leia uma amostra de páginas

 
Sílvio Hiroshi Nakao, Marcelo Botelho C. Moraes e Carlos R. Godoy | Contabilidade Financeira – Interpretação e Aplicação

Sobre os autores

 
Sílvio Hiroshi Nakao

Professor-Associado do Departamento de Contabilidade da FEA USP Ribeirão Preto (FEA-RP USP). Pós-doutorado (visiting scholar) pela University of Sydney.

Marcelo Botelho C. Moraes

Professor Doutor do Departamento de Contabilidade da FEA USP Ribeirão Preto (FEA-RP USP). Pós-doutorado (visiting scholar) pela Sloan School of Management do MIT.

Carlos R. Godoy

Professor Doutor do Departamento de Contabilidade da FEA USP Ribeirão Preto (FEA-RP USP). Pós-doutorado (visiting scholar) pela McCombs School of Business da University of Texas at Austin.

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.