23 de julho de 2019

Resenha: Contabilidade Geral – Uma abordagem interativa

por GEN.N&G

O livro Contabilidade Geral – Uma Abordagem Interativa, de José Carlos Marion e Marcia Carvalho, apresenta a base para a formação do profissional da área e oferece jogo de Simulação de Escritório Contábil, que simula um negócio empresarial.

O jogo possibilita que o estudante tome iniciativas, reveja todo o conteúdo estudado ao longo do livro e simule o dia a dia da profissão, assim, a compreensão e internalização dos conceitos é absorvida de maneira mais simples, e a aprendizagem acontece com o auxílio de metodologia ativa.

Com conteúdo produzido e estruturado a partir da vivência de Márcia Carvalho, Guilherme Guimarães e Cláudia Cruz como professores, este livro foi organizado em formato semelhante à didática adotada em sala de aula e traz temas da Contabilidade Geral como: registro contábil, variação de patrimônio líquido, apuração de resultado e plano de contas.

Prefácio do livro Contabilidade Geral

 
Iniciamos o século 21 com grandes mudanças na Contabilidade. Na verdade, não é apenas uma evolução no mundo contábil, mas uma revolução, creio, até então, nunca experimentada na história desta ciência. Costumo dizer que são dois grandes “tsunamis” que atingiram, nestas duas décadas, a classe contábil e, consequentemente, o mundo dos negócios:

O primeiro é a nova ordem fiscal, que, a partir de 2003, por meio dos SPED fiscal e contábil, revolucionou principalmente áreas como controle, registros e sistemas de informação.

O segundo é uma nova ordem contábil que no Brasil iniciou-se com a aprovação da Lei 11.638/07 (validando o Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, iniciado em 2005), através da qual o Brasil passa a adotar os padrões internacionais de Contabilidade.

Muitas pesquisas, trabalhos acadêmicos, artigos, livros etc. foram desenvolvidos sobre estes temas ajudando a consolidar estas duas novas ordens. Por outro lado, praticamente, até então, nada se desenvolveu em termos de metodologia de ensino para levar estes novos conhecimentos aos estudantes de contabilidade e, também, aos atuais profissionais que precisam se reciclar.

Aliás, pesquisas sobre métodos de ensino representam um percentual menor que cinco por cento das dissertações e teses nos mestrados e doutorados em Contabilidade no Brasil. Em outras palavras, avançamos muito nas normas e práticas contábeis, elevando-as a um padrão internacional, porém, o ensino superior da Contabilidade está muito aquém destes evoluídos cenários profissionais.

É com grande alegria que estamos apresentando este extraordinário e oportuno material sobre o ensino introdutório da Contabilidade, que vem preencher com grandes méritos esta lacuna entre profissão e ensino.

Os autores, liderados pela Professora Marcia Carvalho, desenvolveram de forma atual o livro Contabilidade geral: uma abordagem interativa, num moderno processo ensino/aprendizagem, com foco na metodologia ativa em que os discentes tomam iniciativas e simulam a vida de um negócio empresarial.

Ressalte-se que a metodologia inovadora deste livro já vem sendo aplicada em sala de aula com grande sucesso nos últimos anos. Portanto, não é um processo de ensino/aprendizagem a ser testado, mas já comprovado em diversas turmas.

Resenha: Contabilidade Geral - Uma abordagem interativa

O método utilizado parte de uma forma moderna de explicar os conceitos contábeis, para, a seguir, iniciar a criação de uma empresa fictícia, aplicando estes conceitos num ambiente vivencial. Com as simulações, o discente é estimulado a criar e a pensar Contabilidade, tomando iniciativas, resolvendo problemas, assumindo uma postura ativa, com coordenação do professor.

Este método inovador utilizado no livro constitui uma proposta de aprender não apenas com memorização, mas com compreensão, significação e internalização dos conceitos. Ao aplicar os conhecimentos na prática, é possível dar sentido objetivo ao que era abstrato e se tornar apto a compreender conteúdos de maior complexidade.

O ensino contábil, e consequentemente a classe contábil, tem ganhos incomensuráveis com este livro que, certamente, é um grande avanço em termos metodológicos, acompanhando a demanda da revolução contábil em termos profissionais.

Apresentação da obra

 
Da ideia até a obra finalizada foi um longo percurso. O desejo de desenvolver algo que fosse organizado no formato em que o ensino se realiza em sala de aula e que possibilitasse o aprendizado de conteúdos essenciais, na construção da base conceitual necessária aos primeiros períodos do curso de Ciências Contábeis e áreas correlatas, nasceu nos primeiros anos em que iniciei a docência na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mas somente em 2012 eu rascunhei o que se tornaria em 2015 a proposta desta obra. Em 2013, resolvi, com base nesse rascunho, realizar um trabalho diferente com as turmas da disciplina de Contabilidade I, na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFRJ).

A proposta contemplava, além do ensino dos conteúdos, a criação de uma empresa comercial fictícia, a qual foi denominada “Ma Cherie”. O propósito era criar um ambiente de aprendizagem vivencial, por meio da simulação do dia a dia da rotina contábil da “Ma Cherie”. A ideia era estimular o discente a criar, pensar, refletir sobre os conhecimentos adquiridos e a aplicação prática, ou seja, colocar o docente na função de orientação para que o discente pudesse adquirir sua autonomia no processo de desenvolvimento do seu aprendizado.

Somente ao final de 2015, a simulação e a organização dos conteúdos para elaboração do livro ficaram bem estruturados e prontos para serem transformados em livro e jogo. Por acreditar que o projeto com mais de um componente possibilita a análise crítica e permite a construção de algo mais elaborado e com qualidade, convidei a Profª Cláudia e o Prof.

Para atender a nossa proposta, o livro inicia contextualizando o que é contabilidade, como surgiu, qual a finalidade, entre outros itens inerentes à compreensão da área que se pretende estudar. Na sequência, aborda a compreensão de como surgem as entidades e como são organizadas, bem como as noções dos tipos de entidades e as necessidades em relação à contabilidade.

Nos demais capítulos, damos início ao desenvolvimento da lógica patrimonial, a qual permeia os capítulos seguintes constantes desta obra. Houve, também, a preocupação ao organizar os conteúdos que são essenciais aos primeiros períodos, separando no “Apêndice” os conteúdos que costumam ser ensinados no segundo período dos cursos de graduação.

Assim, é possível ensinar sobre as contas de resultado para os alunos do primeiro período, sem abordar, nesse primeiro momento, tributos, devoluções, perdas estimadas, entre outros conteúdos importantes, mas que necessitam do domínio da lógica patrimonial, dos regimes contábeis e do ciclo operacional para que sejam ensinados. Porém, fica a critério de cada instituição ou docente abordar de forma completa.

Ressaltamos que o Capítulo 8 apresenta todos os métodos de depreciação, com exemplos e exercícios para um completo aprendizado e prepara o discente para os conteúdos mais avançados a serem aprendidos em períodos intermediários e finais do curso.

Finalizando, o Capítulo 10 traz, de forma muito didática, o conjunto de demonstrações, com o objetivo de mostrar ao discente o que será estudado na sequência da sua formação (algumas instituições de ensino denominam Contabilidade Intermediária), e também a importância do aprendizado dos conteúdos constantes dos Capítulos 1 ao 9, para que tenha êxito no aprendizado e na elaboração das demais demonstrações (Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido etc.).

Outro diferencial é o jogo que acompanha esta obra, pois, além de rever todo o conteúdo estudado, possibilita a compreensão da importância de cada um deles para que a informação gerada esteja de acordo com as normas vigentes e atendendo às necessidades dos usuários.

A possibilidade de contribuir com o ensino é algo que alimenta nossos espíritos de aprendizes. E foi com esse espírito que construímos esta singela obra, nossa pequena colaboração, em troca do tanto que recebemos de ilustres Mestres que contribuíram em nossa formação, em especial o Prof. Dr. José Carlos Marion.

Clique aqui para conferir o livro na versão e-book!

Resenha: Contabilidade Geral - Uma abordagem interativa

Gostou de conhecer mais sobre o livro Contabilidade Geral? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.