30 de setembro de 2019

Resenha: Contabilidade para Executivos

por José Carlos Marion

De José Carlos Marion, Adalberto Cardoso e Ricardo Pereira Rios, o livro Contabilidade para Executivos aborda os conceitos básicos relativos à contabilidade empresarial para auxiliar executivos e gestores em tomadas de decisão.

Com planilha editável de fluxo de caixa para download e videoaulas online, para facilitar estudos e planejamentos, o livro está dividido em três partes, que abordam:

  • Conceitos de Contabilidade e patrimônio;
  • Principais relatórios contábeis para as tomadas de decisão; e
  • Resoluções com base nas demonstrações financeiras.

Resenha: Contabilidade para Executivos

Introdução do livro Contabilidade para Executivos

 
Desde sempre, a moeda-dinheiro foi e continua sendo a grande motivadora e impulsionadora da vida do homem. Saber gerenciá-la, para que possamos aproveitar mais, com mais eficiência e tranquilidade suas regalias, consequência desse gerenciamento, sem que nos tornemos escravos dessas moedas, tem sido a grande busca do ser humano nesses tempos modernos.

Essa busca incessante do homem pela realização de sonhos, pelas facilidades tecnológicas e pelas decisões tomadas com firmeza e segurança tem encontrado na Contabilidade uma aliada constante e fiel.

A Contabilidade, hoje vista como ciência e harmonizada com as normas internacionais, fundamenta a sua existência na possibilidade de serem registrados todos os dados monetariamente mensuráveis da empresa que serão organizados e transformados em relatórios e, por sua vez, como documentos legais garantirão o funcionamento contábil da empresa. A função básica e primordial desses relatórios/documentos é fornecer e gerar, por meio de informações corretas, claras e fidedignas, uma visão geral de toda a vida econômico-financeira da empresa para que seus administradores possam, com total segurança e fundamentação, tomar quaisquer decisões que garantam o bom andamento e o devido desenvolvimento de sua empresa e de seu negócio.

É com as demonstrações financeiras e os bancos de dados advindos de estudos contábeis que as empresas conseguirão assegurar o sucesso administrativo.Vivemos um momento em que aplicar os recursos escassos disponíveis com a máxima eficácia tornou-se, dadas as dificuldades econômicas (concorrência, globalização, competência etc.), uma tarefa nada fácil.

Somente a experiência e o feeling do administrador não são mais fatores decisivos no quadro atual; exige-se, para efetuar uma deliberação eficaz, uma gama de informações reais e verdadeiras que fundamentem tais decisões, fornecidas, apenas, por meio dos relatórios elaborados pela Contabilidade. Tem-se, a cada dia que passa, percebido que, em um mundo empresarial, as decisões administrativas são deliberações obrigatórias, que estão constantemente envolvidas na vida de qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande.

Essas decisões podem ser desde a compra ou aluguel de um maquinário ou estabelecimento, ou a determinação de preços de produtos, serviços e de salários, até a contração ou não de dívidas tanto a longo como a curto prazos dentre tantas outras decisões já tão conhecidas e praticadas por uma empresa. Pretende-se, com este livro, proporcionar aos leitores conhecimentos básicos relativos à Contabilidade Empresarial, com intuito de auxiliar na organização administrativa, que, com certeza, facilitará e assegurará as possíveis tomadas de decisões.

Este trabalho está dividido em três partes:

1. Na primeira, conceituamos Contabilidade e patrimônio.

2. Na segunda, relacionamos os principais Relatórios Contábeis para as tomadas de decisões, explicando-os detalhadamente, proporcionando meios para leitura e interpretação.

3. Na terceira, sugerimos alguns tipos de resoluções com base nas Demonstrações Financeiras. Não poderíamos, e seria impossível, esgotar todas as soluções que podem ser dadas com base nas Demonstrações Financeiras. Queremos, sim, apresentar ao leitor alguns pontos relevantes para as tomadas de decisões e a importância dos Relatórios Contábeis.

Ressaltamos que este livro tem cunho introdutório. A Contabilidade, como instrumento de decisão, é muito mais do que aquilo que apresentamos. Na verdade, seria impossível, em um único compêndio, abarcar a ampla contribuição que a Contabilidade propicia aos responsáveis pelas decisões.

Nossa ênfase maior são os usuários internos da empresa (administrador, gerente, empresário e outros que gerenciam seus negócios). Abordamos, basicamente, a Contabilidade Financeira, não tratando da Contabilidade de Custos e da Contabilidade Gerencial.Procuramos dar, antes, uma visão didática da utilidade da Contabilidade do que uma ênfase técnico-profissional.

No que tange aos exercícios, optamos por apresentar questões e estudos de casos, utilizando, em algumas circunstâncias, palavras sinônimas daquelas evidenciadas no texto. Os exercícios têm o propósito de contribuir para despertar o interesse pelo aprimoramento dos conhecimentos extraídos dos capítulos estudados.

Se o leitor sentir um maior grau de dificuldade na resolução dos exercícios, poderá pesquisar outros livros, cuja sugestão encontra-se nas Referências Bibliográficas ao final da obra. Entendemos que o professor que lida constantemente com seu público-alvo deveria, conforme a necessidade, agregar uma parte teórica, de acordo com sua experiência, ou introduzir outros exercícios que melhor se ajustem aos anseios dos alunos, considerando a condição do grupo, as peculiaridades regionais, os objetivos do curso etc.Como sempre, estamos abertos a sugestões e contribuições.

Muito obrigado.

Os autores

Assista ao vídeo de apresentação de Contabilidade para Executivos

 

Recursos didáticos

 
Para facilitar o aprendizado, este livro conta com os seguintes recursos didáticos:

  • Planilha do fluxo de caixa
  • Videoaulas (on-line)

Sempre que um capítulo possuir uma ou mais videoaulas correspondentes, ela estará indicada com um ícone. O acesso aos recursos é gratuito. Basta que o leitor siga as instruções apresentadas na orelha da obra.

Gostou de saber mais sobre a obra Contabilidade para Executivos? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber dicas no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • José Carlos Marion
    José Carlos Marion

    É mestre, doutor e livre-docente em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/ USP). É professor e pesquisador do Mestrado em Contabilidade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Dentre os 29 livros publicados na área contábil, é autor de Contabilidade rural, Contabilidade empresarial e Contabilidade básica e coautor de Curso de contabilidade para não contadores, Contabilidade avançada, Introdução à teoria da contabilidade, Contabilidade comercial, Administração de custos na agropecuária, Manual de contabilidade para pequenas e médias empresas, Contabilidade geral para concurso público, Contabilidade da pecuária e Normas e práticas contábeis, publicados pelo GEN | Atlas.