21 de fevereiro de 2020

Resenha: Contabilidade Rural – José Carlos Marion

por José Carlos Marion

Um manual de consulta sobre Contabilidade Rural. Em uma abordagem atual, prática e objetiva, José Carlos Marion traz conceitos básicos da atividade rural, fluxo contábil na atividade agrícola, ativos biológicos, fluxo de caixa no setor rural e muito mais.

Para deixar o conteúdo mais completo, o autor ainda aborda depreciação na agropecuária, planificação contábil e operacionalização do plano de contas e imposto de renda (pessoa jurídica) e oferece um plano de contas completo para uma empresa agropecuária.

Contabilidade Rural – Agrícola, Pecuária e Imposto de Renda está atualizado com o Estatuto da Terra, com a Resolução NBC TG 29 (R2) e com as alterações dos Pronunciamentos Técnicos CPC 29, CPC 27, CPC 16, CPC 08 e CPC 01.

Saiba tudo sobre o livro aqui!

 

Prefácio à 15ª edição

 
Resenha: Contabilidade Rural - José Carlos Marion

Esta obra passou por diversas atualizações. Na 11ª edição, atualizamos o conteúdo conforme a Lei no 11.941/09. Na 10ª edição, focamos a Lei no 11.638/07, que veio modernizar a Contabilidade no Brasil, dando-lhe uma perspectiva internacional. Na 8ª edição, enfatizamos o novo Código Civil (Lei no 10.406 de 10-1-2002), que alterou substancialmente a parte legal das atividades rurais. Na 7ª edição, introduzimos a Demonstração dos Fluxos de Caixa, relatório este que passaria a ser obrigatório a partir de 2008 conforme a Lei no 11.638/07.

Na 13ª edição, incluímos a principal novidade de todas as alterações na Contabilidade Rural: o CPC 29, que corresponde ao IAS 41, sobre ativos biológicos e produto agrícola. Com isso, o livro sofreu alterações relevantes. Por exemplo, excluímos o Capítulo 3 (Novos Projetos) e introduzimos um novo Capítulo 3 sobre ativos biológicos.

A parte introdutória dos ativos biológicos já constava no Capítulo 1 do livro. Esta 15ª edição foi atualizada de acordo com o Estatuto da Terra, com a revisão do CPC 08 (de 6-11-2016), com a Resolução 2015/NBCT 29 (R2), com alterações do CPC 29 (ativos biológicos), CPC 27, CPC 16 e CPC 01.

Nos Capítulos 1 a 3, contamos com a ajuda preciosa do mestre em Contabilidade pela PUC-SP Douglas Ribeiro (doutorando da FEA-USP), que é pesquisador em Ativos Biológicos. Nos Capítulos 6 a 10, específicos à pecuária, mantivemos forte ênfase à teoria da Contabilidade, ora privilegiando a Contabilidade Gerencial, ora introduzindo aspectos dos ativos biológicos (CPC 29).

O Capítulo 11 (Imposto de Renda na Agropecuária), por ser um tema que passa por constantes alterações pela legislação tributária, também foi atualizado nesta edição pela equipe da Segato Consultores, de Jundiaí. Colocamo-nos sempre à disposição para receber contribuições nesta especialização contábil tão relevante para a nossa profissão.

O Autor

Material suplementar

 
Este livro conta com os seguintes materiais suplementares:

  • Plano de contas completo para uma empresa agropecuária (acesso livre);
  • Manual do Mestre (restrito a docentes).

O acesso aos materiais suplementares é gratuito. Basta que o leitor se cadastre em nosso site (www.grupogen.com.br), faça seu login e clique em GEN-IO, no menu superior do lado direito. É rápido e fácil. Caso haja dificuldade de acesso, entre em contato conosco (gendigital@grupogen.com.br).

Veja uma amostra de páginas do livro Contabilidade Rural:

 
José Carlos Marion | Contabilidade Rural

Sobre o autor

 
José Carlos Marion

É mestre, doutor e livre-docente em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). É professor e pesquisador do Mestrado em Contabilidade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Dentre os 29 livros publicados na área contábil, é autor de Contabilidade básica, Contabilidade empresarial e Análise das demonstrações contábeis, e coautor de Contabilidade comercial, Curso de contabilidade para não contadores, Contabilidade avançada, Contabilidade para executivos, Introdução à teoria da contabilidade, Administração de custos na agropecuária, Manual de contabilidade para pequenas e médias empresas, Contabilidade geral para concurso público, Contabilidade da pecuária e Normas e práticas contábeis, publicados pelo GEN | Atlas.

Quer saber mais? Assine nossa Newsletter e receba mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM:

 

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • José Carlos Marion
    José Carlos Marion

    É mestre, doutor e livre-docente em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/ USP). É professor e pesquisador do Mestrado em Contabilidade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Dentre os 29 livros publicados na área contábil, é autor de Contabilidade rural, Contabilidade empresarial e Contabilidade básica e coautor de Curso de contabilidade para não contadores, Contabilidade avançada, Introdução à teoria da contabilidade, Contabilidade comercial, Administração de custos na agropecuária, Manual de contabilidade para pequenas e médias empresas, Contabilidade geral para concurso público, Contabilidade da pecuária e Normas e práticas contábeis, publicados pelo GEN | Atlas.