1 de agosto de 2019

Resenha: Curso de Administração Financeira

por Alexandre Assaf Neto

O livro Curso de Administração Financeira, de Alexandre Assaf Neto e Fabiano Guasti Lima, apresenta conteúdo atualizado que permite fundamentar uma boa tomada de decisão financeira. O texto explica os fundamentos de Finanças Corporativas inseridas no ambiente econômico, cobrindo as decisões financeiras da empresa moderna.

Além disso, aborda decisões financeiras, sustentabilidade e responsabilidade social, objetivos da empresa, mercados financeiros, formação dos juros, avaliação de ações e títulos de renda fixa, como as empresas decidem seus investimentos, estratégias e direcionadores de valor, análise do endividamento das empresas, riscos de mercado, uso de derivativos na gestão de risco, avaliação de empresas e medidas de valor, entre outros temas atuais e fundamentais das Finanças Corporativas.

Os instrumentos financeiros são amplamente ilustrados por meio de exercícios e casos práticos, bem como descrições de situações reais. Uma preocupação dos autores ao elaborar esta obra foi simplificar as explicações, procurando sempre a forma mais fácil, desmistificada e prática de apresentar o assunto, priorizando a qualidade e profundidade necessárias à matéria. A tônica adotada foi traduzir em linguagem totalmente prática e de fácil compreensão os conteúdos técnicos vivenciados no cotidiano do administrador financeiro de uma empresa, que poderá ser reiterado nos boxes incorporados ao longo dos capítulos.

Para quem o livro Curso de Administração Financeira é indicado?

 
Livro-texto para as disciplinas Introdução à Administração Financeira, Administração Financeira, Estrutura e Orçamento Empresarial, Mercado Financeiro e Mercado de Capitais dos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) em Economia, Administração e Ciências Contábeis. Leitura complementar para as disciplinas Mercado Financeiro e Derivativos, Contabilidade Avançada e Matemática Financeira.

Obra recomendada para reciclagem a todos que estudaram o assunto e necessitam de revisão e atualização de seus principais conceitos e técnicas, bem como para profissionais de diferentes áreas que desejam iniciar seus estudos em Finanças Corporativas.

Detalhes do livro Curso de Administração Financeira

 
Resenha: Curso de Administração Financeira

Uma demanda marcante nos livros de finanças é o desenvolvimento de uma obra de Fundamentos de Finanças que mantenha, ao mesmo tempo, características de conteúdo atualizado e moderno, clareza na apresentação e aplicação prática dos conceitos financeiros, e foco ajustado à economia globalizada atual e principalmente à realidade brasileira.

Estes foram os desafios que fixamos na preparação desta obra.

Tivemos por objetivo apresentar um conteúdo bastante atual que permitisse fundamentar uma boa tomada de decisão financeira. O texto explica os fundamentos de Finanças Corporativas inseridas no ambiente econômico atual, cobrindo todas as decisões financeiras da empresa moderna. O livro aborda as decisões financeiras, sustentabilidade e responsabilidade social, objetivos da empresa, mercados financeiros, formação dos juros, avaliação de ações e títulos de renda fixa, como as empresas decidem seus investimentos, estratégias e direcionadores de valor, análise do endividamento das empresas, riscos de mercado, uso de derivativos na gestão de risco, avaliação de empresas e medidas de valor, entre outros temas atuais e fundamentais das Finanças Corporativas.

Os instrumentos financeiros são fartamente ilustrados através de exercícios e casos práticos e de descrições de situações reais. Uma preocupação presente foi a de simplificar as explicações, procurando sempre a forma mais fácil, desmistificada e prática de apresentar o assunto, priorizando a qualidade e a profundidade necessárias à matéria.

A tônica adotada foi traduzir em linguagem totalmente prática e de fácil compreensão todos os conteúdos técnicos vivenciados no cotidiano do administrador financeiro de uma empresa, o que poderá ser reiterado nos boxes incorporados ao longo dos capítulos. O livro aborda ainda as atualizações em vigor da nova Lei Contábil e as modificações tributárias e metodológicas nos produtos financeiros trazidos pela atual legislação.

A teoria financeira apresentada é essencial para uma postura mais racional do administrador financeiro diante dos desafios diários, e principalmente pelas mudanças verificadas no ambiente econômico. É fundamental que o administrador perceba e entenda essas mudanças, e seja competente e inovador em direcionar sua gestão para a criação de riqueza. A teoria apresentada é fundamental para compreender e resolver os desafios das finanças empresariais.

Um livro de Fundamentos de finanças não significa necessariamente que seja um livro básico, simplificado e de conteúdo resumido. O que se
propõe é que seja uma obra completa, de qualidade competitiva com as melhores obras disponíveis no mercado, porém introduzida de forma mais acessível, que permita motivar o aprendizado.

O livro é direcionado a todos os estudantes e profissionais, de diferentes áreas, que desejam iniciar seus estudos em Finanças Corporativas. Permite ainda uma excelente reciclagem a todos os que estudaram a matéria e necessitam de uma revisão e atualização de seus principais conceitos e técnicas. O enfoque são as decisões que elevam o valor da empresa.

Estrutura do livro

 
O livro Curso de Administração Financeira encontra- se dividido em dez grandes partes, totalizando 30 capítulos. Cada parte engloba assuntos relacionados, que completam o entendimento.

A Parte I – Fundamentos de Finanças – trata das questões básicas das finanças no ambiente da empresa, e no contexto dos mercados financeiros, cada vez mais complexos e influentes. Questões como: O que são finanças? Qual o objetivo da empresa? Como são tomadas as decisões financeiras? Como funcionam os mercados financeiros? Como são formados os juros no Brasil?, entre outras, são respondidas nos dois capítulos que compõem essa parte.

A Parte II – Cálculo Financeiro e Avaliação – formada por cinco capítulos, trata dos produtos financeiros de renda variável e de renda fixa e dos instrumentos de avaliação. É fornecida uma base conceitual para o desenvolvimento de cálculos financeiros aplicados.

A Parte III – Demonstrações Financeiras, Desempenho Operacional e Valor – destina-se a cobrir dois grandes capôs de estudo: como são estruturadas as demonstrações contábeis no Brasil e como deve ser desenvolvido o processo de análise, envolvendo rentabilidade, fluxos financeiros, endividamento e equilíbrio financeiro.

A Parte IV – Análise de Investimentos em Condições de Certeza – trata das decisões financeiras de investimentos de uma empresa dentro de uma dimensão de longo prazo. Atenção especial é dispensada aos estudos desses assuntos dentro da realidade brasileira, de forma bastante prática.

A Parte V – Finanças e Risco – apresenta os conceitos fundamentais de risco e sua interferência sobre os retornos dos investimentos. O pressuposto básico desse estudo é de que todo investidor é avesso ao risco; em princípio, ele prefere maximizar o retorno e eliminar o risco.

A Parte VI – Custo e Estrutura de Capital no Brasil – trata do estudo do custo e estrutura de capital. O custo de capital de uma empresa reflete, em essência, a remuneração mínima exigida pelos investidores (credores e acionistas). É utilizado como taxa mínima de atratividade das decisões financeiras e indica a criação de riqueza econômica quando o retorno exceder o custo de capital. O estudo da estrutura de capital desenvolve as teorias e as aplicações da forma de financiamento das empresas, definindo a estrutura mais eficiente, que promova a maximização da riqueza dos acionistas.

A Parte VII – Decisões de Financiamento e Dividendos – aborda as fontes de financiamento de longo prazo geralmente demandadas pelas empresas e as decisões e políticas de dividendos. É dado destaque nesses estudos às características econômicas e legais das empresas brasileiras.

A Parte VIII – Finanças a Curto Prazo – trata das finanças correntes (giro), do equilíbrio financeiro das empresas. São estudados o capital de giro e a administração de valores circulantes, como caixa, valores a receber e estoques.

A Parte IX – Avaliação de Empresas no Brasil – dedica-se aos conceitos fundamentais e metodologia de avaliação econômica de empresas. Diversas aplicações práticas de cálculo do valor da empresa são desenvolvidas nos capítulos.

A Parte X – Tópicos Especiais em Finanças – introduz os principais instrumentos financeiros de proteção de riscos das empresas, ilustrando diversas estratégias com derivativos como swaps, hedges, opções e contratos futuros.

A 4ª edição deu sequência aos esforços de revisão e melhorias do conteúdo do livro. Foram revistas as diversas formulações utilizadas, assim como os cálculos apresentados; atualizados os inúmeros dados e informações financeiras inseridos nas diferentes ilustrações práticas nos capítulos; adotou-se também a nova nomenclatura dos títulos públicos de emissão do Tesouro Nacional, entre outras melhorias.

Importante – Apesar de todos os nossos esforços e dedicação na revisão e atualização deste livro, eventuais erros de digitação e impressão podem ainda persistir, assim como diferentes interpretações nos diversos conceitos desenvolvidos. Agradecemos aos leitores toda comunicação de eventuais falhas encontradas e apresentamos, desde já, nossas desculpas.

Material Suplementar

Este livro conta com os seguintes materiais suplementares:

  • Slides (disponível apenas para docentes);
  • Manual do Mestre (disponível apenas para docentes).

O acesso aos materiais suplementares é gratuito. Basta que o leitor se cadastre em nosso site (www.grupogen.com.br), faça seu login e clique em GEN-IO, no menu superior do lado direito.

Sobre os autores

 
Alexandre Assaf Neto é economista e pós-graduado (mestrado e doutorado) em Métodos Quantitativos e Finanças no exterior e no país. Possui o título de livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, atua como professor e coordenador de cursos de desenvolvimento profissional, treinamentos in company e cursos de pós-graduação lato sensu – MBA. Autor e coautor de vários livros e mais de 70 trabalhos técnicos e científicos publicados em congressos e em revistas científicas com arbitragem no país e no exterior. Consultor de empresas nas áreas de Corporate Finance e Valuation e parecerista em assuntos financeiros.

Fabiano Guasti Lima é livre-docente em Métodos Quantitativos e Finanças pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-Unicamp). Mestre em Ciências e Doutor em Administração pela USP. Graduado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professor-associado do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP. Autor de Análise de riscos e coautor de outras cinco obras, possui diversos trabalhos publicados em congressos no país e no exterior e em revistas com arbitragem. Consultor de empresas nas áreas de Finanças Corporativas e Gestão de Risco.

Veja mais livros de Assaf Neto clicando na imagem abaixo!

 
Mais conteúdo nos livros de Assaf Neto
Gostou da obra? Então assine nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , ,
  • Alexandre Assaf Neto
    Alexandre Assaf Neto

    Economista e pós-graduado (mestrado e doutorado) em Métodos Quantitativos e Finanças no exterior e no país. Possui o título de livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP e atua como professor e coordenador de cursos de desenvolvimento profissional, treinamentos in company e cursos de pós-graduação lato sensu – MBA. Autor e coautor de vários livros e mais de 70 trabalhos técnicos e científicos publicados em congressos e em revistas científicas com arbitragem no país e no exterior. Consultor de empresas nas áreas de Corporate Finance e Valuation e parecerista em assuntos financeiros.