30 de abril de 2021

Resenha: Empreendedorismo – Dando Asas ao Espírito Empreendedor

por Idalberto Chiavenato

O livro Empreendedorismo – Dando Asas ao Espírito Empreendedor foi projetado e elaborado para ser um guia rápido e de fácil compreensão para avaliar e discutir as condições favoráveis para um negócio, independentemente das suas características ou do seu tamanho.

Para tanto, nossa principal preocupação foi utilizar uma linguagem clara, simples e pouco técnica, disposta em pequenos capítulos, cada qual voltado para um assunto específico. A obra procura apresentar os principais itens necessários ao pequeno e médio empreendedor, tais como:

  • Quais as decisões iniciais e básicas para começar seu próprio negócio ou desenvolver mais intensamente as suas atividades atuais.
  • Como planejar, organizar, conseguir financiamentos, obter pessoal e, finalmente, lançar um novo empreendimento ou alavancar o empreendimento atual.
  • Como assegurar a viabilidade, a competitividade e a sustentabilidade do negócio em um mundo em contínua mudança e transformação.
  • Como sustentar tanto a lucratividade a curto prazo como o crescimento a longo prazo.

Esta 5ª edição da obra Empreendedorismo traz acesso à Sala de Aula Virtual Chiavenato Digital, uma ferramenta que reúne diversos objetos educacionais, como vídeos do autor, textos para reflexão, estudos de caso, além de modelos para download.

Veja mais:

Aplicações do livro Empreendedorismo

Leitura fundamental para empreendedores, gestores, consultores e profissionais de quaisquer áreas de formação que se interessam pelo tema Empreendedorismo e, em particular, aos estudantes de graduação na área de Gestão e Negócios.

Prefácio de Empreendedorismo – Dando Asas ao Espírito Empreendedor

 
Bem-vindo ao mundo dos empreendedores. Aqueles que aprendem a transformar sonhos em realidade, oportunidades em ações decisivas, metas e objetivos em resultados concretos e boas ideias em ofertas de produtos e serviços inovadores que agregam valor às pessoas e à sociedade. Todavia, a pergunta que paira no ar é: são os empreendedores pessoas diferentes dos simples mortais?

Absolutamente, não. São, sim, pessoas de carne e osso como qualquer outro ser humano, mas com uma mentalidade especial, arrojada, inquieta, desejosa de autonomia e independência e de fazer acontecer as coisas. São lutadores que se engajam na conquista de um lugar no mundo dos negócios, um mundo repleto de desafios que não metem medo a nenhum deles. São pessoas que enfrentam a realidade com férrea determinação e coragem, elevada resiliência e que não esmorecem. Mesmo quando passam por algum eventual revés, sabem que é uma questão de aprendizado e que o sucesso vai chegar logo adiante devido à sua visão proativa e determinada.

Para ser bem-sucedido, o empreendedor não deve apenas saber criar o seu próprio empreendimento. Não basta criar ou inovar apenas no começo e uma vez somente. Deve também saber gerir o seu empreendimento para mantê-lo e sustentá-lo em um ciclo de vida prolongado e obter retornos significativos de seus investimentos. Isso significa administrar. Em outras palavras, planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades ligadas direta ou indiretamente com o negócio.

O espírito empreendedor começa com visão de futuro. E envolve emoção, paixão, impulso, inovação, risco e muita intuição. Mas deve também reservar um amplo espaço para a racionalidade. O exato balanceamento entre aspectos racionais e emocionais do negócio é indispensável. Saber fixar metas e objetivos globais e localizar os meios adequados para “chegar lá” da melhor maneira possível. Isso significa estratégia. Contudo, os meios adequados para isso são muito diversos.

O empreendedor precisa saber definir o seu negócio, conhecer profundamente o produto ou serviço a oferecer, perceber e encantar o cliente, o mercado e suas necessidades, definir a missão e a visão do futuro, formular objetivos e estabelecer estratégias para alcançá-los, criar e consolidar sua equipe, lidar com assuntos de produção, marketing e finanças, inovar e competir em um contexto repleto de mudanças, ameaças e de oportunidades. Puxa! Um leque amplo e extenso. E uma corrida sem fim, mas extremamente gratificante quando se alcança sucesso no empreendimento. Uma enorme realização pessoal.

Este livro foi projetado e elaborado para ser um breviário informativo e compreensivo para avaliar e discutir todas as condições favoráveis para um proveitoso negócio, quaisquer que sejam suas características ou tamanho. Para tanto, nossa principal preocupação foi utilizar uma linguagem clara, simples e pouco técnica, disposta em pequenos capítulos, cada qual voltado para um assunto específico. Procuramos apresentar os principais itens necessários
ao pequeno e médio empreendedor, tais como:

  • Quais as decisões iniciais e básicas para começar seu próprio negócio ou desenvolver mais intensamente as suas atividades atuais.
  • Como planejar, organizar, conseguir financiamentos, obter pessoal e, finalmente, lançar um novo empreendimento ou alavancar o empreendimento atual.
  • Como assegurar a viabilidade, competitividade e sustentabilidade do negócio em um mundo em contínua mudança e transformação.
  • Como sustentar tanto a lucratividade a curto prazo como o crescimento a longo prazo.

Se a decisão for abrir seu próprio negócio, instalar a sua própria empresa, empreender uma firma, ganhar autonomia e independência financeira ou ampliar e expandir seus negócios atuais, nós lhe desejamos muito boa sorte. Mas a sorte – embora oportuna e necessária – não é sufi ciente para você se sair bem nessa longa empreitada. É preciso ter conhecimento seguro e confiável para ser bem-sucedido. A sua principal arma e vantagem competitiva preliminar é saber exatamente o que fazer, quando, quanto, como e onde. O conhecimento, nesse caso, é o seu principal recurso inicial e a garantia do seu sucesso pela frente.

Boa parte das empresas jovens não deu certo por causa da desinformação e do pouco conhecimento de gestão. A mortalidade prematura de nossas pequenas empresas é elevadíssima. Muita gente de talento e competência técnica soçobrou pela insuficiência de conhecimento e informações sobre o negócio no qual tinha se dedicado com tanto afinco e perseverança. Essa é a razão deste livro: evitar que isso aconteça e oferecer os meios adequados para o seu sucesso. O fato é que não basta iniciar um novo negócio: é preciso também saber administrá-lo.

Fazemos votos de que este livro seja proveitoso e lhe forneça o conhecimento básico e fundamental para o sucesso de seu negócio e para a criação de uma vantagem competitiva sustentável e duradoura. E novamente, muito boa sorte.

Idalberto Chiavenato

Sumário do livro

 
Parte I – Tomando As Primeiras Decisões

Capítulo 1 – Espírito Empreendedor

Capítulo 2 – Entendendo O Mundo Dos Negócios

Capítulo 3 – Focalizando O Novo Negócio

Parte II – Providências Iniciais

Capítulo 4 – O Que Fazer? Por Onde Começar?

Capítulo 5 – Quem Serão os Meus Aliados?

Capítulo 6 – Quais Serão os Passos Iniciais?

Parte III – Planejando O Voo

Capítulo 7 – Plano de Negócio

Parte IV – Gestão de Recursos e de Competências

Capítulo 8 – Gestão da Equipe

Capítulo 9 – Gestão da Produção

Capítulo 10 – Gestão do Marketing

Capítulo 11 – Gestão das Finanças

Parte V – Questões Estratégicas

Capítulo 12 – Novas Abordagens ao Empreendedorismo

Leia uma amostra de páginas:

 
Idalberto Chiavenato | Empreendedorismo

Aproveite e conheça outros livros do autor!

 

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Idalberto Chiavenato
    Idalberto Chiavenato

    Idalberto Chiavenato é Doutor (PhD) e Mestre (MBA) em Administração pela City University of Los Angeles-CA, EUA, especialista em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, graduado em Filosofia/Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional pela USP e em Direito pela Universidade Mackenzie. É professor honorário de várias universidades do exterior e renomado palestrante ao redor do mundo. É autor de mais de 30 livros das áreas de Administração, Recursos Humanos, Estratégia Organizacional, Comportamento Organizacional publicados no Brasil e no exterior. É fundador e presidente do Instituto Chiavenato, conselheiro do CRA-SP e membro vitalício da Academia Brasileira de Ciências da Administração onde ocupa a cadeira nº 47. Recebeu dois títulos de Doutor Honoris Causa por universidades latino-americanas e a Comenda de Recursos Humanos pela ABRH-Nacional.