12 de janeiro de 2021

Resenha: Fundamentos de Administração – Idalberto Chiavenato

por Idalberto Chiavenato

O livro Fundamentos de Administração chega à sua 2ª edição com uma grande novidade: acesso à Sala de Aula Virtual Chiavenato Digital, uma ferramenta que reúne diversos objetos educacionais, como vídeos do autor, textos para reflexão e saiba mais, além de mapas mentais e um glossário interativo. Vivemos em um mundo de organizações: tudo é inventado, criado, planejado, produzido e entregue pelas organizações, e delas depende a qualidade de nossas vidas. Contudo, o futuro e o sucesso das organizações passam necessariamente pela administração.

A administração constitui o elemento condicionante, indispensável e catalisador que permite o desempenho organizacional capaz de oferecer produtos e serviços inovadores e de alta qualidade a um baixo custo ao mercado. Esta é a praia da administração: proporcionar eficiência e eficácia à organização para que ela produza cada vez mais com menos, a fim de oferecer maior valor ao mercado e criar a riqueza a ser distribuída entre todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para isso.

Mas, para que a administração possa produzir resultados por meio das organizações, é necessário talento e competência por parte de seus profissionais. Em outras palavras, o gestor precisa ter condições pessoais de prestar um excelente serviço à organização da qual faz parte e levá-la para o alto. E isso depende do seu conhecimento, habilidades e competências administrativas. É disso que vamos tratar neste livro.

Veja as novidades apresentadas pelo prof. Chiavenato:

Veja mais detalhes sobre a obra aqui!

 

Prefácio do livro Fundamentos de Administração

 
Uma nova história está prestes a começar. As páginas desta história estão ainda em branco e compete a você preenchê-las a partir de agora. O futuro está em suas mãos; mais precisamente, em sua mente. Você está ingressando em um novo mundo repleto de desafios e realizações. O maravilhoso mundo da gestão. A gestão representa o mundo do futuro, aquilo que vai acontecer em nossas vidas e em nosso trabalho.

E a razão disso é muito simples: vivemos em uma sociedade composta de milhões de organizações: microempresas, pequenas empresas, médias, grandes, locais, regionais, multinacionais, mundiais, globais, em redes, virtuais. Públicas ou privadas, familiares ou societárias, lucrativas ou não. E até nações.

Vivemos dentro e fora delas, trabalhamos nelas e dependemos delas para tudo o que necessitamos como pessoas, cidadãos, clientes, consumidores, usuários, associados, pacientes, credores, devedores, alunos, contribuintes, investidores ou colaboradores. No entanto, todas as organizações têm algo em comum: todas elas precisam ser geridas, pois nenhuma delas se sustenta ou se torna excelente ao léu ou por acaso.

Resenha: Fundamentos de Administração - Idalberto Chiavenato

Esta será a sua história de vida como gestor: conduzir organizações ou parte delas e dotá-las de vantagens competitivas capazes de assegurar sua competitividade e sustentabilidade ao longo do tempo. As organizações necessitam de recursos e de competências para existirem e serem bem-sucedidas. Nesse sentido, o gestor luta por uma causa social: criar e desenvolver organizações melhores, pois por meio da sua gestão são elas que tornam a sociedade melhor e mais avançada. Você enfrentará desafios pela frente, mas certamente irá ultrapassá-los ao desenvolver progressivamente suas competências profissionais que irão torná-lo um futuro gestor de sucesso.

Não um gestor qualquer. Mas aquele que, com toda certeza, será o líder e empreendedor que o mundo organizacional estará esperando de portas abertas. Então, esteja preparado para que isso venha a acontecer. O futuro e o sucesso das organizações – sejam elas empresas, instituições ou qualquer outro tipo de empreendimento humano – passam necessariamente pela gestão.

Nenhuma organização se torna bem-sucedida ao acaso ou simplesmente pela sorte. Acaso ou sorte podem até ajudar. Mas toda organização precisa ser gerida para ser competitiva e sustentável ao longo do tempo. Sem uma adequada gestão, a organização está fadada à morte prematura e a desaparecer do mapa. A gestão constitui o elemento condicionante, indispensável e catalisador que permite o desempenho organizacional capaz de oferecer produtos e serviços inovadores e de alta qualidade a um baixo custo ao mercado. Esta é a praia da gestão: proporcionar eficiência e eficácia à organização para que ela produza cada vez mais com menos a fim de oferecer maior valor ao mercado e criar riqueza a ser distribuída entre todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para isso. A excelência na condução das organizações.

Mas, para que a gestão possa produzir resultados por meio das organizações, é necessário talento e competência por parte de seus profissionais. Em outras palavras, o gestor precisa ter condições pessoais de prestar um excelente serviço à organização da qual faz parte e levá-la para o alto. Para tanto, ele pessoalmente necessita dispor de competências essenciais, tais como:

  • Conhecimento: para entender, saber, diagnosticar e localizar o que deve e como deve ser feito. É a sabedoria para ver e entender as situações.
  • Habilidades: para saber fazer as coisas por meio dos talentos de sua equipe. É o saber o “quê” e o “como”.
  • Julgamento: para saber identificar e tomar decisões sobre o que deve ser feito. É tomar decisões sobre metas a alcançar e planos para alcançá-las.
  • Atitude: para saber fazer acontecer as coisas por meio de um espírito inovador e empreendedor e ser um agente de mudança e de transformação em nossas organizações, no sentido de torná-las cada vez melhores e mais bem-sucedidas. É a iniciativa empreendedora.

O papel do gestor no mundo moderno está se tornando cada vez mais importante, necessário e imprescindível. Ele constitui o fulcro essencial do sucesso das organizações. Todas as organizações requerem o papel do gestor para o seu sucesso e perenidade e para o bem-estar coletivo.

Na realidade, o mundo das organizações está mudando de maneira rápida e radical. São elas que produzem riqueza, melhoria da qualidade de vida, benefícios à sociedade por meio de produtos e serviços relacionados com alimentação, moradia, saúde, finanças, comércio, moda e vestuário, transporte, segurança, educação e cultura, entretenimento, energia, lazer, turismo, propaganda, mineração, agricultura etc. Enfim, tudo o que é necessário e indispensável para a sociedade de hoje é inventado, criado, desenvolvido, produzido e entregue por organizações de todo este mundo globalizado.

A gestão pode levar organizações e nações tanto para o sucesso como para o fracasso. Isso depende de uma complexa questão de analisar situações, avaliar oportunidades, definir objetivos, tomar as decisões certas para chegar lá, estruturar os recursos e competências para realizar o trabalho, liderar pessoas e equipes, monitorar os processos e oferecer resultados à sociedade.

A excelência desse fabuloso e incrível mundo organizacional depende cada vez mais da gestão. E isso pode depender de você e do futuro que você está construindo. Faça disso o seu projeto de vida profissional. Essa é a principal razão pela qual escrevi este livro.

Idalberto Chiavenato

Leia uma amostra de páginas

 
Idalberto Chiavenato | Fundamentos de Administração

Sobre o autor

 
Idalberto Chiavenato

É Doutor e Mestre em Administração pela City University Los Angeles (Califórnia, EUA), especialista em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), graduado em Filosofia e Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional, pela Universidade de São Paulo (USP), e em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Professor honorário de várias universidades do exterior e renomado palestrante ao redor do mundo, foi professor da FGV EAESP. Fundador e presidente do Instituto Chiavenato e membro vitalício da Academia Brasileira de Ciências da Administração. Conselheiro e vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP).

Autor de 48 livros nas áreas de Administração, Recursos Humanos, Estratégia Organizacional e Comportamento Organizacional publicados no Brasil e no exterior. Recebeu três títulos de Doutor Honoris Causa por universidades latino-americanas e a Comenda de Recursos Humanos pela ABRH-Nacional.

Confira a página do autor Idalberto Chiavenato e ganhe acesso a conteúdos exclusivos!

 
newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , ,

2 respostas para “Resenha: Fundamentos de Administração – Idalberto Chiavenato”

  1. Avatar José Carlos Vietri Saraceni disse:

    Como ex aluno do Prof. Chiavenato teve interesse e gostaria de acesso às obras

  2. Avatar José Carlos Vietri Saraceni disse:

    Como ex aluno do Prof. Chiavenato acompanho com interesse e adoto em sala de dula as ivras do quetido mestre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Idalberto Chiavenato
    Idalberto Chiavenato

    Idalberto Chiavenato é Doutor (PhD) e Mestre (MBA) em Administração pela City University of Los Angeles-CA, EUA, especialista em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, graduado em Filosofia/Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional pela USP e em Direito pela Universidade Mackenzie. É professor honorário de várias universidades do exterior e renomado palestrante ao redor do mundo. É autor de mais de 30 livros das áreas de Administração, Recursos Humanos, Estratégia Organizacional, Comportamento Organizacional publicados no Brasil e no exterior. É fundador e presidente do Instituto Chiavenato, conselheiro do CRA-SP e membro vitalício da Academia Brasileira de Ciências da Administração onde ocupa a cadeira nº 47. Recebeu dois títulos de Doutor Honoris Causa por universidades latino-americanas e a Comenda de Recursos Humanos pela ABRH-Nacional.