4 de fevereiro de 2019

Resenha: Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa

por GEN.N&G

O livro Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa – Os Paradigmas do Novo Contexto Empresarial, de Takeshy Tachizawa, chega à 9ª edição ainda mais relevante e indispensável, atentando para estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. Veja mais detalhes sobre a obra:

O livro Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa

 
Este livro é dedicado aos empresários, gestores de negócios, executivos e estudiosos dos cursos de graduação e de programas MBA, que fazem o futuro deste país. Este livro pode ser lido em qualquer ordem, dada sua estruturação em módulo e ao interesse diferenciado de cada leitor e em face da existência de diferentes estágios de conhecimento dos assuntos abordados no texto. Sugere-se, entretanto, que, em condições normais, seja observada a ordem original do livro, que segue uma sequência lógica de encadeamento das ideias abordadas.

A Parte I, “Gestão ambiental e responsabilidade social nas organizações”, composta pelos Capítulos 1, 2, 3, 4 e 5, estabelece reflexões sobre os aspectos econômicos, as transformações empresariais e os programas de rotulagem ambiental no contexto dos negócios verdes. Aborda as tecnologias e sua influência no ambiente de negócios e, em particular, nas questões ambientais e sociais.

No Capítulo 1, “Aspectos econômicos da gestão ambiental e da responsabilidade social”, procura-se desenvolver uma análise da transformação econômica e influência ecológica nos negócios no contexto das organizações. Tal análise é feita de acordo com a interpretação dos resultados de pesquisa aplicada junto a empresários e executivos e de experiências vividas em organizações de diferentes ramos de negócios, no âmbito da gestão ambiental e da responsabilidade social.

O Capítulo 2,“Tecnologias de gestão e questões ambientais e de responsabilidade social”, analisa os conceitos de administração e tecnologias de gestão no novo ambiente empresarial e no contexto da gestão ambiental e da responsabilidade social.

No Capítulo 3,“Transformações empresariais, gestão ambiental e responsabilidade social”, apresentam-se fatores como gestão com pessoas, ampliação das fronteiras da organização, alianças e parcerias ecológicas e seus impactos nas questões ambientais e sociais.

O Capítulo 4, “Responsabilidade social e ambiental nas organizações”, descreve o exercício da cidadania, balanço social e diferentes formas de evidenciação e divulgação dos resultados obtidos pela organização no campo da responsabilidade social e ambiental.

No Capítulo 5,“Rotulagem ambiental no contexto dos negócios verdes”, descrevem-se os programas de rotulagem ambiental nos diferentes países e, particularmente, no Brasil e seus diferentes impactos nas organizações.

A Parte II,“Modelo de gestão ambiental e de responsabilidade social”, composta pelos Capítulos 6 e 7, procura formular um modelo de gestão ambiental e de responsabilidade social, entre outros possíveis, e exemplifica sua aplicação prática em uma organização de alto impacto ambiental.

No Capítulo 6, “Uma proposta de modelo”, estabelece-se uma forma de ler e compreender a organização empresarial por meio da análise do ambiente e identificação de setores econômicos que delineiam diferentes tipos de negócios. Como contribuição, esta obra apresenta a proposta de diferentes estratégias a serem adotadas em função do tipo de organização enfocada. Sugere-se, ainda, que as estratégias ambientais e sociais sejam integradas às decisões inerentes à gestão de negócios.

Resenha: Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa

O Capítulo 7, “Aplicação prática do modelo de responsabilidade social e ambiental”, enfoca o caso de uma organização do segmento econômico de geração de energia elétrica, que implementa o modelo de gestão ambiental e de responsabilidade social proposto nesta obra.

Na Parte III, “Estratégias de gestão ambiental e responsabilidade social”, composta pelos Capítulos 8 a 18, apresentam-se as características dos diferentes tipos de negócios com respectivas visões diferenciadas, como forma de compreender o funcionamento das organizações. Estabelecem-se estratégias ambientais e sociais diferenciadas para os tipos de organizações propostos nesta obra, quais sejam: empresas da indústria altamente concentrada; empresas da indústria semiconcentrada; empresas de bens de consumo não duráveis; empresas de bens de consumo duráveis; empresas comerciais; instituições financeiras; empresas de serviços especializados; instituições do setor educacional; organizações do setor público; e organizações de outros ramos de negócios.

A Parte IV, “Outros fatores de influência do modelo de gestão ambiental e de responsabilidade social”, composta pelos Capítulos 19 e 20, visa apresentar outros fatores de influência presentes no modelo de gestão ambiental e de responsabilidade social proposto nesta obra.

No Capítulo 19, “Cadeia produtiva, processos e tecnologias da informação”, procura-se estabelecer uma compreensão do ciclo produtivo ou cadeia de agregação de valores da organização sob o enfoque de processos e das tecnologias da informação.

O Capítulo 20,“Indicadores de gestão ambiental e de responsabilidade social”, apresenta uma proposta de indicadores de desempenho e de qualidade e forma de comparação com o mercado e concorrência. Os exemplos e estudos de casos apresentados neste livro na forma de organizações fictícias, meramente para efeito didático e ilustrativo, foram inspirados em trabalhos de consultoria realizados em diferentes empresas. Foram elaborados considerando, ainda, dados obtidos de várias fontes, incluindo acesso à Internet com visitas a sites especializados  e específicos de organizações que implementaram estratégias e projetos sociais voltados à comunidade e ao meio ambiente.

Foram consultados para esse efeito, ainda, balanços e respectivos relatórios de administração de companhias abertas, assim como reportagens publicadas em jornais e revistas especializados, com destaque para o Guia de Sustentabilidade, da revista Exame. Especial citação deve ser dada à obra Organizações não governamentais e terceiro setor: criação de ONGs e estratégias de atuação, dos mesmos autor e editora.

No Posfácio é feita uma retrospectiva do que a obra trouxe de inovador ao mesmo tempo em que são abordados o potencial de crescimento dos investimentos socialmente responsáveis e os aspectos legais relacionados ao tema.

A obra também está disponível em e-book! Clique aqui para conferir.

Material suplementar

 
Este livro conta com os seguintes materiais suplementares:

Apêndice A – Filmes sugeridos (acesso livre)
Apêndice B – Indicadores de Desenvolvimento Humano Organizacional – IDHO (acesso livre)
Apêndice C – Especificação de software para monitoramento socioambiental (acesso livre)
Apêndice D – Diretrizes para abertura de uma ONG com atuação em preservação ambiental e responsabilidade social (acesso livre)

O acesso aos materiais suplementares é gratuito. Basta que o leitor se cadastre em nosso site (www.grupogen.com.br), faça seu login e clique em GEN-IO, no menu superior do lado direito.

Sobre o autor

 
Takeshy Tachizawa é doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP); mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP); com especialização em Gestão de Negócios pela University of California; mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP e administrador pela mesma instituição. Empresário com atuação em empreendimentos de grande porte no Brasil e no exterior. É autor de vários livros na área de Ciências Humanas, com foco em gestão de negócios, responsabilidade social empresarial, estratégias e gestão com pessoas. Autor de Organizações Não Governamentais e Terceiro Setor, publicado pelo GEN | Atlas.

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