27 de janeiro de 2020

Resenha: Gestão da Aprendizagem – Casos Práticos

por Hong Yuh Ching

O livro Gestão da Aprendizagem – Casos Práticos proporciona aos estudantes uma experiência de conhecimento eficiente, com propostas inovadoras na área da educação, casos práticos, videoaulas e indicações de conteúdos externos.

Por meio da abordagem do Assurance of Learning (AoL) e definição dos objetivos de aprendizagem pela Taxonomia de Bloom, este livro oferece exemplos, insights, links úteis e questões para discussão, além de abordar temas como:

  • modelo de gestão da aprendizagem;
  • objetivos de aprendizagem;
  • avaliação: coleta, análise e feedback;
  • casos práticos relacionados à aprendizagem em instituições de ensino; e
  • casos práticos para aprendizagem de profissionais de mercado.

Por que ler Gestão da Aprendizagem – Casos Práticos?

 
Hong Yuh Ching, Amanda Gross e Lígia Vasconcellos apresentam metodologias ativas que maximizam o potencial de aprendizagem do estudante e garantem o sucesso do processo de ensino, como também o monitoramento e aperfeiçoamento contínuos.

Livro Gestão da Aprendizagem

Apresentação da obra

 
A ideia de escrever este livro surgiu após um curso extracurricular sobre ensino e aprendizagem de que participei no Insper. O curso foi muito interessante e abriu minha cabeça para coisas que poderia realizar na IES, em que atuo como coordenador de curso. Conversando com diversas colegas desse curso, percebi que essa satisfação era compartilhada por todas e elas tinham em mente algum projeto onde o ensinamento do curso poderia ser aproveitado.

Formamos um grupo no WhatsApp para seguirmos conversando sobre nossas ideias de como aproveitar esse ensinamento. Percebi pelas trocas de mensagem que a energia do grupo estava alta. Foi quando propus que escrevêssemos um livro para tornar tangível o que tínhamos em mente. Muitas delas aceitaram o desafio e são essas que fazem parte deste livro.

O livro começou a tomar forma após dois encontros presenciais, o que resultou em um documento que delineava os objetivos do livro, o público-alvo pretendido, outros títulos concorrentes ou semelhantes, a estrutura com os capítulos sugeridos e, principalmente, o que tinha de inovador.

Esse documento foi enviado para o GEN, aos cuidados da Mayara Blaya, para apreciação quanto a sua publicação. Um encontro foi realizado com Agnaldo Lima, ocasião em que tivemos oportunidade de discorrer sobre o livro e tirar dúvidas da editora. Logo em seguida, tivemos o sinal verde para iniciarmos o livro.

Nessa empreitada, fui auxiliado por Amanda Gross e Lígia Vasconcellos, que se dispuseram a atuar como coorganizadoras do livro. Outras colegas, Dolores Vilaça, Lisie Lucchese e Mariana Lucas, também se dispuseram a contribuir com suas experiências. Definimos então quem iria escrever sobre qual tema, bem como a estrutura do livro e a sequência ideal dos capítulos. A seção de Introdução irá mostrar o sequenciamento dos capítulos e seu racional.

O propósito do livro é apresentar caminhos que levem a inovações na esfera da educação, por meio de metodologias de ensino que maximizem o potencial de aprendizagem do aluno. Assim, o livro trata de tornar o aprendizado intrinsecamente motivador para o aluno. E, para tal, relata experiências de aprendizagem, trazendo exemplos de diversos projetos de programas educacionais, com os quais seguramente o nosso leitor pode se identificar, inspirando-se e apropriando-se deles para colocá-los em prática.

Enfim, estou muito orgulhoso do que nós produzimos. Fizemos com muito carinho, dedicação e pensando em auxiliar você, docentes, coordenadores de curso, coordenadores pedagógicos, sejam eles de ensino superior, lato ou stricto sensu, assim como profissionais de cursos de curta duração, profissionalizantes e de extensão universitária.

Não poderia terminar esta apresentação sem agradecer ao Grupo Editorial Nacional (GEN), nas pessoas do Agnaldo Lima e Mayara Blaya, por acreditar na nossa visão que ora se transforma em realidade.

Boa leitura!

Prof. Hong Yuh Ching

 

Assista a um vídeo de apresentação da obra pelos autores:

 

Recurso didático

 
Esta obra conta com vídeos dos autores, que complementam o conteúdo, facilitando o aprendizado. Os vídeos estão indicados no início de cada capítulo. O acesso aos vídeos é gratuito para quem adquirir a obra, mediante o código de acesso que acompanha o livro. Basta que o leitor siga as instruções apresentadas na orelha da obra.

Material Suplementar

 
Esta obra conta com o seguinte material suplementar:

  • Manual do Professor, com respostas e orientações às questões para discussão (restrito a docentes).

O acesso ao material suplementar é gratuito. Basta que o leitor se cadastre em nosso site (www.grupogen.com.br), faça seu login e clique em GEN-IO, no menu superior do lado direito. É rápido e fácil.

 Saiba tudo sobre o livro aqui!

 
Gostou de conhecer o livro Gestão da Aprendizagem – Casos Práticos? Então aproveite e inscreva-se na nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Hong Yuh Ching
    Hong Yuh Ching

    Formado em Administração pela FGV/SP, especialização em finanças por CEAG/FGV, Mestrado em Contábeis pela PUC/SP e Doutorado em Engenharia pela Unicamp. Professor titular do Centro Universitário FEI, desde inicio de 2010 ocupa cargo de Coordenador do curso de ADM, campus SBC. Autor de diversos livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Suas linhas de pesquisa são em finanças, sustentabilidade e educação em gestão.