15 de maio de 2019

Resenha: Gestão da Produção e Operações – Mário Batalha

por GEN.N&G

O livro Gestão da Produção e Operações – Abordagem Integrada traz exemplos detalhados, casos, problemas resolvidos e situações atuais enfrentadas pelas empresas para ajudar o leitor a otimizar processos, projetos e produtos.  Confira a introdução da obra, apresentada pelo autor e organizador Mário Batalha:

O livro Gestão da Produção e Operações

 
O livro que neste momento tenho o prazer de apresentar é um esforço coletivo de professores do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (DEP-UFSCar). O curso de Engenharia de Produção da UFSCar iniciou as suas atividades em 1976, situando-se desde então entre os mais renomados cursos desta área no Brasil. Ao longo dos seus 43 anos de história o DEP-UFSCar soube ir adaptando e moldando a estrutura dos seus cursos de forma a mantê-los sempre atuais e em linha com as mudanças aceleradas que o rápido avanço do conhecimento em Engenharia de Produção e, mais especificamente, na área de gestão da produção e de operações, vem experimentando.

O programa de pós-graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), umbilicalmente ligado ao Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar, já formou cerca de 850 mestres e doutores, os quais hoje exercem suas atividades em organizações públicas e privadas no Brasil e no exterior, incluindo neste quadro universidades importantes no cenário acadêmico nacional e internacional. As centenas de artigos e livros escritos por professores e pesquisadores do DEP-UFSCar e publicados por editoras e periódicos científicos no Brasil e no exterior atestam a qualidade das pesquisas realizadas por esses profissionais.

É importante destacar que o DEP-UFSCar já formou mais de mil profissionais em seus cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Gestão da Produção, Gestão de Pessoas e Gestão do Agronegócio. Esses pós-graduados encontraram nos cursos do DEP-UFSCar a oportunidade de se atualizarem e adquirirem novos conhecimentos que permitiram, para uma grande maioria, um reposicionamento positivo da carreira profissional. A formação de executivos pelos seus cursos de pós-graduação lato sensu insere o DEP-UFSCar na realidade das empresas. A proximidade Universidade-Empresa é vital em um processo de geração e transmissão de conhecimentos que está alicerçado em uma sólida base teórica combinada com a visão pragmática da realidade empresarial.

O sucesso de uma obra acadêmica é reflexo da pertinência e atualidade dos temas nela abordados, da forma como estes temas dialogam com o público-alvo do trabalho e da competência e experiência da equipe responsável pela elaboração de textos, casos e exercícios. Este livro combina de forma virtuosa todos estes aspectos.

A equipe de autores (na sua quase totalidade, professores do DEP-UFSCar) possui uma vasta experiência em suas áreas de atuação. Todos os autores possuem doutorado, sendo a maioria deles com experiência acadêmica no exterior e com trabalhos de assessoria e consultoria prestados em diversas organizações públicas e privadas. Ao longo dos anos de docência, pesquisa e consultoria, os autores reuniram um volumoso e importante conjunto de conhecimentos que se encontra agora reunido nesta obra. A visão crítica e a adaptação de conhecimentos à realidade das empresas brasileiras são fatores que somente podem ser encontrados em uma equipe experiente como a dos autores deste livro.

Este livro reúne conteúdos para serem utilizados em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia de Produção e Administração. Além disso, trata-se de leitura essencial para todo empresário e gestor que queira incrementar a competitividade do seu negócio pelo aumento da produtividade da sua produção. De fato, os capítulos foram cuidadosamente selecionados para cobrirem os assuntos essenciais para profissionais da área de gestão de produção e operações.

Resenha: Gestão da Produção e Operações

Os capítulos da obra

 
Os Capítulos 1 e 2 têm como tema, respectivamente, sistemas de produção e planejamento e controle da produção. O capítulo de sistemas de produção apresenta uma evolução histórica dos sistemas de produção, as principais tipologias para esses sistemas, além de discorrer sobre estratégias de produção e operações. Os conceitos de lean manufacturing e quick response manufacturing são debatidos neste capítulo. Trata-se, portanto, de introduzir o leitor no mundo dos sistemas de produção e suas características operacionais e estratégicas.

O capítulo de planejamento e controle da produção apropria-se dos conceitos desenvolvidos no capítulo anterior para apresentar alguns dos principais métodos de planejamento e controle da produção. Ao estudar esses dois capítulos o leitor deverá ser capaz de solucionar problemas de planejamento da produção, previsão de demanda, utilizar sistemas de coordenação de ordens de produção (MRP, Kanban etc.), equacionar problemas de estoques e, sobretudo, resolver problemas de programação de operações.

Gerir uma empresa significa administrar um conjunto de projetos implementados ao longo do tempo. Desenvolver e lançar um novo produto, implantar um novo sistema de gestão da qualidade, desenvolver um departamento de pesquisa e desenvolvimento, avaliar a viabilidade econômica de um novo equipamento etc., podem ser vistos como projetos a serem gerenciados pelos gestores. O terceiro capítulo deste livro se ocupa justamente dos principais conceitos e atividades de gerenciamento de projetos. Trata-se, portanto, de conhecer e aplicar os principais métodos de gestão de projetos.

O quarto capítulo apresenta ao leitor os principais conceitos de logística empresarial e destaca como ela pode impactar as vantagens competitivas das organizações. Assim, a leitura deste capítulo permite ao gestor se familiarizar com a área da logística e, principalmente, fornecer ao tomador de decisão os elementos necessários ao desenho de projetos de sistemas logísticos voltados às necessidades de seus clientes.

Um modelo de referência voltado ao projeto e desenvolvimento de produtos é apresentado no Capítulo 5. O ponto de partida deste modelo são as mudanças que vêm ocorrendo nos hábitos e preferências dos consumidores. Sob este ponto de vista, este capítulo aproxima-se das preocupações do Capítulo 14 deste livro, uma abordagem de marketing para a engenharia de produção. O modelo apresentado, testado em várias situações reais, considera desde etapas de pré-desenvolvimento até etapas de pós-desenvolvimento do projeto. Os leitores desse capítulo saberão identificar as principais etapas de um projeto de produto e planificá-las de modo que o novo produto obtenha o sucesso almejado.

A organização do trabalho (Capítulo 6) e a teoria das organizações (Capítulo 7) são temas importantes na gerência de produção e de operações. O capítulo sobre organização do trabalho apresenta as escolas clássicas da organização do trabalho bem como os modelos alternativos que surgiram como críticas à essas visões. O texto aponta como as concepções foram evoluindo ao longo do tempo e discute os desafios contemporâneos para essa área de conhecimento.

Uma visão evolucionista das formas predominantes de organização ao longo do tempo também se constitui no fio condutor do capítulo de teoria das organizações. Tal capítulo discute os modelos de organização tradicionais, racionalizados e em rede, situando-os nos contextos históricos que permitiram que eles emergissem e se consolidassem. Os capítulos de engenharia econômica e de análise e gestão de custos fornecem ao leitor imprescindíveis ferramentas econômico-financeiras de avaliação e controle de investimentos.

Esses dois corpos de conhecimento fornecem elementos centrais de tomada de decisão para o gestor que quer aumentar a competitividade dos seus processos produtivos. O capítulo de engenharia econômica utiliza os conceitos básicos de matemática financeira para desenvolver e aplicar os principais métodos de avaliação de investimentos. Acadêmicos e profissionais serão capazes, a partir da teoria e dos exemplos apresentados, de verificar a viabilidade financeira de um determinado investimento. Esses métodos permitem que os impactos financeiros da escolha de um determinado sistema de produção sejam avaliados de forma a que a melhor opção seja a escolhida. Os conhecimentos do Capítulo 9 – Análise e gestão de custos – complementam e reforçam o conteúdo do capítulo de engenharia econômica.

De fato, somente uma apuração de custos acurada e condizente com o sistema de produção em análise pode fornecer as informações necessárias a uma boa avaliação financeira. Conhecer os custos de produtos e serviços é fundamental para a gestão eficaz e eficiente de qualquer sistema de produção. Sem medo de errar, pode-se dizer que a grande maioria das empresas brasileiras não conhece os verdadeiros custos dos seus produtos e serviços. Os conhecimentos desse capítulo auxiliam na resolução desse problema. Por seu intermédio os leitores conhecerão os principais métodos de apuração de custos e serão capazes de calcular custos de produção e distribuição de produtos e serviços.

O capítulo se preocupa ainda em apontar ao leitor como essas informações de custos podem ser utilizadas na tomada de decisão. O bloco dos capítulos de métodos estatísticos aplicados à gestão da produção, planejamento e gestão da qualidade, controle da qualidade e métodos para análise e melhoria da qualidade é voltado para a problemática da gestão da qualidade nos sistemas de produção.

O capítulo sobre métodos estatísticos disponibiliza ao leitor abordagens quantitativas para determinar processos de amostragem, comprovação de hipóteses e correlação entre variáveis. Esses conhecimentos são importantes para uma melhor compreensão e aplicação de métodos e técnicas para o controle da qualidade apresentados no Capítulo 12 (Controle de qualidade). Esse capítulo permite ao leitor a construção de gráficos de controle, planos de amostragem de aceitação, planejamento de experimentos e análises de sistemas de medição de desempenho.

O Capítulo 11 – Planejamento e gestão da qualidade: sistema, modelos de excelência em gestão e melhoria contínua – apresenta o conceito de gestão da qualidade como um conjunto de ações planejadas e executadas em todo o ciclo de produção para que um determinado nível de qualidade desejado seja atingido. O leitor conhecerá conceitos, técnicas e ferramentas centrais para a gestão da qualidade de sistemas produtivos. Fazem parte desse capítulo a apresentação dos sistemas de gestão da qualidade ISO:9001, modelos de excelência em Gestão (MEG) e de práticas de melhoria contínua das empresas tais como Total Quality Management (TQM), Lean Manufacturing, Seis Sigma e Lean-Sigma. Métodos para análise e melhoria da qualidade são retomados no Capítulo 13.

É neste capítulo que são apresentados os métodos de gerenciamento de processos, de análise e solução de problemas (MASP), de análise de modos e efeitos de falhas (FMEA) e de diagrama de causa e efeito com adição de cartões (CEDAC). Os quatro capítulos citados neste parágrafo fornecem ao leitor os principais conceitos, modelos e técnicas que permitem que as instituições planejem, implantem e avaliem sistemas de gestão da qualidade condizentes com estratégias de negócios de sucesso. A dinâmica de funcionamento dos sistemas de produção afeta e é afetada pela evolução dos mercados. Identificar e avaliar segmentos de mercado e, sobretudo, analisar as necessidades dos consumidores agrupados nesses segmentos, é fundamental para o planejamento e operação de sistemas de produção.

Reconhecendo essa importância, o capítulo de marketing (Capítulo 14) apresenta os elementos do composto mercadológico e discute o papel do marketing nas demais áreas da Engenharia de Produção.

O último capítulo do livro é dedicado a fornecer ao leitor um conteúdo de metodologia científica especialmente voltada à área de Gestão da Produção e Operações. A resolução de um determinado problema na área de Gestão da produção pode envolver um trabalho de pesquisa que teria como função alicerçar a tomada de decisão. É neste contexto que este capítulo resgata toda sua importância. Ele orientará o leitor na elaboração de um projeto de pesquisa, uma monografia ou mesmo um relatório técnico. Sua leitura permite identificar qual o método de pesquisa é mais adequado ao estudo de um determinado problema e a desenvolver a aplicação desse método.

Convém destacar que ao final de todos os capítulos o leitor encontrará uma lista de exercícios e casos que servirão para consolidar e discutir os conceitos e técnicas apresentadas. Além dos exercícios, os capítulos contam com casos ilustrativos e exemplos, disponibilizados na forma de boxes, que auxiliam o leitor a contextualizar o conteúdo teórico abordado na realidade brasileira.

Este é um diferencial positivo deste livro. Trata-se de uma equipe de pesquisadores brasileiros que apresentam e discutem casos brasileiros. Grande parte dos livros desta área no Brasil são traduções de livros estrangeiros que pecam em discutirem exemplos muitas vezes distantes do público nacional.

Toda a equipe de pesquisadores responsáveis por esta obra deseja que ela seja útil a estudantes e profissionais da área de Gerência de Produção e Operações. Nós temos certeza que os conhecimentos que estão agora em suas mãos, reunidos e consolidados ao longo de anos de ensino, pesquisa e consultorias, servirão para melhorar a capacidade profissional do leitor e para incrementar a competitividade das instituições onde ele atua ou venha a atuar. De fato, o essencial do conhecimento que o Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar repassou e vem repassando aos milhares de profissionais que já formou está agora acessível neste livro.

Boa leitura!

A obra também está disponível em e-book! Clique aqui para comprar o seu.

Material suplementar

 

  • Respostas dos Exercícios – Manual do Professor (restrito a docentes).

O acesso ao material suplementar é gratuito. Basta que o leitor se cadastre em nosso site (www.grupogen.com.br), faça seu login e clique em GEN-IO, no menu superior do lado direito. É rápido e fácil. Caso haja dificuldade de acesso, entre em contato conosco (gendigital@grupogen.com.br).

Sobre o autor

 
Mário Otávio Batalha é engenheiro químico e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Engenharia de Sistemas Industriais pelo Institut National Polytechnique de Lorraine (França). Professor titular do Departamento de Engenharia de Produção e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da mesma universidade. Professor convidado da Université Laval (Canadá). Pesquisador do CNPq e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais (GEPAI) da UFSCar. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing estratégico, internacionalização de empresas, economia e gestão de sistemas agroindustriais e análises econômicas e financeiras.

Gostou das informações sobre o livro Gestão da Produção e Operações? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.