5 de setembro de 2019

Resenha: Gestão de Marketing 4.0 – casos, modelos e ferramentas

por Edmir Kuazaqui

O conteúdo do livro Gestão de Marketing 4.0 – Casos, Modelos e Ferramentas é um estímulo aos leitores repensarem as formas de aplicação do Marketing tradicional. Com uma abordagem inovadora que visa ao alcance de resultados, os autores trazem um novo olhar para temas como identificação das oportunidades de mercado, análise do ambiente de negócios, ideias práticas, planejamento para o sucesso, entre outros.

Além de abordar os conceitos e as premissas de Marketing, a obra inclui assuntos atuais, como:

  • Pesquisa de mercado;
  • Planejamento estratégico;
  • Inovação;
  • Perfil do profissional desejado pelo mercado;
  • Segmentação de mercado e os consumidores 4.0;
  • Os 4 Cs do Marketing;
  • Canais de distribuição na Era Digital;
  • Indicadores de desempenho de Marketing.

O livro conta ainda com diversos exemplos e estudos de caso, além de vídeos dos autores, para proporcionar uma experiência de aprendizagem completa.

Para quem o livro Gestão de Marketing 4.0 é indicado?

Livro-texto para as disciplinas Gestão de Marketing, Fundamentos de Marketing, Marketing Digital e similares nos cursos de Marketing, Administração e Gestão. Leitura recomendada para atualização profissional.

Apresentação da obra

Resenha: Gestão de Marketing 4.0

O marketing é essencial para a criação, o desenvolvimento, a evolução ou mesmo a sobrevivência de uma sociedade. Sem ele, as empresas teriam grande dificuldade de oferecer seus produtos e serviços, e os consumidores, principalmente, teriam limitações no atendimento de suas necessidades e desejos.

Portanto, ele tem evoluído de forma a atender cada vez mais intensamente os relacionamentos. Como sempre, o marketing não faz parte dos problemas empresariais, econômicos e sociais, mas é capaz de identificá-lo e propor soluções que visem intensificar os relacionamentos entre pessoas, empresas, ambiente e negócios.

Esses relacionamentos envolvem ideias tradicionais, mas também inovadoras, disruptivas dentro de cenários exponenciais, o que nos leva a crer que dificilmente teremos o passado como norteador de nossas ações, mas sim a visualização de um futuro diverso para anteciparmos as ações do presente.

Foi essa filosofia que nos norteou a escrever este livro. Depois de profundas experiências acadêmicas e profissionais, tivemos o vislumbre e a certeza da necessidade desta obra, cujo conteúdo reflete o nosso aprendizado e deve ser replicado no âmbito profissional. O Marketing 4.0 é relativamente novo, considerando a história e a evolução do marketing, e muito está sendo estudado, aplicado e dando resultados.

Deriva desta obra a necessidade de realizar-se uma ampla discussão, pois fazemos parte de uma grande movimentação emigrando para o ambiente digital, com muitas mudanças e transformações no ser, pensar e agir. Em outras palavras, fazemos parte de uma grande onda que, ao contrário de terminar em direção à terra e simplesmente desaparecer, caminha para o oceano, com múltiplas oportunidades e desafios. E é isso que move o marketing e é a essência de todo ser humano com atitudes e posturas criativas, empreendedoras e inovadoras.

Adm. Dr. Edmir Kuazaqui

Prefácio

Quando se fala de propaganda e marketing, geralmente faz-se referência ao estereótipo do profissional que quer convencer alguém a comprar uma ideia, um produto, ou fazer com que deseje algo que não quer ou não é necessariamente bom, mesmo que pareça ser.

Ultimamente, tem-se discutido muito sobre estratégia, principalmente em relação às aplicações práticas do plano de marketing. Nesta obra, a qual tive a honra de prefaciar, não é diferente. Há tempos, defendo que é essencial que o profissional aprenda a refletir a própria realidade no sentido de transformá-la: aprenda a aprender, a superar a sua incapacidade treinada para fazer, aprenda a pensar “como” e “por que” fazer.

É dentro desse contexto, por ora bastante conturbado, que os profissionais da Administração precisam se referenciar e agir. É preciso pensar fora da comodidade do nosso conforto. O profissional da Administração deve ter o conhecimento teórico e técnico, porém deve pensar diferente para inovar e fazer o seu próprio caminho em prol da organização.

É permitido pegar referências de cases de sucesso, porém nada deve ser copiado, pois cada caso é distinto.Os conhecimentos que aqui estão estimulam os leitores a repensarem as formas de aplicação do marketing, com uma abordagem inovadora no alcance de resultados. A leitura torna-se, portanto, indispensável para os que querem estar antenados a novas maneiras de fazer Administração.

Os conceitos apresentados no livro já são íntimos dos profissionais da área, mas os autores trazem um novo olhar para temas como marketing, identificação das oportunidades de mercado, análise do ambiente de negócios, ideias e práticas, planejamento para o sucesso, entre outros.

Vá em frente e faça a diferença. Boa leitura!

Wagner Siqueira
Presidente do Conselho Federal de Administração

Muito se fala, de forma justificada, das grandes mudanças da Quarta Revolução Industrial e seus impactos nas nossas organizações e na sociedade. Entretanto, nem todos entendem o processo das contínuas revoluções que o mundo tem vivenciado desde meados do século XVIII.

Como uma vez dito por Martin Luther King Jr.: “Não somos criadores da História. Somos criados pela História.” Todos os efeitos dessas mudanças que vemos hoje podem, em maior ou menor grau, ser traçados àqueles primeiros movimentos na Inglaterra. A Primeira Revolução Industrial começou naquele país com avanços, principalmente na indústria têxtil, e progressos feitos no motor a vapor e sua imensidade de aplicações.

Durante um período de poucas décadas a Inglaterra e, depois, outros países da Europa e Estados Unidos deixaram de ser economias agrárias e passaram a ser potências industriais. A Segunda Revolução Industrial, nas últimas décadas do século XIX e início do século XX, foi marcada por novos processos produtivos, na indústria do aço, indústria química e ascensão do petróleo como principal fonte de energia.

A Terceira Revolução Industrial, mais próxima de nossa realidade, teve seu ritmo acelerado nas duas últimas décadas do século XX, principalmente marcada pela informatização dos processos, pela robótica e por uma grande integração da ciência e de tecnologia à produção.

A Quarta Revolução Industrial, às vezes referenciada como Indústria 4.0, e ainda chamada, por outros, de Revolução Exponencial, desenvolveu-se nas estruturas criadas pela etapa anterior, contudo seu progresso foi tão amplo e tão acelerado que ao mesmo tempo pode-se dizer que se distanciou daquela criando uma nova realidade que está nos surpreendendo e ainda vai surpreender bastante.

Uma analogia dessas mudanças é que para ingressar na Revolução Industrial era necessário capital para abrir uma fábrica, mas, hoje, impérios econômicos são criados em garagens domésticas e o que se precisa abrir é um simples notebook. Inteligência artificial, integração da biologia com a tecnologia, internet das coisas (IoT) são algumas das tendências de hoje, mas como ofertá-las ao mercado é o desafio dos gestores de Marketing 4.0.

Ao longo de sua evolução, o marketing já foi orientado para produtos, venda, produção. Nesse novo contexto qual deve ser a orientação? Qual seria o Marketing 4.0 para o mercado brasileiro? Essa é a proposta deste livro. Abordar desde a evolução dos conceitos de marketing e premissas, citadas no parágrafo anterior, até a discussão sobre pesquisa de mercado, composto de marketing, planejamento, inovação e o perfil do profissional desejado pelo mercado.

Utilizando-se de linguagem acessível e com extenso conteúdo, esta obra pode ser utilizada em sala de aula, por estudantes de cursos ligados à administração; por empreendedores, querendo melhor orientar seus negócios; e por profissionais que entendem ser necessário o constante aprimoramento pessoal para seu progresso.

O trabalho coordenado pelo professor Edmir Kuazaqui conta com professores e pesquisadores do marketing com ampla experiência e é mais um dos livros apoiados e desenvolvidos pelos grupos de excelência do Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP. Fiel ao seu lema de estar “A serviço da Administração”, o CRA-SP apoia e mantém mais de 30 grupos de estudo com profissionais e acadêmicos nas mais diversas áreas de atuação que contribuem com a ampliação do conhecimento em administração.

Uma excelente leitura!

Adm. Roberto Carvalho Cardoso
Presidente CRA-SP

Recursos didáticos

Para facilitar o aprendizado, este livro conta com o seguinte recurso didático:

  • Vídeos dos autores (on-line): no início e final de cada capítulo, há um ícone indicando qual vídeo está disponível.  O acesso aos vídeos é gratuito. Basta que o leitor siga as instruções apresentadas na orelha da obra.

Material suplementar

Este livro conta com o seguinte material suplementar:

  • Respostas dos exercícios propostos (restrito a docentes)

O acesso aos materiais suplementares é gratuito. Basta que o leitor se cadastre em nosso site (www.grupogen.com.br), faça seu login e clique em GEN-IO, no menu superior do lado direito.

Sobre os autores

Edmir Kuazaqui (Org.)

É doutor e mestre em Administração pela Universidade Mackenzie, com linhas de pesquisas em Marketing, Comércio Internacional e Gestão de Pessoas. Pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Graduado em Administração com habilitação em Comércio Exterior. E-mail: ekuazaqui@uol.com.br.

Helder Haddad

É doutor em Administração de Empresas com ênfase em Gestão Internacional pela ESPM, mestre em Administração de Empresas pela PUC-SP e especialista em Marketing e publicitário pela ESPM.

Matheus M. Marangoni

É mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM e doutorando em Administração pela PUC-SP.

 

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  • Edmir Kuazaqui
    Edmir Kuazaqui

    Doutor e mestre em Administração. Coordenador dos MBA’s em Administração Geral, Marketing internacional e Formação de Traders, Pedagogia Empresarial, Compras, Startups: Marketing e Negócios, Comunicação e Jornalismo Digital da Universidade Paulista (UNIP). Professor da ESPM. Coordenador do Grupo de Excelência em Relações Internacionais e Comércio Exterior do CRA/SP. Consultor Presidente da Academia de Talentos. Autor de livros. E-mail: ekuazaqui@uol.com.br / www.academiadetalentos.com.br