19 de março de 2019

Resenha: Gestão de Pessoas em Empresas e Organizações Públicas

por Joel Souza Dutra

O livro Gestão de pessoas em empresas e organizações públicas é indicado para líderes de Organizações Públicas e profissionais que atuam na área de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas dessas organizações. Veja mais detalhes sobre a obra a seguir:

O livro Gestão de Pessoas em Empresas e Organizações Públicas

 
Há muitos anos temos acompanhado, por meio de pesquisas ou por intervenção prática, as dificuldades, as soluções e as conquistas de inúmeras Empresas e Organizações Públicas no aprimoramento e na aplicação de suas ferramentas e métodos de Gestão de Pessoas. Essas pesquisas e experiências nos dão três certezas:

A primeira é que alguns pilares conceituais que temos utilizado para suportar a Gestão de Pessoas têm se mostrado suficientemente robustos para serem aplicados em qualquer tipo de organização, seja ela privada, pública ou sem fins lucrativos. Servem como referência para explicitar as expectativas da organização em relação à atuação dos profissionais e orientá-las para o desempenho (metas ou competências); para que as pessoas possam pensar seu desenvolvimento, alocação, mobilidade; e são aplicados na forma de rituais capazes de estimular a sua utilização prática (rituais de avaliação, feedback e diálogos de desenvolvimento). Afinal, entendemos a relação de trabalho como uma relação de troca à qual deve-se agregar valor tanto para a organização quanto para seus profissionais e que, para otimizá-la, é necessário nos apoiarmos em bases sólidas e na clareza e transparência dos critérios e regras que balizam essa relação.

A segunda certeza é que cada organização é diferente, singular, e, por isso, necessita de soluções específicas. É essa certeza que faz com que conduzamos cada projeto, cada experiência como única e que nos leva à adoção de metodologias de intervenção participativas. Só por intermédio delas é possível obter resultados ao mesmo tempo aderentes à realidade, consistentes e legítimos.

Permitem, também, que o próprio processo se constitua em meio para a construção de uma ambiência favorável à implantação da solução, na qual a equipe do cliente esteja segura e qualificada nos conceitos e metodologia utilizados e que haja o compromisso e respaldo da liderança e de profissionais-chaves e formadores de opinião para sustentarem o processo.

Apesar da singularidade de cada organização, temos percebido pontos em comum na Gestão de Pessoas em Organizações Públicas, derivados de aspectos regulatórios e culturais e que trazem questões próprias a esse tipo de organização. Por exemplo, como construir um modelo que possibilite a mobilidade profissional, fundamental para conciliar as necessidades da organização e o interesse das pessoas ao longo do tempo, dado que a migração entre cargos deve considerar a aplicação de concurso público amplo? Como lidar com as expectativas dos profissionais em termos de reconhecimento e valorização em organizações cuja estrutura de carreira é lenta, entre outros?

Resenha: Gestão de Pessoas em Empresas e Organizações Públicas

Questões como essas que, com maior ou menor intensidade, permeiam qualquer organização pública trazem uma terceira certeza: a de que gerir pessoas em Organizações Públicas se constitui em grande desafio. Desafio oriundo de sua natureza e propósito, da complexidade das relações e, também, derivado de regulações e históricos que lhe são específicos. O caminho para entendermos as idiossincrasias das Organizações Públicas e suas necessidades e dilemas em Gestão de Pessoas foi longo, difícil, mas instigante. Mas fomos beneficiados nesse caminho por termos encontrado parceiros em nossos clientes muito bem preparados tecnicamente, colaborativos e conhecedores de seu contexto. Parceiros com os quais construímos efetiva relação de parceria, avançamos na reflexão conceitual, discutimos soluções práticas, com os quais aprendemos muito e a quem devemos este agradecimento.

Há alguns meses, reunidos em equipe e fazendo um balanço de nossas experiências, entendemos que era o momento de compartilharmos esse aprendizado: foi ali que optamos pela elaboração deste livro. Seu intuito não é ser prescritivo, apontar uma verdade ou uma maneira certa de gerir pessoas em Organizações Públicas, afinal, neste momento, já deve ter ficado claro para o leitor que não acreditamos em soluções prontas ou únicas. Seu propósito é de compartilhar experiências, apontar possibilidades, colocar questões, dar elementos e, sobretudo, instigar o leitor a analisar sua própria realidade e a encontrar suas próprias soluções. Entendemos que, dessa forma, estaremos contribuindo para o aprimoramento da Gestão de Pessoas nas Organizações Públicas brasileiras.

Veja o vídeo de apresentação da obra:

Conheça todos os capítulos do livro Gestão de Pessoas em Empresas e Organizações Públicas clicando aqui!

Sobre os autores

 
Joel Souza Dutra é professor livre-docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Consultor em Gestão estratégica nas principais empresas do país e sócio-instituidor da GROWTH Consultoria. Autor de diversos livros e artigos sobre Gestão integrada e estratégica de pessoas, Gestão de carreiras e Processo sucessório e liderança.

José Antonio Monteiro Hipólito é Bacharel, Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela USP. Sócio da GROWTH Consultoria e Pesquisador da Fundação Instituto de Administração (FIA). Professor e palestrante nos temas Remuneração e recompensas, Gestão de desempenho, Competências, Planejamento da força de trabalho e Estratégias de gestão de pessoas.

Nathalie de Amorim Perret Gentil it Maillard é Bacharel em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Doutoranda em Administração pela USP. Sócia da GROWTH Consultoria e Pesquisadora da FIA.

Ney Nakazato Miyahira é Bacharel em Administração de Empresas pela FGV, Bacharel em Direito pela USP, Mestre e Doutorando em Administração de Empresas pela USP. Sócio da GROWTH Consultoria e Pesquisador da FIA. Professor e palestrante nos temas Remuneração e recompensas, Gestão de desempenho, Competências e Estratégias de gestão de pessoas.

Gostou de conhecer mais sobre o livro Gestão de Pessoas em Empresas e Organizações Públicas? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , ,
  • Joel Souza Dutra
    Joel Souza Dutra

    É Professor livre-docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), onde ministra cursos de graduação e pós-graduação. Possui mestrado pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP) e doutorado pela FEA/USP. Coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (PROGEP) da FEA/USP. Atua como consultor em gestão de pessoas para as principais empresas do país. Diretor instituidor da Growth Desenvolvimento de Pessoas e Organizações.