22 de fevereiro de 2021

Resenha: Macroeconomia – N. Gregory Mankiw

por GEN.N&G

Referência em Macroeconomia. Com ferramentas como estudos de caso, boxes Saiba Mais, questionários e resumos, este livro apresenta o que há de mais moderno e atual na teoria da macroeconomia, pesquisa e política e explica conceitos complexos com clareza.

Esta 10ª edição traz de tópicos sobre o papel da cultura no crescimento econômico, fechamento total da economia (shutdown) devido à pandemia da Covid-19 em 2020, taxas de juros negativas, testes de estresse que os reguladores têm usado para avaliar a segurança e a integridade dos bancos, entre outros dados atualizados.

Além disso, oferece, ao final de cada capítulo, testes rápidos de múltipla escolha com respostas na sequência.

Clique aqui para saber mais!

Confira o prefácio do livro Macroeconomia

 
Um economista precisa ser, ao mesmo tempo, “matemático, historiador, estadista, filósofo, até certo ponto […] tão isento de interesses pessoais e tão incorruptível quanto um artista, embora, algumas vezes, tão próximo ao planeta Terra quanto um político”. Foi o que observou John Maynard Keynes, o grande economista britânico que, mais do que qualquer outra pessoa, pode ser chamado de pai da macroeconomia. Nenhuma outra afirmação é capaz de sintetizar melhor o que significa ser um economista.

Como sugere a avaliação de Keynes, estudantes que desejam aprender economia precisam recorrer a muitos talentos
diferentes. A tarefa de ajudá-los a encontrar e desenvolver esses talentos compete aos professores e aos autores de livros didáticos. Ao escrever este livro para cursos de nível intermediário em macroeconomia, meu objetivo foi tornar a macroeconomia compreensível, relevante e (acreditem ou não) divertida. Aqueles entre nós que optaram por ser macroeconomistas profissionais assim o fizeram porque nós somos fascinados por essa área de estudos. Mais importante, acreditamos que o estudo da macroeconomia pode esclarecer muita coisa sobre o mundo, e que as lições aprendidas, caso aplicadas apropriadamente, podem fazer do mundo um lugar melhor.

Espero que este livro transmita não somente os conhecimentos acumulados de nossa profissão, mas também todo o entusiasmo e o sentido prático desses conhecimentos.

Resenha: Macroeconomia - N. Gregory Mankiw

Abordagem deste livro

 
Os macroeconomistas compartilham um conjunto de conhecimentos, mas nem todos têm a mesma perspectiva sobre a melhor maneira de transmitir tais conhecimentos. Começarei esta nova edição recapitulando quatro de meus objetivos que, conjuntamente, definem a abordagem do livro para o campo da macroeconomia.

Em primeiro lugar, tento proporcionar um equilíbrio entre as questões de curto prazo e de longo prazo no âmbito da macroeconomia. Todos os economistas concordam que políticas públicas e outros eventos influenciam a economia ao longo de diferentes horizontes de tempo. Vivemos em nosso curto prazo, embora também vivamos no longo prazo herdado de nossos pais. Como resultado, os cursos de macroeconomia precisam abordar tanto questões de curto prazo, como o ciclo econômico e as políticas de estabilização, quanto questões de longo prazo, como o crescimento econômico, a taxa natural de desemprego, a persistência da inflação e os efeitos do endividamento público. Nenhum desses dois horizontes de tempo prevalece sobre o outro.

Em segundo lugar, integro os critérios da teoria keynesiana e da teoria clássica. Embora a Teoria Geral de Keynes proporcione os fundamentos para grande parte de nosso entendimento atual sobre as flutuações econômicas, é importante lembrar que a economia clássica proporciona as respostas corretas para muitas questões fundamentais.

Neste livro, incorporo muitas contribuições dos economistas clássicos que antecederam Keynes e dos novos economistas clássicos das três últimas décadas. É oferecida, por exemplo, cobertura substancial para a teoria dos fundos de empréstimos que trata da taxa de juros, para a teoria quantitativa da moeda e para o problema da inconsistência temporal. Simultaneamente, reconheço que muitas das ideias de Keynes e dos neokeynesianos são necessárias para compreendermos as flutuações econômicas. Uma cobertura substancial é também dedicada ao modelo IS-LM para a demanda agregada, ao conflito de escolha entre inflação e desemprego no curto prazo e aos modelos modernos que tratam da dinâmica do ciclo econômico.

Em terceiro lugar, apresento a macroeconomia utilizando uma variedade de modelos simples. Em vez de fazer de conta que existe um único modelo, completo o suficiente para explicar todos os aspectos da economia, incentivo os leitores a aprenderem a utilizar e comparar um conjunto de modelos importantes.

Essa abordagem conta com o valor pedagógico de manter relativamente simples cada um dos modelos, o que é apresentado no âmbito de um ou dois capítulos. Mais importante ainda, essa abordagem induz os alunos a raciocinarem como economistas, que sempre têm em mente vários modelos ao analisarem eventos econômicos ou políticas públicas.

Em quarto lugar, enfatizo que a macroeconomia é uma disciplina empírica, motivada e orientada por ampla gama de experiências. Este livro contém inúmeros Estudos de Caso que utilizam a teoria macroeconômica para lançar luz sobre dados ou eventos do mundo real. Para enfatizarem a extensa aplicabilidade da teoria básica, os Estudos de Caso abordam tanto questões atuais enfrentadas por economias de todo o mundo, quanto episódios históricos dramáticos. Eles ensinam o leitor a aplicar princípios econômicos a questões relacionadas com a Europa do século XIV, a Ilha de Yap, a terra de Oz e os jornais dos dias de hoje.

Material Suplementar

 
Este livro conta com o seguinte material suplementar:

  • Banco de Questões (em inglês) – restrito a docentes cadastrados.

O acesso ao material suplementar é gratuito. Basta que o leitor se cadastre e faça seu login em nosso site (www.grupogen.com.br), clicando em GEN-IO, no menu superior do lado direito. O acesso ao material suplementar online fica disponível até seis meses após a edição do livro ser retirada do mercado. Caso haja alguma mudança no sistema ou dificuldade de acesso, entre em contato conosco (gendigital@grupogen.com.br).

Sumário do livro

 
Parte 1 | Introdução

1. A Ciência da Macroeconomia

2. Os Dados da Macroeconomia

Parte 2 | Teoria Clássica: A Economia no Longo Prazo

3. Renda Nacional: De Onde Ela Vem e para Onde Ela Vai

4. O Sistema Monetário: O que é e como funciona

5. Inflação: Causas, Efeitos e Custos Sociais

6. A Economia Aberta

7. Desemprego e o Mercado de Mão de Obra

Parte 3 | Teoria do Crescimento: A Economia no Longuíssimo Prazo

8. Crescimento Econômico I: Acumulação de Capital e Crescimento Populacional

9. Crescimento Econômico II: Tecnologia, Prática e Políticas

Parte 4 | Teoria do Ciclo Econômico: A Economia no Curto Prazo

10. Introdução às Flutuações Econômicas

11. Demanda Agregada I: Construindo o Modelo IS-LM

12. Demanda Agregada II: Aplicando o Modelo IS-LM

13. A Economia Aberta Revisitada: O Modelo Mundell-Fleming e o Regime da Taxa de Câmbio

14. Oferta Agregada e o Trade-off entre Inflação e Desemprego no Curto Prazo

Parte 5 | Tópicos sobre Teoria e Política Macroeconômica

15. Um Modelo Dinâmico para Flutuações Econômicas

16. Perspectivas Alternativas nas Políticas de Estabilização

17. Endividamento do Governo e Déficits Orçamentários

18. O Sistema Financeiro: Oportunidades e Perigos

19. Os Microfundamentos do Consumo e do Investimento

Conclusão

Glossário

Índice Alfabético

Leia uma amostra de páginas:

N. Gregory Mankiw | Macroeconomia

Sobre o autor

 
Gregory Mankiw

É professor de Economia, titular da cadeira Robert M. Beren na Harvard University, nos EUA. Participa regularmente de debates acadêmicos e sobre política econômica. Seu campo de pesquisas se estende além do ramo da macroeconomia e inclui trabalhos sobre ajuste de preços, comportamento do consumidor, mercados financeiros, política monetária e fiscal, bem como crescimento econômico. Além de seus compromissos em Harvard, é pesquisador do National Bureau of Economic Research, membro do Brookings Panel on Economic Activity, curador do Urban Institute e conselheiro do Congressional Budget Office e dos bancos centrais de Boston e de Nova York. De 2003 a 2005, foi presidente do Council of Economic Advisers (Conselho de Consultores em Economia), órgão vinculado à presidência dos EUA.

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.