8 de setembro de 2020

Resenha: Marketing na Era Digital

por Martha Gabriel

O livro Marketing na Era Digital — best-seller e referência tanto na academia quanto no mercado — está completando 10 anos desde a sua primeira edição. O Grupo GEN | Editora Atlas acaba de lançar a 2ª edição da obra, superespecial e comemorativa, completamente ampliada e atualizada.

A nova edição traz temas como Inteligência Artificial para Marketing, Netnografia, Influenciadores, Comunidades, Data Analytics, Automação, Neuromarketing e muito mais. O livro ainda disponibiliza acesso à plataforma Insiders por 30 dias.

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Prefácio do livro Marketing na Era Digital – por Mauro Segura

 
Eu estava em um grande evento de mercado para líderes de marketing quando ouvi, por acaso, duas pessoas conversando ao meu lado. Um deles disse que não estava conseguindo acompanhar a transformação do marketing e tinha muita dificuldade de entender tudo que estava se passando para fazer as mudanças que precisava dentro da empresa. O outro balançou a cabeça concordando e respondeu dizendo que tinha uma dica que poderia ajudar muito. Disse que, em vez de entrar num curso ou sair pesquisando aleatoriamente, ele deveria ter em mãos um livro que era a bíblia do marketing digital, em português. Foi aí que estiquei a cabeça ainda mais para ouvi-lo. O livro chamava-se Marketing na era digital, de Martha Gabriel. Anotei em um papel e dias depois o adquiri. Isso foi em 2011, a primeira vez que ouvi o nome da Martha.

Fiquei encantado com o livro. Ele se tornou minha referência diária. Logo comprei um segundo exemplar: um para ter em casa e outro pousado na minha mesa de trabalho. Passei a recomendá-lo para muitos colegas e cheguei a comprar vários exemplares para dar de presente. Meses depois, soube que Martha daria uma palestra num evento da HSM. Apareci lá e fui capturado pela incrível capacidade de comunicação e conhecimento da Martha. Ali estava alguém que olhava para frente, com profundo domínio técnico, conectada com a realidade, e falava coisas que eram desconhecidas para mim, mas que me encantavam.

Conheci pessoalmente a Martha num evento em Paraty, em 2012, onde ela participou de um painel sobre publicidade e meios digitais. Fui ao evento com a intenção de conhecê-la. Me apresentei, conversamos um bocado, e ela carinhosamente me deu um livro chamado Conversando com computadores, de sua autoria. Esse livro foi resultado de seu mestrado e era um tema que ela disse adorar. Foi a primeira vez que tive em mãos um livro dedicado a falar sobre o potencial da criação de novas possibilidades interativas e artísticas a partir da conversa entre humanos e computadores via voz, ou seja, linguagem natural. Isso soava como ficção científica.

Nessa época, as tecnologias de reconhecimento e síntese de fala na Web ainda eram incipientes. Ela estava falando de User Experience, termo que, anos mais tarde, entraria no jargão da inovação e do marketing digital. Lembro de ter pensado: “Essa mulher é incrível. Ela pensa em marketing, tecnologia, futuro e novas experiências, tudo junto e misturado. Preciso segui-la. Ela fala coisas que eu não conheço e às vezes não entendo, preciso ficar próximo dela e ver até onde isso vai”. Foi exatamente ali, em 2012, naquele evento em Paraty, que eu “adotei” a Martha.

Atualmente, é comum encontrarmos profissionais que se apresentam como especialistas em marketing, tecnologia ou inovação. São áreas proeminentes, de grande demanda e que passam por significativa transformação. Porém, são perfis com fronteiras definidas: existem os técnicos e os visionários. Ou, de outro modo, os que têm os pés no chão e aqueles que voam, que conseguem sair da realidade e desenhar o futuro. Não é nada comum encontrarmos um profissional com uma combinação balanceada dos dois perfis. A Martha é uma exceção à regra.

Ela consegue navegar muito bem por esses dois extremos, talvez pela sua formação, por ser técnica com pós-graduação em marketing, artes e design, por ser professora, escritora e comunicadora, consultora, mas também pela incrível capacidade de se desplugar da realidade e ver transformações que os profissionais do dia a dia não conseguem ver. Por fim, e parece que não podia ser diferente, ela é altamente engajada digitalmente, participando ativamente das principais mídias sociais e compartilhando conteúdo de valor a todo momento, de forma generosa e sempre acessível. Atualmente uma das principais autoridades no Brasil quando se fala em marketing e inovação digital, Martha é referência, provendo consultoria no mundo empresarial e sendo uma das palestrantes mais reconhecidas no mercado, no país e no exterior.

Seus livros, cursos e palestras são fontes importantes para profissionais e organizações. O livro Marketing na era digital da Martha foi lançado em 2010. O título, ousado na sua simplicidade e abrangência, chamava a atenção por pretender cobrir um tema ainda árido e ligado a um futuro incerto. Naquela época, marketing digital aparecia nas últimas páginas dos planos de marketing das organizações, quase como um complemento, no estilo “se der tempo, a gente fala sobre isso”, devido à baixa relevância que as empresas davam ao assunto, aos questionáveis resultados que ele gerava e ao desconhecimento que os profissionais de marketing tinham a respeito do tema. Tudo era muito novo. Parecia algo bacana, muito promissor, mas difícil de entender, fazer e medir.

O livro que você tem em mãos é um best-seller. E não é por acaso. São vários os motivos, mas alguns merecem ser citados. O primeiro deles, e foi o que primeiramente me capturou, é por ser referência nos principais temas que envolvem o mundo do marketing digital contemporâneo. Vivemos em um mundo conectado digitalmente e cercado de tecnologias emergentes com impacto direto na sociedade, provocando imensas transformações culturais, sociais e econômicas, criando possibilidades que nenhum profissional de marketing aprendeu na escola.

Essa obra ajuda a entender o novo contexto do marketing, desmistificando e explicando didaticamente todo o bombardeio de temas emergentes a que o marketing está sendo submetido. Martha não apenas elabora a adoção dessas transformações no ambiente de marketing, mas também explora as tecnologias digitais de maior impacto que podem ser usadas para compor uma estratégia de sucesso.

A segunda razão é a incrível capacidade que o livro tem de juntar as coisas, criar cenários e, principalmente, cobrir planejamento nos tempos atuais, não apenas falando de conceitos essenciais, mas também de metodologia. Daí o livro parte para apresentar alternativas eficazes de estratégias digitais de marketing, abrindo a cabeça do leitor e descortinando um mundo em que muitos profissionais de marketing ainda engatinham.

Um ponto de extrema satisfação é a descoberta de que este não é um livro comum. É uma espécie de livro hiperlink, repleto de referências e casos na Web, que podem ser acessados por QRCode ou por links descritos. Isso torna o livro muito mais dinâmico, divertido e substancioso, porque nos tira do papel e nos leva para a Web, o que nos oferece uma nova experiência de leitura. Nesta segunda edição, a obra cresceu em volume e profundidade de temas, em função da dinâmica do escopo da atividade de marketing, mas também por conta da demanda de leitores estudantes e profissionais da área. Adorei descobrir que storytelling ganhou profundidade no livro porque mais do que nunca o marketing precisa saber contar histórias de novas formas, com novos meios e abordagens.

Surgiram temas novos que não existiam na primeira edição, como marketing de conteúdo, automação de marketing, neuromarketing e marketing de influência, que são assuntos que precisam estar na primeira página de prioridades de qualquer profissional de marketing atualizado. Me surpreendi com um capítulo dedicado à Netnografia, que é o ramo da Etnografia que analisa o comportamento de indivíduos e grupos sociais no ambiente on-line, assunto raro em livros de marketing. Muito bom!

O fato é que novas técnicas, conceitos, tecnologias e ferramentas continuam surgindo, imprimindo mais pressão numa profissão que já se transforma continuamente. Tenha esta obra ao seu lado, na cabeceira da cama, e siga a Martha Gabriel nos canais digitais, para continuar atualizado.

Por fim, e não menos importante, o livro é a evidência absoluta da mutação dos profissionais de marketing, que se tornaram dependentes tecnológicos ao longo da última década, para agora se transformarem definitivamente em profissionais de tecnologia. Ainda estamos no meio desse processo, mas a evolução é inevitável, não somente por uma questão de necessidade, mas principalmente de sobrevivência. Olhar a curva da evolução dessa turma é assustador. Essa transformação não implica apenas a necessidade absoluta de os profissionais estudarem e se atualizarem constantemente, fazendo de nós estudantes eternos de novas tecnologias que surgem por todos os lados, mas também denuncia o profundo estado emocional que nós, profissionais de marketing, estamos vivendo.

Muitos de nós iniciamos nossas carreiras em marketing e comunicação como profissionais amantes da criação, do desapego aos números e do desprezo às ciências exatas. Ou seja, amantes da arte, do texto impactante, do envolvimento emocional, do design estonteante, da publicidade de 30 segundos e das decisões empíricas. Ao longo do tempo, essa expectativa mudou radicalmente. Hoje falamos de um marketing mais assertivo, racional, analítico, estatístico, em tempo real, tecnológico, ou seja, quase científico. Não é mais meramente uma questão de conhecimento específico, mas da nossa capacidade de trabalhar diferente.

Isso não significa que o marketing dos bons tempos desapareceu, muito pelo contrário, porém nunca os profissionais tiveram tantos superpoderes como agora, com tantas alternativas e possibilidades de criar, inovar e entregar experiências relevantes para os clientes e consumidores.

Tenha certeza de que esta obra será sua referência no dia a dia, seu MBA. Você pode consumi-lo como um livro comum, lendo as páginas cronologicamente, ao longo do tempo. Ou pode fazer como eu faço, dedicando cinco minutos por dia a ele, disciplinadamente, todos os dias, abrindo as páginas aleatoriamente e lendo sobre um item/tema qualquer, como pílulas de conhecimento diárias. É um livro sem início, meio e fim definidos. Você pode também adotá-lo como um assistente secreto, um manual sempre ao seu lado para ser consultado quando necessário. Podemos chamá-lo de manual dos novos superpoderes dos profissionais de marketing. Não importa. Independentemente da forma como pretende consumi-lo, este livro vai capturar você.

Boa viagem!

Resenha: Marketing na Era Digital

Prefácio da obra – por Pyr Marcondes

 
Por que evoluir é vital. E por que ler este livro também. A obra e o trabalho da Martha Gabriel e do Rafael Kiso os precedem. A Martha é destacadamente a maior autora e mais qualificada conhecedora de marketing na era digital do Brasil. Além de consultora. Além de pesquisadora e cientista. Além de artista tech. Além de uma brilhante e consagrada palestrante internacional e autora das mais relevantes obras do marketing contemporâneo no país nos últimos anos. Ah… além de uma pessoa maravilhosa também.

O Rafael, antes lá, quietinho, na sua natural orientalidade, saiu de São José dos Campos, onde criou um grupo de empresas de marketing digital, para conquistar expressão cada vez mais notória em âmbito nacional, seja com suas empresas, seja com seus cursos e palestras. E, agora, também com este livro. Vê-los juntos nesta obra é um privilégio para quem, como eu, desfruta a honra e a felicidade de ser amigo de ambos, além de agora poder desfrutar também de um interno e confortante orgulho alheio, por saber que o que os leitores, graças a eles, vão ler aqui será de indiscutível valia, qualidade e originalidade, que só ambos, juntos, poderiam conceber.

O mundo nunca mais será o mesmo, isso não no futuro. Ele já não é mais o mesmo agora, neste exato segundo, comparativamente ao já longo e distante um segundo atrás. Achou rápido? Pois vai ser mais rápido ainda. Só vai acelerar. E o que você vai ler aqui? Você vai ler sobre essa velocidade. Você vai conhecer as bases conceituais e teóricas de como os novos avanços, plataformas e tecnologias do ambiente digital impactaram e estão transformando radicalmente a ciência da mercadologia.

Você vai entender mais sobre as mais relevantes técnicas e processos da transformação digital, e sua influência em nossas vidas, no comportamento humano, nos ambientes de mercado e nas marcas e empresas. Você vai compreender o impacto das redes conectadas nas sociedades. Vai, ainda, realizar como tudo isso não vai mais parar de evoluir e como é, e será sempre, importante, seguir permanentemente evoluindo você mesmo. Porque se você parar, virou passado.

Uma das formas ricas e pedagógicas de você não parar é exatamente devorar este livro da Martha e do Rafa. Que bem para lá de serem meus grandes amigos, são dois pensadores privilegiados da nossa vida contemporânea.

Boa leitura!

Assista ao vídeo de lançamento de Marketing na Era Digital!

 

Sobre os autores

 
Martha Gabriel

É um ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação. Futurista pelo IFTF (Institute For The Future), engenheira (Unicamp), pós-graduada em Marketing (ESPM de São Paulo) e Design (Belas Artes de São Paulo), mestre e Ph.D em Artes pela ECA/USP e formação executiva pelo MIT Sloan.

Autora dos best-sellers Marketing na era digital, Educar: a (r)evolução digital na educação e Você, eu e os robôs, foi duas vezes finalista do Prêmio Jabuti.

Consultora em inovação, conta uma ampla gama de clientes, incluindo corporações multinacionais, bancos, governo e universidades. Mais recentemente, tem atuado fortemente com processos de transformação digital, inteligência artificial e implementação de cultura de inovação para alinhamento com o novo contexto de negócios.

Professora de Inteligência Artificial no TIDD (Tecnologias da Inteligência e Design Digital) na PUC-SP, leciona também nas principais escolas de negócios do Brasil, incluindo Insper e Fundação Dom Cabral. Única brasileira a fazer parte da faculty internacional da CrossKnowledge, uma das top 5 empresas de capacitação corporativa online no mundo.

Palestrante em 5 TEDx, keynote internacional com mais de 75 apresentações no exterior, premiada 3 vezes como melhor palestra em eventos nos EUA. Keynote frequente em eventos de tecnologia, inovação e negócios, como Gartner DA, Gartner IT/XPO Symposium, IBM Think Summit, Web Summit Brasil, ODSC Brasil, Digitalks Expo, entre outros.

Influenciadora digital, escreve artigos técnicos, apresenta webséries e cobre grandes eventos internacionais de tecnologia e inovação para grandes corporações.

Agraciada com o Patrocínio Intelecto Digital Locaweb desde 2010.

Embaixadora no Brasil da Geek Girls LatAm, ONG de fomento de educação tecnológica para garotas focando na diminuição da inequalidade e no aumento da diversidade nas áreas de STEM (science, technology, engineering, mathematics).

Rafael Kiso

Rafael Kiso é considerado um dos melhores profissionais de planejamento estratégico digital do Brasil, tendo sido reconhecido pela Associação Brasileira dos Agentes Digitais (ABRADi). Formou-se em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Paraíba e fez cursos nas áreas de Marketing e Inovação pela Escola de Propaganda e Marketing (ESPM). É também Master Business pela HSM, escola onde teve a oportunidade de aprender com profissionais renomados como a própria Martha Gabriel.

Kiso iniciou a carreira como pesquisador de tecnologias relacionadas à Internet em 1998, no período em que trabalhava para o Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento da Univap. Alguns anos depois, participou do desenvolvimento do bankline do Itaú, com a responsabilidade de analisar requisitos de negócio e programar códigos para transformar os sistemas legados em sistemas web. Unindo seus conhecimentos em comunicação, marketing e tecnologia, ele criou a Focusnetworks, consultoria de marketing digital on-life, que, em 20 anos de mercado, foi responsável por soluções que potencializam negócios por meio do universo digital de grandes empresas nacionais e internacionais líderes de mercado como Google, Intel, Chevrolet, Jose Cuervo, Embraer, Globo, Lindt Chocolate, Pullman, PlusVita, HTH, Companhia Athletica, DKT International, Wow Nutrition, Bimbo, Anbima, entre outras marcas.

Dentro da Focusnetworks, criou a startup mLabs, atualmente a maior ferramenta de gestão de redes sociais do Brasil. Criador da estratégia chamada unbound marketing, a mLabs saiu do zero e chegou à liderança de mercado, com 130 mil clientes em apenas quatro anos. Kiso é hoje CMO da mLabs, conselheiro da Focusnetworks e professor especialista na Digital House.

Kiso também é fonte para matérias em veículos como Exame, O Globo, Estadão, Globonews, Jovem Pan, Meio & Mensagem, Uol, Valor Econômico, entre outros. Palestrante dos maiores eventos de marketing digital e negócios do país.

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  • Martha Gabriel
    Martha Gabriel

    É considerada uma das principais pensadoras digitais no Brasil, referência em inovação, transformação e educação digitais. Autora de dois best-sellers e finalista do Prêmio Jabuti, é também premiada palestrante keynote internacional, tendo realizado mais de 70 apresentações no exterior, além de 4 TEDx. É uma das palestrantes mais requisitadas do Brasil, realizando mais de 100 palestras por ano. Apresentadora da websérie “Caminhos da Inovação” da Desenvolve SP e do Mundo Digital e “SEBRAE Digital” na Rádio Jovem Pan. Rankeada entre os 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro pela ProXXIma, entre os Top 50 Marketing Bloggers mais influentes do mundo pelo KRED e Homenageada Especial do Prêmio Profissional Digital ABRADi 2017. Executiva e consultora nas áreas de business, inovação e educação. Engenheira pela Unicamp, pós-graduada em marketing pela ESPM-SP e em design pela Belas Artes-SP, mestre e Ph.D em artes pela ECA-USP e educação executiva pelo MIT. Professora de pós-graduação na PUC-SP, no TIDD – Tecnologias da Inteligência e Design Digital, de MBAs, e de Faculty Internacional da CrossKnowledge. Sócia da Martha Gabriel Consulting & Education e da startup Nethics Educação.