20 de setembro de 2019

Resenha: Mercado de Capitais

por Juliano Pinheiro

Aprenda tudo sobre o Mercado financeiro na prática. Com exemplos, questões e exercícios para aprofundar o conteúdo, o livro Mercado de Capitais, de Juliano Pinheiro, contém uma análise completa e sistematizada dos principais conceitos do mercado de capitais e suas operações.

De maneira didática, o conteúdo do livro está estruturado em quatro partes:

  • Parte I — Ambiente financeiro: oferece uma visão integrada de diversos conceitos fundamentais para a compreensão do sistema financeiro, com abordagem sistêmica.
  • Partes II e III — Mercado de capitais e Bolsas de valores: de caráter operacional, visam à criação de subsídios para o entendimento e a operação do mercado de capitais e das bolsas de valores.
  • Parte IV — Análise de ações: indicada para pessoas que pretendem compreender e utilizar o mercado de capitais, apresenta as principais ferramentas para administração financeira e análise de ações como opção de investimento.

O livro contempla, ainda, o conteúdo adequado às certificações CPA-10 e CPA-20 da ANBIMA, CNPI da Apimec e PQO do segmento Bovespa, bem como de Agente Autônomo de Investimento (AAI) e Empregados das Instituições Financeiras com Atividades e de Distribuição de Títulos e Valores Mobiliários da ANCORD e CFP® – Certified Financial Planner – do IBCPF.

Nesta edição, veja também:

  • Questões para Consolidação
  • Testes de Verificação
  • Capítulo dedicado à B3 e seus novos segmentos de atuação
  • Exemplos práticos

Prefácio da obra Mercado de Capitais

 
Resenha: Mercado de Capitais

Para aqueles que desejam conhecer e compreender o mercado de capitais ou especificamente a bolsa de valores, investir neles seus recursos ou tornar-se um analista de bolsa, eis um livro que eu gostaria de ter encontrado quando, há mais de duas décadas, comecei a dar os primeiros passos como estudioso do tema.

As bolsas de valores e seu entorno constituem um mundo apaixonante, que descobri em meados dos anos 1980. Em agosto de 1984, quando comecei minha graduação em Administração, quase não havia manuais e textos disponíveis que preenchessem, de forma didática e específica, as lacunas do conhecimento na área de mercado de capitais. Já no final da década de 1980, quando me iniciei nas atividades docentes, pensei em elaborar algumas apostilas para subsidiar minhas turmas de Mercado Financeiro, as quais posteriormente evoluíram para os rascunhos do que em 2001 viria a ser a primeira edição deste livro.

O passo para o início desta publicação foi minha ida, em 1997, para a Espanha fazer mestrado em busca de conhecimento científico sobre o tema. Em 1999, de volta ao Brasil a fim de obter informações para subsidiar meu doutorado, visualizei, com incentivo de colegas e alunos, o momento oportuno para lançar a primeira edição. A princípio, a ideia pareceu-me prematura, pois quanto mais aprofundava os estudos sobre o tema, mais ideias para seu aprimoramento surgiam. Portanto, a decisão mais importante que tive de tomar foi sobre qual o momento ideal para interromper tais estudos e transformá-los em livro. Mas, como dizia um grande mestre da pintura, referindo-se às obras de arte: “As obras não se terminam, se param em algum momento”. Com um livro pode ocorrer o mesmo. Devemos encontrar momentos para apresentá-lo e com isso gerar oportunidades para críticas e contribuições dos leitores com o intuito de dar continuidade a seu amadurecimento.

Este livro pretende, partindo do zero, aproximar passo a passo o leitor do mercado de capitais. Como consequência, ele não exige nenhum conhecimento prévio sobre o tema. O que se pretende é conduzir o leitor desde o básico sobre o ambiente financeiro, passando pelas bolsas de valores, até as análises de ações. Foram utilizados exemplos, com certa profundidade, a partir da segunda parte do livro, quando a novidade ou complexidade dos temas tratados assim o requeriam. Na primeira parte, no entanto, onde os aspectos descritivos foram priorizados, os exemplos se limitaram ao possível.

Com a 9ª edição, o livro completa 18 anos desde o lançamento de sua primeira edição, em 2001. Neste ínterim, o mundo e especificamente o Brasil passaram por rápidas mudanças, profundas e constantes no mercado financeiro. Os avanços na tecnologia da informação e na teoria de investimentos levaram à criação de novos tipos de títulos e estratégias de negociação. A grande crise de 2008 também contribuiu para uma redefinição da regulação dos mercados e consequentemente dos tipos de operações e sua negociação. O livro, acompanhando esse dinamismo, também evoluiu com o mercado de capitais.

No caso brasileiro, as recentes mudanças ocorridas em seu mercado de capitais trouxeram uma nova configuração e para a bolsa com o surgimento da B3, bolsa resultante da fusão da BM&fBovespa com a CETIP, bem como da utilização ou acesso ao mercado por parte das empresas. A 9ª edição de Mercado de capitais resultou da atualização e ampliação da edição anterior tendo em vista essas transformações, do aprofundamento em temas diretamente relacionados com a compreensão desse novo cenário e da eliminação de algumas passagens que não faziam mais sentido nesse novo contexto.

Quanto à atualização e ao aprofundamento dos conhecimentos, esta edição traz avanços significativos se comparada à anterior. Os avanços ocorreram em três linhas:

• Na Parte I: Ambiente Financeiro, o Capítulo 3: Mercados Financeiros foi atualizado com as novas normas de fundos de investimento e um pouco de história do seu surgimento no Brasil. O Capítulo 4: Crises Financeiras Internacionais foi atualizado e reestruturado, principalmente nos itens das crises mais recentes.

• Já na Parte II: Mercado de Capitais, o Capítulo 6: Valores Mobiliários foi ampliado, especificamente no item sobre debêntures. O Capítulo 7: Mercado de Capitais e as Empresas foi totalmente reescrito e atualizado, visando proporcionar um aprofundamento nas questões relativas à captação de recursos através do mercado de capitais, no processo de abertura de capital e IPO.

• Na Parte III: Bolsas de Valores, o Capítulo 9: A Bolsa de Valores no Brasil foi totalmente reescrito. Seu nome foi alterado para B3 – Brasil, Bolsa, Balcão em razão da nova bolsa resultante da fusão da BM&FBovespa com a CETIP.

Nele foram incluídos temas relacionados ao surgimento da B3, bem como de sua nova estrutura e dinâmica operacional.

Juliano Lima Pinheiro

Gostou de saber os detalhes do livro Mercado de Capitais? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber dicas no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Juliano Pinheiro
    Juliano Pinheiro

    Juliano Lima Pinheiro É Doutor e Mestre em investimentos e mercado de capitais, professor e palestrante. Ao longo de mais de 30 anos de uma trajetória profissional abrangente, Juliano Pinheiro passou pela vivência prática como executivo em instituições financeiras e gestoras de investimento, como conselheiro em instituições representativas de mercado como Anbima e Apimec, e também pela área de ensino e pesquisa acadêmica atuando em cursos de MBA, doutorado, mestrado e graduação do Ibmec, FDC, PUC e UFMG. De 2007 a 2018, montou e foi o Diretor de Gestão da Fiere Investimentos, uma Gestora de Recursos, gerindo fundos de investimento e administrando carteiras para clientes. Detentor da Medalha Economista Paulo Camilo de Oliveira Pena em 2013, Juliano é referência na área de Mercado Financeiro e Mercado de Capitais. Atualmente é Vice Presidente Executivo do IBEF-MG, leciona na UFMG nos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Ciências Contábeis e realiza palestras por todo o Brasil.