2 de setembro de 2021

Resenha: Mercado Financeiro – Assaf Neto

por Alexandre Assaf Neto

Uma visão abrangente e moderna dos mercados financeiros e de capitais. Alexandre Assaf Neto aborda o funcionamento de suas instituições e operações financeiras, bem como apresenta os principais exemplos de avaliação dos ativos negociados e de seus riscos. O livro Mercado Financeiro está atualizado com as operações de swap tradicional e reverso pelo Banco Central, análise dos créditos direcionados no Brasil, cálculos da taxa de câmbio nominal e real, COE – Certificado de Operações Estruturadas, a nova estrutura da B3 – Brasil, Bolsa e Balcão, Investimentos ESG, entre outras contribuições.

Além disso, este livro está fundamentado no modelo de desenvolvimento econômico baseado principalmente na participação do setor privado e esclarece:

  • como funcionam os mercados financeiros;
  • qual sua participação e importância no desenvolvimento da economia e no contexto de seus diversos agentes;
  • como são avaliados os instrumentos financeiros negociados no mercado;
  • como são tomadas as decisões financeiras e estabelecidas as estratégias de investimentos;
  • como utilizar os mercados financeiros e de capitais na gestão de risco.

Clique aqui para saber mais!

Prefácio do livro Mercado Financeiro

 
A ideia de escrever este livro foi motivada pela crescente importância que o estudo do mercado financeiro e de capitais vem assumindo no contemporâneo ambiente econômico mundial. O sucesso empresarial passa, necessariamente, pela dinâmica dos mercados financeiros, avaliando as diversas estratégias e decisões de investimentos, financiamentos e gestão de risco.

O objetivo essencial do livro é o de oferecer uma visão ampla e moderna dos mercados financeiros e de capitais, abordando o funcionamento de suas instituições e operações financeiras e estudando os principais modelos de avaliação dos ativos negociados e de seus riscos.

O livro adota como premissa para o moderno estudo dos mercados financeiros um modelo de desenvolvimento econômico baseado principalmente na participação do setor privado. A função do governo, nesse contexto, restringe se a promover políticas econômicas direcionadas ao aperfeiçoamento do mercado, permitindo que os preços sejam regulados livremente pelas forças de oferta e procura. A regulação e o controle devem voltar-se para eliminar as imperfeições e incentivar a eficiência de mercado, permitindo melhor avaliação e alocação dos recursos.

O estudo proposto procura, em essência, esclarecer as seguintes questões: como funcionam os mercados financeiros; qual sua participação e importância no desenvolvimento da economia e no contexto de seus diversos agentes; como são avaliados os instrumentos financeiros negociados no mercado; como são tomadas as decisões financeiras e estabelecidas as estratégias de investimentos; como utilizar os mercados financeiros e de capitais na gestão de risco.

Estrutura do Livro

 
O livro está dividido em 19 capítulos, cobrindo as partes mais importantes da matéria. Os dois primeiros capítulos preocupam-se com a visão econômica, estudando os principais conceitos e indicadores macroeconômicos com repercussões sobre os mercados financeiros. O Capítulo 1 aborda a intermediação e a atividade econômica, assuntos considerados essenciais a um melhor entendimento dos mercados financeiros. O Capítulo 2 estuda as três políticas econômicas que os governos geralmente utilizam para atuarem sobre os mercados: política monetária, política fiscal e política cambial.

O Capítulo 2 trata também da inflação brasileira e seus principais indicadores de preços, e descreve os programas econômicos adotados no país visando debelar a inflação e promover o crescimento econômico. O Capítulo 3 desenvolve a estrutura e o funcionamento do sistema financeiro nacional, cujo objetivo básico é o de promover, de forma mais eficiente possível, a formação dos fluxos de fundos entre os agentes tomadores e aplicadores de recursos. O capítulo descreve, ainda, os organismos financeiros internacionais.

O Capítulo 4 descreve a intermediação financeira de forma segmentada, enfatizando o mercado monetário e o mercado de crédito. Descreve também os principais títulos de crédito e títulos públicos negociados nesses mercados. O Capítulo 5, em continuação ao estudo dos Mercados Financeiros, aborda o mercado de capitais e o mercado cambial, tratando ainda dos principais instrumentos financeiros negociados. O Capítulo 6 desenvolve as técnicas fundamentais de cálculo financeiro e de estatística aplicadas à avaliação econômica e análise de risco de títulos e valores mobiliários, conforme estudados ao longo do livro.

O Capítulo 7 estuda a formação das taxas de juros da economia brasileira e a determinação do spread bancário. O capítulo destaca a taxa básica de juros do mercado financeiro nacional e as demais taxas adotadas como referência para as negociações financeiras. O Capítulo 8 volta-se ao estudo do risco das instituições financeiras, abordando o risco de crédito, risco de mercado, risco cambial, risco operacional, risco soberano, risco legal e risco de liquidez. São tratados também no capítulo o risco de compliance, a Lei Sarbanes-Oxley e o Acordo de Basileia.

Com base nos conceitos e técnicas estudados, o Capítulo 9 trata das avaliações dos principais produtos financeiros negociados nos mercados financeiros nacional e internacional. O capítulo é fortemente ilustrado com aplicações práticas que envolvem as diversas operações de mercado.

Diante da grande importância assumida pelos bonds no mercado financeiro, tanto nacional como internacional, o Capítulo 10 dedica-se ao estudo dessa obrigação. Aborda, de maneira ilustrativa, a formação dos preços de mercado, determinação do yield to maturity e avaliação da maturidade e volatilidade dos títulos. Os Capítulos 11 e 12 estão direcionados ao estudo mais completo do mercado de ações, tratando dos conceitos gerais, formas de negociações e tipos de valores mobiliários, mercados primário e secundário, abertura de capital, indicadores de análise, modelos de avaliação de preços de mercado de ações, Novo Mercado e práticas de Governança Corporativa, além de investimentos em Private Equity e Créditos de Carbono.

O Capítulo 13 estuda a metodologia de avaliação de ações com base em suas expectativas de rendimentos. São abordados os critérios de análise econômica, os principais indicadores financeiros e o modelo básico do fluxo de caixa descontado. Os Capítulos 14, 15 e 16 estudam o risco, suas técnicas e modelos de mensuração aplicados às decisões tomadas no âmbito do mercado financeiro. São tratados, com maior destaque nos capítulos, o conceito de risco, medida de análise, teoria do portfólio, a teoria de Markowitz e diversificação do risco e os modelos de precificação de ativos (CAPM – Capital Asset Pricing Model).

Os Capítulos 17 e 18 completam a matéria, tratando do sofisticado mercado de derivativos e do uso desses instrumentos financeiros no gerenciamento do risco. Os capítulos priorizam uma abordagem bastante prática do assunto, incluindo diversos exemplos ilustrativos da matéria. São destacados no estudo de derivativos os mercados futuros (Cap. 17), mercados de opções e mercados a termo, assim como as operações de hedge e swaps (Cap. 18).

O Capítulo 19 engloba os principais investidores institucionais do mercado financeiro nacional, suas formas de atuação e principais estratégias e produtos financeiros. São estudados os Fundos de Investimentos, o mercado de seguros e as companhias seguradoras, as entidades de previdência privada e as companhias de capitalização. O Clube de Investimento, considerado também como investidor institucional, é estudado no Capítulo 3.

A Quem se Destina

 
A obra é indicada como livro-texto aos cursos de graduação que inserem, em seus currículos, as disciplinas Mercado Financeiro ou Mercado de Capitais. O livro é recomendado, ainda, como obra de referência em diversas outras disciplinas incluídas nas áreas de Economia, Administração e Contabilidade.

O livro também pode ser adotado como bibliografia – texto em diversos cursos de pós-graduação (lato sensu), programas de MBAs e treinamentos de interesse profissional. Para o leitor interessado em desenvolver aplicações práticas mais extensas sobre o conteúdo do livro, recomenda-se a obra Mercado financeiro: exercícios e prática, publicada em 2008 pela Inside Books Editora e de responsabilidade do próprio autor.

É importante destacar que o livro foi desenvolvido atribuindo prioridade aos conceitos de mercado financeiro, suas principais operações financeiras, avaliação de riscos e técnicas de análise. Está direcionado para um enfoque econômico e financeiro do mercado e suas relações com os diversos agentes da economia.

Nesse enfoque, o livro não dispensa maior importância a aspectos formais de normas, circulares, resoluções e outros instrumentos de normatização do mercado, bastante mutáveis em nossa realidade. Para atualização das normas legais e operacionais vigentes, recomenda-se ao leitor o acesso a publicações especializadas e sites oficiais. Importante ainda registrar que o desenvolvimento de toda matéria não indica, e também não é nossa intenção, propor quaisquer orientações de investimentos aos leitores. O propósito do livro é o de estudar os mais importantes conceitos do mercado financeiro, seu funcionamento e estrutura, principais operações e avaliação dos produtos financeiros e riscos.

Alexandre Assaf Neto

Nota à 15ª Edição

 
Como as demais edições, a 15ª edição deste livro manteve o trabalho de efetuar uma ampla revisão de seu conteúdo, detalhando melhor alguns conceitos, propondo novos exemplos e ilustrações, refazendo todos os cálculos e formulações, além de introduzir atualizações e novos temas atuais e de interesse para o estudo do Mercado Financeiro.

Nesse objetivo, devem ser destacados: operações de swap tradicional e reverso pelo Banco Central, análise dos créditos direcionados no Brasil, cálculos da taxa de câmbio nominal e real, Certificado de Operações Estruturadas (COE), a nova estrutura da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão –, Investimentos ESG, entre outras contribuições.

Ao longo dos capítulos, procurou-se manter destaques aos conceitos fundamentais desenvolvidos, geralmente por meio da inclusão de boxes ou sombreamentos, facilitando e agilizando a leitura.

Importante

 
Apesar de todos os nossos esforços na revisão e atualização deste livro, alguns erros de digitação ou diferentes interpretações para um mesmo conceito podem ainda permanecer. Pedimos desculpas aos leitores e agradecemos toda e qualquer manifestação apontando esses eventuais problemas. É nosso objetivo o aprimoramento constante da qualidade gráfica e de digitação e, principalmente, do conteúdo do livro.

O objetivo único deste livro é de caráter educacional. Não deve em nenhum momento ser interpretado como indicativo de um investimento.

Material suplementar

 
Este livro conta com os seguintes materiais suplementares:

  • Slides para apresentação (restrito a docentes cadastrados).

O acesso ao material suplementar é gratuito. Basta que o leitor se cadastre e faça seu login em nosso site (www.grupogen.com.br), clicando em GEN-IO, no menu superior do lado direito. O acesso ao material suplementar online fica disponível até seis meses após a edição do livro ser retirada do mercado.

Caso haja alguma mudança no sistema ou dificuldade de acesso, entre em contato conosco (gendigital@grupogen.com.br).

Sumário do livro Mercado Financeiro

 
1 – Intermediação Financeira
2 – Políticas Econômicas
3 – Sistema Financeiro Nacional
4 – Mercados Financeiros: Monetário e Crédito
5 – Mercados Financeiros: Capitais e Cambial
6 – Fundamentos de Avaliação
7 – Juros
8 – Riscos das Instituições Financeiras
9 – Produtos Financeiros
10 – Mercado de Renda Fixa – Avaliação de Bônus
11 – Mercado Primário de Ações
12 – Mercado Secundário de Ações
13 – Avaliação de Ações
14 – Risco, Retorno e Mercado
15 – Seleção De Carteiras e Teoria de Markowitz
16 – Modelos de Precificação de Ativos e Avaliação do Risco
17 – Derivativos – Mercados Futuros
18 – Derivativos – Mercados de Opções e Swaps
19 – Investidores Institucionais e Fundos de Investimentos
Glossário
Lista de Abreviaturas e Siglas
Lista de Símbolos
Bibliografia
Índice Remissivo

Leia uma amostra de páginas:

 
Alexandre Assaf Neto | Mercado Financeiro

Sobre o autor

 
Alexandre Assaf Neto

Economista e pós-graduado(mestrado e doutorado) em Métodos Quantitativos e Finanças no exterior e no país. Possui o título de livre-docente pela Universidadede São Paulo (USP). Professor Emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP e atua como professor e coordenador de cursos de desenvolvimento profissional, treinamentos in company e cursos de pós-graduação lato sensu – MBA. Autor e coautor de vários livros e mais de 70 trabalhos técnicos e científicos publicados em congressos e em revistas científicas com arbitragem no país e no exterior. Consultor de empresas nas áreas de Corporate Finance e Valuation e parecerista em assuntos financeiros.

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Alexandre Assaf Neto
    Alexandre Assaf Neto

    Economista e pós-graduado (mestrado e doutorado) em Métodos Quantitativos e Finanças no exterior e no país. Possui o título de livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP e atua como professor e coordenador de cursos de desenvolvimento profissional, treinamentos in company e cursos de pós-graduação lato sensu – MBA. Autor e coautor de vários livros e mais de 70 trabalhos técnicos e científicos publicados em congressos e em revistas científicas com arbitragem no país e no exterior. Consultor de empresas nas áreas de Corporate Finance e Valuation e parecerista em assuntos financeiros.