3 de novembro de 2020

Resenha: Negociação e Solução de Conflitos – Do Impasse ao Ganha-ganha Com o Melhor Estilo

por GEN.N&G

A negociação e o conhecimento como aliados na solução de conflitos. Com reflexões, exemplos e novas ideias, este livro parte de importantes discussões e pesquisas sobre a negociação e apresenta tanto conteúdo teórico quanto questões práticas do dia a dia.

Negociação e Solução de Conflitos – Do Impasse ao Ganha-ganha Com o Melhor Estilo mostra que o uso dos estilos de negociação e o conhecimento podem representar um diferencial na busca da melhor solução possível para os conflitos que surgem na empresa, na sociedade, na escola ou na família. O livro ainda traz um capítulo com dez exemplos práticos de negociação.

Prefácio da 2ª edição do livro Negociação e Solução de Conflitos

 
Resenha: Negociação e Solução de Conflitos - Do Impasse ao Ganha-ganha Com o Melhor Estilo

A negociação e a solução de conflitos são assuntos presentes no dia a dia de qualquer indivíduo, por isso o tema é de grande relevância e interesse. De maneira específica, no ambiente organizacional, negociar e solucionar conflitos fazem parte da rotina dos executivos, tendo em vista as necessidades, os interesses e as ideias diversas que surgem no ambiente de trabalho a partir dos relacionamentos humanos.

Nos últimos 20 anos desde a publicação de Negociação e solução de conflitos: do impasse ao ganha-ganha através do melhor estilo, o objetivo dos autores foi contribuir para a bibliografia da área, permitindo aos seus leitores reflexões, percepções e conhecimentos fundamentais sobre o tema, aplicado em situações do cotidiano e também no contexto organizacional.

Pode-se afirmar que, ao longo desse período, a temática foi se consolidando no país. Contudo, a abordagem dos estilos para a melhor condução de uma negociação, diferencial deste livro, continua objeto de poucas publicações e de grande aceitação pelo público em geral, pois conhecer os estilos e suas aplicações no contexto de negociação auxilia na solução de conflitos e na busca pelo acordo.

Durante esse tempo, o livro foi muito utilizado como fonte de consulta no ambiente organizacional e amplamente abordado no ambiente acadêmico, isto é, nas diversas disciplinas de negociação ministradas em cursos de graduação e pós-graduação nas instituições de ensino do país, preparando os executivos na prática da negociação, além de ser citado como referência em diversas publicações científicas.

Nesse sentido, visando atualizar a discussão iniciada na primeira edição, esta segunda edição consolida o debate em torno dos principais conceitos de negociação, descreve o conflito e os seus vários aspectos e apresenta as classificações de estilos de negociação e de solução de conflitos. A importância de se conhecer os estilos é grande, pois auxilia o negociador a reconhecer seu comportamento, bem como das outras
pessoas envolvidas, tornando-se diferencial para ser bem-sucedido em um processo de negociação.

Dentre as principais alterações introduzidas por esta edição, destacam-se a nova formatação dos capítulos, permitindo ao leitor compreender os objetivos de aprendizagem no início de cada capítulo, a introdução das seções “Você sabia?”, “Atenção” e “Importante”, e a inclusão de um resumo executivo com os principais pontos abordados pelo capítulo. Além disso, houve a atualização das referências, bem como a reorganização do capítulo que tratava dos exemplos, trazendo questões ao final de cada exemplo.

Esperamos que a atual edição traga importantes reflexões ao público geral neste envolvente tema.

Os Autores

Quer saber mais sobre o livro? Veja aqui!

 

Material suplementar

 

Este livro conta com os seguintes materiais suplementares:

  • Sugestões de Respostas: Exemplos Práticos 1 e 2 (acesso livre).
  • Sugestões de Respostas: Exemplos Práticos 3 a 10 (disponível apenas para docentes).

O acesso aos materiais suplementares é gratuito. Basta que o leitor se cadastre e faça seu login em nosso site (www.grupogen.com.br), clicando em GEN-IO, no menu superior do lado direito.

O acesso ao material suplementar online fica disponível até seis meses após a edição do livro ser retirada do mercado. Caso haja alguma mudança no sistema ou dificuldade de acesso, entre em contato conosco (gendigital@grupogen.com.br).

Leia uma amostra de páginas:

 
Dante Pinheiro Martinelli, Ana Paula de Almeida e Melissa Franchini Cavalcanti Bandos | Negociação e Solução de Conflitos

Sobre os autores

 
Dante Martinelli
Professor titular aposentado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Possui graduação em Economia, graduação em Administração, mestrado em Administração, doutorado em Administração e livre-docência pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Realizou programas de pós-doutorado na Universidade HEC e na Universidade do Quebec. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Pequenas e Médias Empresas Autor de dezesseis livros e dezenove capítulos de livro sobre negociação, visão sistêmica, desenvolvimento local e pequenas e médias empresas. Publicou mais de 180 artigos completos em periódicos e em anais de congressos. Foi Coordenador de Administração Geral (CODAGE) na Reitoria da USP. Foi Coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo. É vice-presidente de Inovação e Tecnologia do Instituto para a Valorização da Educação e da Pesquisa no Estado de São Paulo (IVEPESP). Foi presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio da USP e Diretor da FEA-RP/USP. Foi Diretor Financeiro e Diretor de Recursos Humanos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Atualmente, é consultor de empresas na área de Gestão.

Ana Paula de Almeida
Atua como Administradora de Empresas no varejo, com experiência em gestão de franquias. Possui graduação em Administração de Empresas pela FEA-RP/USP e graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Ganhadora do III Monografiat (Concurso de Monografias da FIAT do Brasil) e autora de artigos publicados em congressos no Brasil e no exterior. Participou de curso sobre Negociação e Mediação, em nível de pós-graduação, na Universidade de Hull, Inglaterra.

Melissa Bandos
Atua como Pró-Reitora de Administração e professora da graduação e da pós-graduação stricto e lato sensu no Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF). Possui graduação em Administração de Empresas pela FEA-RP/USP, graduação em Direito pela UNAERP, mestrado em Administração e doutorado em Administração pela FEA/USP. Realizou programa de pós-doutorado na Manchester Metropolitan University. Participou de curso sobre Negociação e Mediação, em nível de pós-graduação, na Universidade de Hull, Inglaterra. Entre 2010 e 2016, atuou como Pró-Reitora de Extensão Comunitária e Desenvolvimento no Uni-FACEF. Tem experiência nas áreas de Administração e Direito, atuando nos temas desenvolvimento regional, políticas públicas, abordagem sistêmica e negociação. Organizou nove livros. Autora de capítulos de livros sobre negociação, visão sistêmica e políticas públicas, de artigos completos em periódicos e de artigos em anais de congressos. É membro do corpo editorial do periódico Revista Eletrônica de Administração e do Grupo de Sistemas da FEA-RP/USP. Atuou como pesquisadora no Center for Organization Studies. É coordenadora do Grupo de Estudos de Desenvolvimento do Uni-FACEF.

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.