5 de agosto de 2020

Resenha: Planejamento Estratégico – Idalberto Chiavenato e Arão Sapiro

por Idalberto Chiavenato

Estratégia organizacional: da intenção ao resultado final. De modo objetivo, o livro Planejamento Estratégico, de Idalberto Chiavenato e Arão Sapiro, aborda as etapas do processo de planejamento estratégico com ferramentas de aplicação essenciais para atuar em meio à competição que acontece no contexto dos negócios.

Resenha: Planejamento Estratégico - Idalberto Chiavenato e Arão Sapiro

Resultado da experiência de Arão Sapiro e Idalberto Chiavenato, Planejamento Estratégico – Da Intenção aos Resultados trata das tendências emergentes para a próxima década e suas consequên­cias futuras, considerando o ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo no qual vivemos hoje, amplia a execução e a avaliação do desempenho e fornece ferramentas para o aprendizado, como:

  • Acesso à Sala de Aula Virtual;
  • Vídeos complementares ao conteúdo do livro apresentados pelos autores;
  • Casos reais relacionados ao tema de cada capítulo, de modo a associar os conceitos apre­sentados com exemplos reais das práticas gerenciais;
  • As conhecidas e aguardadas seções clipping competitivo (novas ideias sobre estratégias), informação privilegiada (aplicação efetiva dos conceitos apresentados), exemplos, dicas e sugestões que levam o leitor a refletir e ampliar seu conhecimento sobre aspectos específicos do conteúdo;
  • Glossário dos principais conceitos estudados;
  • Questões de fixação dos conceitos, complementando os estudos; e
  • Referências bibliográficas, ao final de cada capítulo, atualizadas até julho de 2020.

Assista ao bate-papo dos autores sobre o livro!

 

Sumário de Planejamento Estratégico – Da Intenção aos Resultados

 
Parte I – Tendências Emergentes Para a Próxima Década
Capítulo 1 – O Mundo Pós-digital e Como Abordá-lo
Capítulo 2 – Processo de Planejamento Estratégico
Parte II – Direção Estratégica
Capítulo 3 – Intenção Estratégica
Capítulo 4 – Diagnóstico Estratégico Externo e Interno
Parte III – Formulação Estratégica
Capítulo 5 – Estabelecimento de Política de Negócios
Parte IV – Implementação e Execução da Estratégia Organizacional
Capítulo 6 – Implementação do Plano Estratégico
Capítulo 7 – Execução da Estratégia e Avaliação do Desempenho
Parte V – Cidadania Empresarial
Capítulo 8 – Governo Corporativa e Sustentabilidade do Negócio
Índice Alfabético

Sobre os autores

 
Chiavenato e Sapiro

Idalberto Chiavenato

É doutor e mestre em Administração pela City University Los Angeles, especialista em Administração de Empresas pela FGV EAESP, graduado em Filosofia e Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional, pela USP, e em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Professor honorário de universidades do exterior e renomado palestrante ao redor do mundo, foi professor da FGV EAESP. Fundador e presidente do Instituto Chiavenato e membro vitalício da Acade­mia Brasileira de Ciências da Administração. Conselheiro e vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do CRA-SP.

Autor de 48 livros nas áreas de Administração, Recursos Humanos, Estratégia Organizacional e Com­portamento Organizacional publicados no Brasil e no exterior. Recebeu três títulos de Doutor Honoris Causa por universidades latino-americanas e a Comenda de Recursos Humanos pela ABRH-Nacional.

Arão Sapiro

É professor de cursos de graduação e pós-graduação em Administração e Engenharia de Produção. É graduado e mestre em Administração de Empresas pela FGV EAESP, com certificados de Educação Continuada pela FEA-USP e de Ensino do Método de Estudos de Casos pela Harvard Business School.

Autor de inúmeros artigos, ensaios e pesquisas sobre: liderança, planejamento estraté­gico, mudança & engajamento e negociação & mediação. Possui grande experiência em consultoria para organizações nacionais e multinacionais. Como conferencista, viajou pelo Brasil, Angola e Estados Unidos abordando temas relacionados a advocacy em prol da cultura de confiança.

Criador do Instituto de Estudos para a Cooperatividade (INSEC), sociedade civil de interesse público cujo objetivo é incentivar a competitividade de uma forma sustentável de longo prazo, com uma visão que vai além do lucro no curto prazo. Membro associado ao IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Idalberto Chiavenato
    Idalberto Chiavenato

    Idalberto Chiavenato é Doutor (PhD) e Mestre (MBA) em Administração pela City University of Los Angeles-CA, EUA, especialista em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, graduado em Filosofia/Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional pela USP e em Direito pela Universidade Mackenzie. É professor honorário de várias universidades do exterior e renomado palestrante ao redor do mundo. É autor de mais de 30 livros das áreas de Administração, Recursos Humanos, Estratégia Organizacional, Comportamento Organizacional publicados no Brasil e no exterior. É fundador e presidente do Instituto Chiavenato, conselheiro do CRA-SP e membro vitalício da Academia Brasileira de Ciências da Administração onde ocupa a cadeira nº 47. Recebeu dois títulos de Doutor Honoris Causa por universidades latino-americanas e a Comenda de Recursos Humanos pela ABRH-Nacional.