28 de agosto de 2020

Resenha: Redes de pequenas e médias empresas e desenvolvimento local

por GEN.N&G

Redes de negócios, competitividade e desenvolvimento. Neste livro, com exemplos práticos, Nelson Casarotto Filho e Luis Henrique Pires discutem meios de cooperação empresarial e de desenvolvimento regional, bem como a teoria sobre competitividade em redes de empresas. Redes de Pequenas e Médias Empresas e Desenvolvimento Local aborda, ainda, o aspecto das novas políticas de inovação.

Veja aqui mais detalhes sobre o livro!

 

Prefácio à 3ª edição de Redes de pequenas e médias empresas e desenolvimento local

 
Em meados de 1996, dois renomados institutos internacionais, o NOMISMA de Bologna, Itália, e o Instituto Alemão para o Desenvolvimento (IAD), estiveram em Santa Catarina, onde realizaram estudos sobre a competitividade industrial local. Nos dois diagnósticos, foi apontada como principal causa da ainda baixa competitividade internacional da indústria do estado, mas sem dúvida extensível ao restante do país, a falta de associativismo ou cooperação entre as empresas, e destas com suas representações empresariais e instituições governamentais de apoio industrial.

Posteriormente, uma missão de representantes de entidades catarinenses, ligadas ao Fórum Catarinense de Desenvolvimento, foi à Província de Bologna, na região italiana da Emilia-Romagna, justamente conhecer os mecanismos que possibilitaram àquela região ter um dos maiores PIB per capita do mundo e ser ao mesmo tempo um bom terreno para pequenas empresas.

A constatação é de que a vontade de se unir, de se associar, pode desencadear um processo fantástico de desenvolvimento equilibrado. Os mecanismos são simples, como o modelo Consórcio de Valorização de Produto, cujo exemplo é o Consórcio Tutela da Batata de Bologna, em que cooperativas e empresas de comercialização, além dos produtores, se uniram em um esforço de marketing e qualidade para tornar esse produto conhecido além-fronteiras, conseguindo sobrepreços de até 30%.

Na área industrial, sobressaem-se os consórcios de fabricação de produto em que, por exemplo, pequenos fabricantes, cada um especialista em um equipamento, fornecem uma vinícola inteira, simulando uma grande empresa, mas com mais agilidade e flexibilidade. Consórcios de marcas e consórcios de exportação são outros exemplos. São importantíssimos, ainda, as cooperativas e os consórcios de garantia de crédito, que possibilitam crédito em boas condições e agilidade para as pequenas empresas. Quase uma utopia para a realidade brasileira. Deve-se salientar, contudo, que esses exemplos de mecanismos de cooperação, assim como outros citados no livro, são iniciativas de base espontâneas dos próprios produtores e da sociedade local. Em um mundo de comércio internacionalizado e altamente competitivo, como o atual, o associativismo e a união são os caminhos para as pequenas empresas conseguirem força competitiva e participarem desse processo de internacionalização dos mercados, um processo cultural e de longa maturação.

Mesmo que os empresários tomem a iniciativa de criar suas redes de empresas, o sucesso será facilitado se houver um modelo de desenvolvimento local com participação de toda a sociedade. Ainda assim, no início deste milênio, alguns fatores causaram desconfianças sobre esse modelo. Com a globalização, veio a oportunidade da mão de obra barata.

Para a Itália, por exemplo, primeiro os países do Leste Europeu e, em seguida, a China. A ideia do 100% made in Italy, lema das microrregiões italianas e de seus distritos industriais, foi posta em cheque e muitas empresas passaram a contar com fornecedores nesses países. Para compensar a perda de valor na microrregião, tornaram-se necessárias políticas de inovação, agora em um âmbito de maior escala, formando redes de inovação no âmbito de “regioni”, e não mais nas microrregiões (províncias).

Este livro aborda mecanismos de cooperação empresarial e de desenvolvimento regional, mesclando um pouco de teoria sobre competitividade em redes de empresas, com exemplos práticos. Esta terceira edição aborda o aspecto das novas políticas de inovação e sua leitura pode, portanto, ser interessante para empresários, bem como para todos aqueles que estão ligados a ações ou programas de desenvolvimento locais ou empresariais.

Nelson Casarotto Filho
Luis Henrique Pires

Material Suplementar

 
Este livro conta com o seguinte material suplementar:

  • Respostas dos exercícios (restrito a docentes cadastrados).
  • O acesso ao material suplementar é gratuito. Basta que o leitor se cadastre e faça seu login em nosso site (www.grupogen.com.br), clicando em GEN-IO, no menu superior do lado direito.
  • O acesso ao material suplementar online fica disponível até seis meses após a edição do livro ser retirada do mercado.
  • Caso haja alguma mudança no sistema ou dificuldade de acesso, entre em contato conosco (gendigital@grupogen.com.br).

Sumário do livro Redes de pequenas e médias empresas e desenvolvimento local

 
– Capítulo 1. Globalização | Competitividade versus Socialização
– Capítulo 2. Estratégias Empresariais e Competitividade para Pequenas Empresas | As Redes
– Capítulo 3. Redes de Pequenas Empresas | Vantagens Competitivas na Cadeia de Valor e sua Inserção em Clusters e Sistemas Econômicos Locais
– Capítulo 4. Processo de Desenvolvimento Local
– Capítulo 5. Clusters, Inovação, Garantia de Crédito e o Exemplo da Emilia-Romagna na Comparação com o Brasil
– Apêndice
– Referências

Sobre os autores

 
Nelson Casarotto Filho

Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde é professor dos cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção. Autor do livro Elaboração de projetos empresariais e coautor de Análise de investimentos, publicados pelo GEN | Atlas.

Luis Henrique Pires

Engenheiro agrônomo, com especialização em Economia do Sistema Agroalimentar pela Universidade de Milão (Itália) e créditos concluídos de Doutorado em Economia Industrial na Universidade de Bologna (Itália). Consultor em desenvolvimento regional e consórcios de empresas pela Pires e Associados Consultoria e Assessoria Ltda.

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.