10 de janeiro de 2020

Resenha: Sistemas de Informações Gerenciais e Operacionais

por Tadeu Cruz

No livro Sistemas de Informações Gerenciais e Operacionais, Tadeu Cruz traz temas atuais relacionados à evolução da TI e mostra como os sistemas de informação são desenvolvidos tradicionalmente.

Além disso, você ainda verá como os profissionais de TI se relacionam para administrar, operar e desenvolver sistemas de informações.

Sempre considerando todas as variáveis para que a Tecnologia de Informação seja uma importante aliada na administração de operações, o livro ainda trata dos seguintes assuntos:

  • TI: do plano estratégico ao plano operacional;
  • Antigas e novas estruturas organizacionais;
  • Regras básicas para administrar TI;
  • Business Process Management & BPM System;
  • Metodologia DOMP™;
  • CMMI (Capability Maturity Model Integration).

Sumário da obra Sistemas de Informações Gerenciais e Operacionais

 

Resenha: Sistemas de Informações Gerenciais e Operacionais

Capítulo 1 – Tecnologia da Informação: Do Plano Estratégico ao Plano Operacional

Capítulo 2 – Profissionais de TI e Seus Relacionamentos

Capítulo 3 – Regras Básicas Para Administrar TI

Capítulo 4 – As Ondas de TI e Suas Implicações

Capítulo 5 – Business Process Management & BPM System

Capítulo 6 – Modelo Tradicional Para Análise de Sistemas

Capítulo 7 – Metodologia Domptm – Subconjunto Operar

Capítulo 8 – Capability Maturity Model – Integration (CMM-I)

Capítulo 9 – Gerenciando Mudanças

Sobre o autor

 
Tadeu Cruz

É graduado em Filosofia e em Administração de Empresas pela Universidade São Marcos. Tem especialização em System Software e em Data Communication Software pelo Cologne International Training Centre, Colônia – Alemanha. Ainda na área de tecnologia, cursou especialização em System Engineering pela Hewlett Packard de México. É mestre em Engenharia de Produção – Pesquisa Operacional e Gerência da Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe-UFRJ).

Trabalhou como consultor de Tecnologia de Informação e de Gerência de Processos e Projetos em países como Alemanha, Angola, Argentina, Chile, Estados Unidos, Moçambique, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Ex-professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Escola de Engenharia, no curso de Engenharia de Produção, e criador da Metodologia DOMP™ para mapeamento, análise, modelagem, implantação e gerenciamento de processos de negócio, utilizada em dezenas de empresas em vários países e referenciada em centenas de trabalhos acadêmicos.

É autor de 30 livros técnicos (três em coautoria, dos quais um escrito no idioma inglês), sete livros de poesias e um livro de contos.

Saiba tudo sobre o livro aqui!

 
Gostou de saber mais sobre a obra Sistemas de Informações Gerenciais e Operacionais? Então aproveite e inscreva-se na nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tadeu Cruz
    Tadeu Cruz

    É Graduado em Administração de Empresas e em Filosofia pela Universidade São Marcos (1982). Especializado em System Software e em Data Communication Software pelo Cologne International Training Centre (Colônia, Alemanha) (1980). Especializado em System Engineering pela Hewlett Packard de México (1987). Mestre em Engenharia de Produção – Pesquisa Operacionale Gerência da Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE-UFRJ) (2005). Professor de diversas universidades em cursos de graduação e pós-graduação. Ex-professor do curso de Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor de 25 livros técnicos (3 em coautoria, sendo 1 em inglês), 6 livros de poesias e 1 livro de contos. Participou de mais de 140 cursos de extensão e especialização na Itália, França, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Argentina e México. Possui 43 anos de vivência e experiência em Tecnologia da Informação e da Comunicação, e 33 anos de vivência e de experiência em Qualidade e Desenvolvimento Organizacional. Trabalhou como consultor de Tecnologia de Informação e da Comunicação e de Gerência de Processos e Projetos no Uruguai, Chile, Argentina, Alemanha, Angola, Moçambique, Paraguai, Venezuela e Estados Unidos. Criador da Metodologia DOMP™ para mapeamento, análise, modelagem, implantação e gerenciamento de processos de negócio, utilizada em empresas localizadas em vários países e referenciada em dezenas de trabalhos acadêmicos.