4 de maio de 2021

Resenha: Técnicas de Pesquisa

por GEN.N&G

Métodos científicos além do conhecimento teórico-prático. O livro Técnicas de Pesquisa, de Eva Maria Lakatos e Marina Marconi, examinam os meios disponíveis para a construção de uma pesquisa científica na área de Ciências Sociais.

Técnicas de Pesquisa orienta estudos e investigações na produção de artigos científicos, dissertações de mestrado e tese de doutorado. Além disso, oferece a documentação direta e indireta, a pesquisa bibliográfica, a observação, a entrevista, o questionário, a história de vida, a história oral.

-> Clique aqui para saber mais!

Prefácio da 9ª edição de Técnicas de Pesquisa

 
Como já anunciamos em edição anterior, também nesta edição estamos contando com atualizações realizadas pelo Prof. João Bosco Medeiros, especialista em metodologia científica, bem como nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), três delas de grande interesse para este livro: a que trata de elaboração de referências bibliográficas (NBR 6023), a que regula as citações diretas e indiretas (NBR 10520) e a que cuida dos trabalhos acadêmicos (NBR 14724).

Além de professor da área, ele é autor do livro Redação científica (13.ed., 2019) e coautor de Metodologia científica na pesquisa jurídica (9. ed., 2017), Redação de artigos científicos (2016), Comunicação científica (2008), Redação técnica (2010), Manual para elaboração de referências bibliográficas (2001).

Como profissional de editoração, o Prof. João Bosco cuidou do texto de nossos livros desde a primeira edição. Com o Prof. João Bosco mantivemos diálogo para aprimoramento da obra durante décadas: ele sugeria cortes, acréscimos, atualizações. Agora, assume nesta obra um trabalho ainda mais direto, responsabilizando-se por atualizações de conteúdo e bibliográficas.

Nesta edição, além de reescrever o capítulo 7, em virtude de alteração da NBR 6023, que trata de referências bibliográficas, ele ocupou-se com:

  • Acertos ortográficos, pontuação, acentuação.
  • Acertos gramaticais: concordância nominal e verbal, regência verbal e nominal.
  • Supressão de textos.
  • Supressão de marcas de subjetividade oriundas de adjetivos, advérbios modalizadores, aspas, destaques.
  • Divisão de parágrafos.
  • Junção de parágrafos
  • Acréscimo de textos.
  • Reformulações parafrásticas de alguns textos.
  • Apresentação de novas referências bibliográficas.
  • Reformulação de título de capítulos e seções.
  • Reestruturação das seções capitulares.

As alterações realizadas objetivaram atualizar a obra e oferecer aos leitores um livro que possa atender às suas necessidades de estudo e pesquisa na elaboração de textos de qualidade científica.

Marina de Andrade Marconi

Resenha: Técnicas de Pesquisa

Sumário da obra

 

Capítulo 1 – Pesquisa

Capítulo 2 – Amostragem

Capítulo 3 – Técnicas de Pesquisa

Capítulo 4 – Organização dos Dados Coletados

Capítulo 5 – Análise e Interpretação dos Dados

Capítulo 6 – Trabalhos Científicos

Capítulo 7 – Apresentação de Citações Diretas e Indiretas e Elaboração de Referências Bibliográficas

Leia uma amostra de páginas:

 
Eva Maria Lakatos e Marina Marconi | Técnicas de Pesquisa

Sobre as autoras

 
Marina de Andrade Marconi

Graduada em História, Pedagogia, Estudos Sociais e Educação Artística e doutora em Ciências (Antropologia) pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora por 16 anos na Unesp de Franca, nos cursos de História e Serviço Social. Coautora de Antropologia: uma introdução, Metodologia científica, Metodologia do trabalho científico, Sociologia geral e Técnicas de pesquisa, publicados pelo GEN | Atlas.

Eva Maria Lakatos

Graduada em Administração de Empresas e Jornalismo e pós-graduada em Ciências Sociais, mestre e doutora em Ciências, doutora em Filosofia (Metodologia Científica) e livre-docente em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), onde foi vice-diretora. Professora de Sociologia e Metodologia Científica em graduação e pós-graduação dessa mesma instituição. Coautora de Metodologia científica, Metodologia do trabalho científico, Sociologia geral e Técnicas de pesquisa, publicados pelo GEN | Atlas.

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.