10 de fevereiro de 2021

Resenha: Teoria da Contabilidade em IFRS e CPC – Facilitada e Sistematizada

por GEN.N&G

Uma visão prática de mercado sobre a Estrutura Conceitual. Teoria da Contabilidade em IFRS e CPC apresenta linguagem simples, com exemplos práticos, questões objetivas resolvidas, diversas figuras ilustrativas e resumo gerencial ao final de cada capítulo.

Marcelo Cavalcanti Almeida traz sua visão prática sobre a Estrutura Conceitual, correspondente ao Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2), que constitui a Teoria da Contabilidade no padrão internacional IFRS adotado pelo Brasil.

Com o objetivo de ser uma ferramenta de aprendizagem completa, os capítulos abordam os seguintes assuntos: panorama geral; características qualitativas fundamentais de informações contábeis úteis; características qualitativas de melhorias de informações contábeis úteis; demonstrações contábeis e entidade que reporta; elementos das demonstrações contábeis: ativos e passivos; elementos das demonstrações contábeis: patrimônio líquido, receitas e despesas; reconhecimento dos elementos nas demonstrações contábeis; desreconhecimento dos elementos das demonstrações contábeis; medição dos elementos das demonstrações contábeis; apresentação e divulgação e patrimônio líquido no ambiente brasileiro.

Clique aqui para saber mais sobre o livro!

Confira o prefácio de Teoria da Contabilidade em IFRS e CPC

 
Esta obra apresenta uma visão prática de um profissional de mercado sobre a Estrutura Conceitual, correspondente ao Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2), que constitui a teoria da contabilidade no padrão internacional IFRS adotado pelo Brasil em duas etapas. A primeira etapa em 2008, e a segunda em 2010.

Trata-se de um livro moderno, interpretando a Estrutura Conceitual de 2018, escrito em linguagem de fácil entendimento, com 180 exemplos práticos, 145 questões objetivas resolvidas, diversas figuras ilustrativas e resumo gerencial ao final de cada capítulo.

Este livro se destina principalmente a atender a disciplina de teoria da contabilidade do curso de ciências contábeis, além de preparar estudantes desse curso para o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade sobre esse tema. Também é recomendado para estudantes dos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado em contabilidade.

Esta obra ainda é aplicável para profissionais de contabilidade que precisam entender a Estrutura Conceitual para:

(1) compreender normas contábeis específicas de IFRS/CPC;

(2) escolher uma prática contábil quando um IFRS/CPC permite procedimentos alternativos; e

(3) definir prática contábil quando inexiste IFRS/CPC particular para determinada transação.

Desejo que a leitura desta obra propicie aquisição de conhecimentos importantes no desenvolvimento de sua carreira, e agradeço antecipadamente sugestões construtivas para o aprimoramento de futuras edições.

O Autor

Sumário do livro

 
Capítulo 1. Panorama geral

Capítulo 2. Características qualitativas fundamentais de informações contábeis úteis

Capítulo 3. Características qualitativas de melhoria de informações contábeis úteis

Capítulo 4. Demonstrações contábeis e entidade que reporta

Capítulo 5. Elementos das demonstrações contábeis: ativos e passivos

Capítulo 6. Elementos das demonstrações contábeis: patrimônio líquido, receitas e despesas

Capítulo 7. Reconhecimento dos elementos nas demonstrações contábeis

Capítulo 8. Desreconhecimento dos elementos das demonstrações contábeis

Capítulo 9. Medição dos elementos das demonstrações contábeis

Capítulo 10. Apresentação e divulgação

Capítulo 11. Patrimônio líquido no ambiente brasileiro

Gabarito dos exercícios

Bibliografia

Índice alfabético

Leia uma amostra de páginas:

Marcelo Cavalcanti Almeida | Teoria da Contabilidade em IFRS e CPC – Facilitada e Sistematizada

Sobre o autor

 
Marcelo Cavalcanti Almeida

É formado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em IFRS/CPC, com experiência de 40 anos em Big Four, sendo nos últimos 25 anos como sócio de auditoria. Professor e autor de diversos livros de Contabilidade e Auditoria publicados pelo GEN | Atlas.

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.