7 de abril de 2021

Resenha: Teoria da Contabilidade

por Sérgio de Iudícibus

O envolvimento profissional do contador no contexto atual dos negócios exige que o seu preparo não se restrinja mais apenas ao conhecimento das técnicas de registro contábil e de preparação de demonstrações contábeis. O grau de complexidade das operações e dos eventos e seus desdobramentos econômico-contábeis exigem do profissional o conhecimento das bases conceituais da disciplina, para que estas sejam aplicadas de maneira consciente, não passiva, na solução de problemas reais. O livro Teoria da Contabilidade abrange desde os objetivos e a metodologia da Contabilidade até as suas mais recentes tendências e perspectivas futuras.

Desde a sua publicação, em 1979, a obra continua como um dos ícones do mercado editorial, contribuindo no estudo da disciplina, tanto para estudantes dos cursos avançados de graduação, como dos cursos de pós-graduação em Contabilidade, que poderão utilizá-lo como material de revisão crítica de conceitos básicos.

Adicionalmente, fornece um instrumental de reflexão extremamente importante para os profissionais das mais variadas especializações contábeis para a solução dos complexos problemas que enfrentam. Nesta nova edição, os conceitos teóricos são sempre enriquecidos pelas normas CPC/IASB aplicáveis a cada capítulo graças à atualização realizada pelo Professor Ricardo Pereira Rios, a quem agradecemos efusivamente.

Considerando-se sua primeira edição no fim da década de 1970 e todas as demais, pode-se afirmar, com certeza, ser um dos livros de teoria mais citados em artigos, dissertações e teses em todo o País.

APLICAÇÃO

Texto básico para cursos de graduação e pós-graduação em Teoria da Contabilidade. Leitura complementar para a disciplina Contabilidade Avançada dos cursos de graduação em Contabilidade. Texto de referência para uso profissional.

-> Clique aqui para saber mais sobre o livro!

Confira o prefácio à 12ª edição

 
Este livro tem sido, desde o fim da década de 1970, apreciado por muitos estudantes, profissionais e amantes em geral da Contabilidade, especialmente de sua teoria.

Nesta nova edição, a parte conceitual do texto continua vibrante e ulteriormente atualizada. Adicionalmente, todos os capítulos nos quais o progresso regulatório da Contabilidade em nível profissional tem levado a editar normas técnicas de qualidade por entidades como CPC/IASB/CVM/CFC etc. foram modernizados e atualizados graças à grande colaboração do prof. Ricardo Pereira Rios, a quem agradeço.

Temos, como sempre, um trabalho conceitualmente completo, incluindo as normas regulatórias profissionais mais importantes, além da adição de novas questões no final dos capítulos e de outros aperfeiçoamentos.
Assim, o livro é apresentado à grande legião de admiradores rejuvenescido, mantendo seu marco fundamental, a coerência e suas qualidades básicas tradicionais.

Esta edição se destina tanto aos melhores cursos de graduação quanto aos de pós-graduação e, em geral, a todos os profissionais e aos que apreciam a Contabilidade, sua teoria e prática.

Leia uma amostra de páginas:

 
Sérgio de Iudícibus | Teoria da Contabilidade

Material suplementar

 
Este livro conta com os seguintes materiais suplementares:

  • Manual do Mestre (acesso restrito a docentes).
  • Dicas e sugestões.

O acesso ao material suplementar é gratuito. Basta que o leitor se cadastre e faça seu login em nosso site (www.grupogen.com.br), clicando em GEN-IO, no menu superior do lado direito.

O acesso ao material suplementar online fica disponível até seis meses após a edição do livro ser retirada do mercado. Caso haja alguma mudança no sistema ou dificuldade de acesso, entre em contato conosco (gendigital@grupogen.com.br).

Sumário do livro Teoria da Contabilidade

 

  • Unidade I – Definições Básicas
  • Unidade II – O Núcleo Fundamental da Teoria Contábil
  • Unidade III (Especial) – Teoria da Correção Monetária Contábil
  • Unidade IV (Apêndices)– Alterações Principais das Leis Nº 11.638, de 2007, e Nº 11.941, de 2009– A Lei das Sociedades Por Ações
  • Apêndice A Principais Alterações da Lei Nº 11.638, de 2007, e da Lei Nº 11.941, de 2009
  • Apêndice B Avaliação Global das Principais Disposições Contábeis Contidas na Lei Nº 6.404, de 15-12-1976
  • Lei Nº 6.404, de 15 de Dezembro de 1976
  • Referências
  • Índice Alfabético

Sobre o autor

 
Sérgio de Iudícibus

É professor titular aposentado e professor emérito do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), professor do Mestrado Profissional em Ciências Contábeis, Financeiras e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro do Conselho Curador da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).

Autor dos livros Análise de balanços e Contabilidade Gerencial. Coautor de Análise de custos, Contabilidade Comercial, Curso de Contabilidade para não contadores, Introdução à Teoria da Contabilidade, Teoria avançada da Contabilidade e Cartas aos estudantes de Contabilidade, todos publicados pelo GEN | Atlas. Coordenador e coautor do livro Contabilidade introdutória e coautor do Manual de Contabilidade Societária, também do GEN | Atlas.

Foi visiting professor da Florida Christian University, Orlando, Flórida, em 1986, quando ministrou, no Mestrado daquela instituição, as disciplinas Contabilidade Gerencial e Seminários de Teoria da Correção Monetária Contábil. Membro do Conselho Editorial de várias revistas. O Professor Iudícibus, em conjunto com outros pioneiros, associou seu nome a uma importante etapa da evolução da Contabilidade no Brasil quando, em 1962, deu início à mudança do ensino e da pesquisa em Contabilidade, lançando-se as bases de uma linha de pensamento mais voltada para as necessidades do usuário da informação contábil. Exerceu, em várias gestões, a Chefia do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP, da qual foi Diretor entre 1979 e 1983. Também exerceu a função de Diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil. Obteve várias honrarias, dentre as quais se destaca a de Professor Notável pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Sérgio de Iudícibus
    Sérgio de Iudícibus

    É professor titular aposentado (Emérito) do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/ USP). Atualmente, é professor do Mestrado em Ciências Contábeis e Financeiras da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro do Conselho Curador da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI). Foi Visiting Professor da Universidade de Kansas, nos EUA, quando, em 1986, ministrou, no Mestrado dessa instituição, as disciplinas Contabilidade Gerencial e Seminários de Teoria da Correção Monetária Contábil. Associou seu nome a uma importante etapa da evolução da Contabilidade no Brasil, quando, em 1962, juntamente com outros pioneiros, iniciou a mudança do ensino e da pesquisa em Contabilidade, lançando as bases de uma linha de pensamentos mais voltada para as necessidades do usuário da informação contábil. Exerceu, em várias gestões, a Chefia do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP, bem como foi seu Diretor entre 1979 e 1983. Também exerceu a função de Diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil.