12 de agosto de 2019

Resenha: Valuation – Guia Fundamental e Modelagem em Excel®

por Ricardo Goulart Serra

O livro Valuation – Guia Fundamental e Modelagem em Excel® traz técnicas aplicadas na avaliação de empresas e ensina a montar um modelo de avaliação a partir de uma planilha em branco, mostrando as etapas da produção.

Além das técnicas, Ricardo Goulart Serra e Michael Wickert demonstram os diversos aspectos práticos referentes à implementação, limitação e peculiaridades da avaliação de empresas no mercado brasileiro, tudo exemplificado por meio de exemplos práticos aplicados a quatro casos reais e um caso teórico que contextualizam os leitores na dinâmica real de valuation.

O modelo de avaliação de empresas demonstrado passo a passo é o fluxo de caixa descontado (utilizando a abordagem dos investidores ou firma – free cash flow to firm) no Excel®.

Assista ao vídeo de apresentação da obra:

 

Detalhes sobre o livro Valuation – Guia Fundamental e Modelagem em Excel®

 
Resenha: Valuation - Guia Fundamental e Modelagem em Excel®

Ao longo das últimas duas décadas e meia, tivemos a oportunidade de vivenciar a popularização do uso de ferramentas de avaliação de empresas no Brasil. Com o crescimento econômico do país e o desenvolvimento do mercado de capitais, observamos, nesse período, uma enorme sofisticação e profissionalização das empresas que atuam no país. Anúncios de operações como fusões e aquisições, que anteriormente eram eventos ocasionais, passaram a ser frequentes nas páginas dos jornais de negócios.

Nesse contexto, discussões sobre como avaliar empresas e suas decisões decorrentes passaram a figurar no cotidiano dos executivos e investidores brasileiros. Portanto, o bom domínio das ferramentas de suporte a esse tipo de avaliação ganhou importância na formação de profissionais de todos os setores e funções.

Seja na negociação de compra ou venda de empresas, nas discussões sobre o planejamento estratégico de companhias ou na compra de ações em uma oferta pública na bolsa de valores, o exercício de avaliação de um negócio nos prepara para uma melhor tomada de decisão. Avaliar uma empresa não é um processo simples e linear, com resultado preciso e indiscutível. Essa é uma tarefa complexa, dinâmica e subjetiva, como a realidade na qual as companhias estão inseridas.

Diferentemente de uma ciência básica, que busca refletir a realidade com precisão, trata-se de uma ciência aplicada, que busca ser uma ferramenta para a tomada de decisão – não única, mas em conjunto com outras. Dessa forma, acreditamos que o uso disciplinado de técnicas de avaliação de empresas amplia significativamente o entendimento das incertezas, riscos e retornos envolvidos nos negócios, contribuindo na tomada de uma decisão mais consciente e estruturada. Em nossa experiência, um processo bem fundamentado acaba sendo mais importante que o resultado específico obtido.

Buscamos, ao longo deste livro, dividir com o leitor um conjunto sólido de técnicas que recorrentemente utilizamos para a avaliação de empresas. Adicionalmente, refletimos ao longo da descrição dessas técnicas, diversos aspectos práticos referentes à sua implementação, às suas limitações e às peculiaridades do mercado brasileiro, foco de nossa atuação. Exemplificamos esses aspectos com exemplos práticos aplicados a casos reais específicos que podem ilustrar aos leitores a dinâmica de uma avaliação real.

Complementamos a discussão conceitual e os exemplos práticos com a elaboração de um modelo de avaliação de empresas por fluxo de caixa descontado (utilizando a abordagem ou ponto de vista dos investidores, operação ou firma – free cash flow to firm) no Excel®, a partir de uma planilha em branco, ou seja, começando literalmente do “zero” e passando por todos os passos de sua montagem. Notamos uma carência de livros que auxiliem os praticantes de avaliação de empresas, principalmente aqueles que estejam no início de suas carreiras, a montar um modelo de avaliação de empresas. Essa é uma demanda por parte de:

(a) estudantes que querem aprofundar-se no tema, que estejam participando de challenges ou awards promovidos por bancos de investimentos e consultorias ou que estejam em fase de entrevistas;

(b) profissionais recém-ingressados na carreira em áreas que demandem competências de modelagem e

(c) estudiosos e amantes da disciplina e da arte de avaliar empresas.

Ressalva-se que este modelo desenvolvido tem finalidade exclusivamente didática.

Acreditamos que esse material deva ser particularmente interessante para todas as pessoas direta ou indiretamente envolvidas com processos de avaliação de empresas, como executivos de bancos de investimento, fusões e aquisições, finanças corporativas, analistas de investimento, gestores, consultores, executivos de planejamento estratégico, investidores e estudantes. Esperamos que o domínio e a prática das técnicas detalhadas neste livro contribuam para que os leitores possam conduzir de forma efetiva suas avaliações e melhorar seus processos de decisão.

Material suplementar

 
Este livro conta com os seguintes materiais suplementares:

  • Slides (restrito a docentes);
  • Planilha com resolução dos exercícios (restrito a docentes);
  • Planilha com as tabelas do livro (restrito a docentes);
  • Planilha do Capítulo 12 – Estudo de Caso Teórico: Centi S.A.
  • Planilha com valores do Modelo Final.

O acesso aos materiais suplementares é gratuito. Basta que o leitor se cadastre em nosso site (www.grupogen.com.br), faça seu login e clique em GEN-IO, no menu superior do lado direito.

Recursos didáticos

 

  • O autor apresenta em vídeo o conteúdo de cada parte;
  • Slides com o conteúdo dos vídeos do autor estão disponíveis em PDF para download;
  • Planilha com valores usada no vídeo do autor está disponível para download.

Sobre os autores

 
Ricardo Serra é engenheiro de Produção pela POLI/USP (1994), MBA em Finanças pelo IBMEC-SP (1996), Doutor em Administração, com ênfase em finanças, pela FEA/USP (2011) e Pós-doutor em Contabilidade e Atuária, com ênfase em métodos quantitativos, pela FEA/USP (2016). Professor de finanças na FECAP e Insper. Ex-professor da FEA/USP. Professor visitante da FIA, Fipecafi e Saint Paul Escola de Negócios. Autor de artigos publicados em congressos e revistas no Brasil e no exterior. Trabalhou em instituições financeiras (Santander e Indosuez Capital) nas áreas de análise de investimentos e assessoria financeira, inclusive em fusões e aquisições; e em empresas (Net e Even) na área de planejamento financeiro e desenvolvimento organizacional.

Michael Wickert é administrador de Empresas pela EAESP – Fundação Getulio Vargas (1995) e MBA com ênfase em finanças pela University of Chicago – Booth School of Business (2007). Sócio na FAMA Investimentos. Anteriormente, atuou como Portfolio Manager e corresponsável pela área de equities da Kinea Investimentos. Trabalhou em instituições financeiras (Santander, Credit Suisse e Indosuez Capital) e fundos de investimento (Stark Investments e FRAM Capital) nas áreas de gestão de recursos, análise de investimentos, e assessoria financeira (corporate finance, fusões e aquisições, e project finance).

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  • Ricardo Goulart Serra
    Ricardo Goulart Serra

    Pós-doutor e doutor (FEA/USP), MBA Finanças (Insper) e engenheiro (POLI/USP). É professor pesquisador de finanças na FECAP, professor de pós-graduação lato-senso no Insper e ex-professor da FEA/USP. Tem vivência profissional em instituições financeiras (indosuez Capital e Banco Santander Brasil) e em empresas (Net e Even). Autor de artigos acadêmicos publicados em revistas científicas no Brasil e no exterior. Autor de livros e capítulos de livros.