29 de junho de 2021

Resenha: Valuation – Métricas de Valor e Avaliação de Empresas

por Alexandre Assaf Neto

Os temas valuation e criação de valor passaram a ter maior importância no Brasil principalmente após o período de privatizações de empresas e abertura econômica, ocorrido a partir da década de 1980. A globalização demonstrou, na prática, que as empresas devem apresentar capacidade de produzir valor econômico para atrair investimentos e para justificar sua existência econômica. Essa realidade trouxe novos parâmetros para a avaliação de empresas no Brasil, tornando o valor apurado mais confiável e próximo dos investidores. O principal objetivo deste livro é tratar as métricas de valor e o valuation de forma moderna e crítica, utilizando técnicas e conceitos atuais.

A obra contém 13 capítulos, que estão organizados em uma sequência lógica e ordenada dos assuntos. Os dois primeiros capítulos desenvolvem os fundamentos da gestão baseada em valor e das medidas financeiras de avaliação de desempenho dos negócios. Os Capítulos 3, 4 e 5 abordam o custo de capital e a estrutura de capital, assuntos relevantes para a avaliação de empresas. Os Capítulos 6, 7 e 8 apresentam os conceitos, as formulações e as aplicações das principais medidas de valor econômico. As metodologias e as técnicas de avaliação de empresas são tratadas nos Capítulos 9, 10, 11 e 12. Nos dois últimos, são desenvolvidos diversos casos ilustrativos de avaliação de empresas, abordando cada um deles uma situação relevante. O Capítulo 13, incluído nesta edição, traz uma visão geral do estudo de valuation e revê as principais conclusões.

Esta edição conta com acesso exclusivo à palestra on-line com o autor, na qual ele explica os principais pontos abordados no livro, e uma planilha eletrônica com um caso prático de valuation.

APLICAÇÃO

 
Obra recomendada para analistas financeiros, consultores, gestores e profissionais de mercado que procuram se atualizar com os temas valuation e criação de valor. Leitura complementar para diversas disciplinas oferecidas em cursos de graduação em Economia, Administração e Contabilidade, e também para cursos de pós-graduação lato sensu – MBA.

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Recurso Didático

 
Este livro conta com uma palestra on-line do autor, com o objetivo de apresentar de forma dinâmica os principais tópicos sobre valuation e medidas de desempenho. Por meio de exemplos do mercado e cálculos detalhados, o autor traz aplicações práticas e complementa o estudo do livro-texto.

A palestra está dividida em duas partes. Na primeira, são apresentados os fundamentos e as premissas do valuation, abordando conceitos como valor da empresa, valor justo, ágio e goodwill. Na segunda parte, o autor trata de medidas de desempenho e criação de valor: principais medidas financeiras, estratégias financeiras, estrutura de avaliação e fluxo de caixa.

O acesso à palestra é gratuito para quem adquirir a obra mediante o código de acesso que acompanha o livro. Basta que o leitor siga as instruções apresentadas na orelha da obra.

Bons estudos!

Material Suplementar

 
Este livro conta com o seguinte material suplementar:

  • Planilha Eletrônica Prática – caso de Valuation (Excel).

O acesso ao material suplementar é gratuito. Basta que o leitor se cadastre e faça seu login em nosso site (www.grupogen.com.br), clicando em GEN-IO, no menu superior do lado direito. O acesso ao material suplementar online fica disponível até seis meses após a edição do livro ser retirada do mercado. Caso haja alguma mudança no sistema ou dificuldade de acesso, entre em contato conosco (gendigital@grupogen.com.br)

Prefácio de Valuation – Métricas de Valor e Avaliação de Empresas

 
A ideia de escrever este livro surgiu de diversas motivações acadêmicas e profissionais. Inicialmente, apesar da disponibilidade de bons livros sobre o assunto no Brasil, sempre sentimos que faltava uma obra que abordasse as métricas de valor e o processo de valuation mais próximos da realidade brasileira. Grande parte dos livros adotados no Brasil foi elaborada por autores estrangeiros, fixando-se preferencialmente em seus ambientes de mercado. A nova ordem contábil trouxe inúmeras contribuições positivas; porém, ao mesmo tempo, permitiu que algumas interpretações excedessem seu âmbito de competência.

O poder de explicar o passado dos balanços é insuperável e indispensável aos analistas; porém, isso não determina sua capacidade preditiva, sua qualidade sempre reconhecida em apurar a valor presente o valor econômico justo dos ativos. Para tanto, são necessárias variáveis importantes não consideradas no processo de contabilização, como, por exemplo, custo de oportunidade, valor da sinergia, valor do controle, valor da marca, entre outras. A soma dos valores “justos” dos ativos, apurados individualmente, não equivale ao valor justo da empresa; há ainda um caminho a percorrer para se chegar ao enterprise fair value.

Resenha: Valuation - Métricas de Valor e Avaliação de Empresas

Para muitos pensadores, não é objetivo essencial da Contabilidade a determinação do fair value dos ativos, talvez propondo aos seus usuários entender o futuro pelo que ocorreu no passado. A Contabilidade é forte no controle e avaliação do desempenho da empresa e de seus gestores. A formulação do valor justo é complexa, apura sempre um valor estimado e não definitivo, ou inquestionável, e demanda técnicas, metodologia e conhecimentos nem sempre presentes em relatórios contábeis elaborados pelas empresas. O fair value é formado por expectativas futuras de geração de benefícios econômicos, pela capacidade de crescimento e agregação de valor da empresa, e não pelo seu sucesso ou fracasso passado.

O livro trata das principais métricas de valor, não se centrando em algumas poucas ou naquelas desenvolvidas pelos próprios autores. Adota uma visão imparcial na exposição dos conceitos e técnicas, sugerindo seus méritos e limitações. Não há uma medida financeira perfeita, que possa ser aplicada nas mais diferentes situações; o diferencial está na escolha correta e no bom uso dessas medidas, no entendimento da informação apurada, nos ajustes necessários das informações primárias e no reconhecimento dos limites do resultado apurado. O objetivo foi sempre o de evidenciar o cálculo dos indicadores de valor, a interpretação dos resultados, e apontar suas limitações.

Assim, somos de opinião de que não existe uma única medida econômica de valor ótima, superior a todas as demais; o importante é saber identificar a melhor métrica a ser utilizada em cada caso, aquela que mais se ajusta às condições e aos objetivos da avaliação, e interpretar corretamente o significado e os limites de seus valores apurados.

Os temas valuation e criação de valor passaram a ter maior importância no Brasil principalmente após o período de privatizações de empresas e abertura econômica, verificado principalmente a partir da década de 1980. A globalização demonstrou na prática o que a teoria de Finanças repete desde seus primórdios: as empresas devem demonstrar capacidade em produzir valor econômico para serem atraentes aos investidores de mercado, para justificarem sua existência econômica, sendo o objetivo de qualquer empresa maximizar a riqueza de seus proprietários. Não basta somente o lucro contábil, o tamanho dos ativos ou o volume de vendas, o relevante é o resultado que excede ao custo de oportunidade dos provedores de capital. Essa realidade trouxe novos parâmetros para a avaliação de empresas no Brasil, tornando o valor apurado mais confiável e próximo dos investidores.

Nesse contexto mais moderno e competitivo do mercado, passou-se a aceitar que lucro não é a simples diferença entre receitas de vendas e despesas, ou também que ativo não é somente a soma dos bens, direitos e haveres mantidos por uma empresa. Lucro e ativos são conceitos econômicos e, como tal, devem ser avaliados pelo seu valor econômico criado, pelas suas expectativas futuras em produzir um retorno em excesso e utilizando uma taxa de oportunidade que exprime adequadamente o risco do investimento. O objetivo de uma empresa para os seus acionistas não está em seu valor total de mercado, mas no valor que supera o montante do capital investido, seja ele
tratado a valor histórico, reposição ou de liquidação. É o que se entende por “riqueza econômica” e costuma ser denominado goodwill.

Um aspecto desafiador das métricas de valor e do processo de valuation é ajustar o cálculo de seus diversos parâmetros à realidade de nosso mercado. A preocupação se inicia com o conceito genuíno e mensuração do lucro operacional, reconhecidamente mensurado de forma errônea pela nossa Contabilidade; com as dificuldades de cálculo do custo de capital próprio no Brasil, que é processado geralmente por benchmark; com a realidade de nossas altas taxas de juros e dos créditos subsidiados presentes desde longa data em nosso mercado de capitais, fazendo com que o custo do dinheiro seja muitas vezes função da origem e não do uso dos recursos; com a dificuldade adicional de se definir uma estrutura ótima de capital pela relação incorreta entre retorno e risco, além da baixa oferta de crédito de longo prazo; com a forte concentração de capital verificada em nossas empresas, impossibilitando uma formação mais justa do preço de negociação das ações; com um mercado secundário de títulos de renda fixa ainda apresentando pouca liquidez e poder informativo; entre outras limitações.

O livro não tem a pretensão de esgotar o tema ou de criar um novo modelo de valuation e criação de valor. É uma obra que trata as várias partes do tema cobrindo seus aspectos essenciais e mais relevantes, adotando uma profundidade necessária para o aprendizado, e visa também direcionar e motivar o leitor para estudos mais avançados. O principal objetivo do livro é o de tratar as métricas de valor e valuation de forma moderna, crítica e utilizando técnicas e conceitos atuais.

Prof. Alexandre Assaf Neto

Apresentação da 4a Edição

 
A elaboração da nova edição foi motivada principalmente pela crescente aceitação e também pela necessidade de toda obra técnica e científica estar sempre atualizada diante das novas práticas de mercado e da evolução conceitual. Agradeço as diversas críticas e sugestões enviadas por leitores, profissionais de mercado, docentes e estudantes, as quais foram, de alguma forma, incorporadas ao texto.

Nesta 4a edição, foi efetuada ampla revisão de todo o conteúdo do livro, envolvendo digitação, cálculos, tabelas e quadros, além de atualizações de dados de mercado. Diversos novos casos e exemplos práticos foram introduzidos, para tornar o estudo de valuation mais dinâmico e de fácil entendimento.

Foi desenvolvido um novo capítulo (Capítulo 13), com os objetivos de apresentar uma visão geral da matéria e destacar seus principais conceitos e conclusões. No site da Editora, está disponibilizado para o leitor, por meio de uma Planilha Eletrônica Prática, o desenvolvimento de um caso de valuation. O objetivo é apresentar as operações e os cálculos necessários para se chegar ao valor da empresa pela metodologia do “Fluxo de Caixa Descontado”.

As premissas foram levantadas com base em informações de mercado e simuladas para a empresa. Os dados podem ser alterados livremente, e as demais guias serão automaticamente atualizadas, uma vez que elas buscam as informações de cálculo na planilha de premissas. Em cada uma das abas, estão descritas as ferramentas e de onde foram coletadas para construção final do valuation Todas as informações adotadas por benchmark podem ser atualizadas pelo usuário, bem como a escolha do setor de atividade da empresa, e os resultados serão automaticamente calculados.

Cabe ressaltar que todos os dados de premissas foram imputados, e os resultados espelham apenas a realidade da simulação. A metodologia e os critérios de apuração de custo de capital estão todos descritos no livro, bem como a sequência de obtenção do Fluxo de Caixa Disponível.

Importante: apesar de todos os nossos esforços e dedicação na revisão e atualização deste livro, eventuais erros de digitação e impressão podem ainda persistir, assim como diferentes interpretações nos diversos conceitos desenvolvidos. Agradecemos aos leitores toda comunicação de eventuais falhas encontradas e apresentamos, desde já, nossas desculpas.

Prof. Alexandre Assaf Neto

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Alexandre Assaf Neto | Valuation – Métricas de Valor e Avaliação de Empresas

Sobre o autor

 
Alexandre Assaf Neto é economista e pós-graduado (mestrado e doutorado) em Métodos Quantitativos e Finanças no exterior e no país. Doutor Honoris Causa pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, atua como professor e coordenador de cursos de desenvolvimento profissional, treinamentos in company e cursos de pós-graduação lato sensu – MBA. Autor e coautor de diversos livros e mais de 70 trabalhos técnicos e científicos publicados em congressos e em revistas científicas com arbitragem no Brasil e no exterior. Consultor de empresas nas áreas de Corporate Finance e Valuation e parecerista em assuntos financeiros. Autor de Estrutura e análise de balanços, Finanças corporativas e valor, Matemática ­Financeira e suas aplicações, Matemática ­ Financeira – edição universitária, Mercado ­Financeiro – livro texto e Mercado ­Financeiro: exercícios e prática; coautor de Administração do capital de giro, Curso de administração ­ financeira, Fundamentos de administração ­ financeira, Investimentos no mercado ­ financeiro usando a calculadora HP 12C e Retorno de investimento, todos publicados pelo GEN | Atlas.

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  • Alexandre Assaf Neto
    Alexandre Assaf Neto

    Economista e pós-graduado (mestrado e doutorado) em Métodos Quantitativos e Finanças no exterior e no país. Possui o título de livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP e atua como professor e coordenador de cursos de desenvolvimento profissional, treinamentos in company e cursos de pós-graduação lato sensu – MBA. Autor e coautor de vários livros e mais de 70 trabalhos técnicos e científicos publicados em congressos e em revistas científicas com arbitragem no país e no exterior. Consultor de empresas nas áreas de Corporate Finance e Valuation e parecerista em assuntos financeiros.