25 de maio de 2021

Resenha: Você, Eu e os Robôs – Como se Transformar no Profissional Digital do Futuro

por Martha Gabriel

As transformações tecnológicas extraordinárias da Revolução Digital. Você, Eu e os Robôs, de Martha Gabriel, é um guia que discute os questionamentos decorrentes do cenário das transformações digitais que afetam a vida social, de modo simples e acessível.

Vencedor do Prêmio Jabuti em sua primeira edição, este livro aborda as questões da inteligência artificial e sua interação com os conflitos da sociedade. A primeira parte trata da transformação tecnológica dos seres humanos (você e eu). A segunda aborda a tecnologia emergente, a ascensão dos seres digitais inteligentes e as tendências tecnológicas no horizonte. Já a terceira parte leva a discussão para outro patamar, olhando para o futuro provável, em que a fusão entre humanos e tecnologias é inevitável.

Por que ter Você, Eu e os Robôs?

 
Especialmente na última década, e particularmente após a pandemia, o mundo vive uma aceleração tecnológica em ritmo vertiginoso. A explosão da penetração digital no mundo traz seres digitais inteligentes – como os assistentes computacionais e os robôs – para todas as dimensões da nossa existência: trabalho, relacionamentos, educação, negócios, enfim, tudo, e isso tem impactado profundamente a sociedade.

“Quais os impactos da Revolução Digital na humanidade? Que transformações ela nos traz? Como lidar com essas transformações, seus desafios e oportunidades? Como conviver com a inteligência artificial e os robôs que participam cada vez mais das nossas vidas? Como utilizar esse potencial tecnológico para nos ampliar e, ao mesmo tempo, evitar riscos que podem nos destruir?”

Para responder a essas perguntas, Martha Gabriel analisa o impacto das tecnologias na vida social.

Clique aqui para saber mais!

Introdução do livro

 
Participando ativamente do cenário tecnológico nos últimos 30 anos e atuando como consultora, palestrante e professora nas áreas de tecnologia, negócios, inovação e educação, tenho testemunhado a velocidade extraordinária com que o cenário tecnossocial tem se modificado. Na última década, vimos a internet se tornar a principal plataforma planetária de comunicação, entretenimento, negócios, relacionamento e aprendizagem, e também a infraestrutura responsável pelo novo tecido global da humanidade conectada.

Esse cenário é deslumbrante e torna a internet (com todas as suas ramificações e plataformas) o cérebro global coletivo, onipresente, onisciente e onipotente. No entanto, esse novo panorama, repleto de possibilidades, conexões e ampliação do potencial do ser humano, traz consigo, também, profundas transformações e, consequentemente, novos desafios.

Estamos vivendo a Quarta Revolução Industrial, em que o modelo de sociedade baseado em máquinas mecânicas dá lugar a um modelo baseado em máquinas computacionais, fragmentado em bits e bytes, hipertextual, complexo, não linear. Redes sociais on-line, tecnologias mobile, realidades mistas, tecnologias de voz, vídeo imersivo, impressão 3D, inteligência artificial, internet das coisas, chatbots e robôs são algumas das tecnologias e plataformas digitais que se apresentam para ampliar o nosso cenário.

Conforme aumenta a quantidade de tecnologias e pessoas conectadas no planeta, amplia-se também a interdependência entre elas, causando um aumento de complexidade no mundo. Ambientes com maior grau de complexidade, como o atual, requerem uma sofisticação maior por parte dos indivíduos e organizações que nele atuam, e talvez esse seja um dos nossos maiores desafios como humanidade: nos sofisticarmos ao máximo para dominarmos a nova configuração – mais tecnológica e complexa – de mundo, sem perdermos nossa essência humana.

Nesse sentido, a análise dos impactos dessas tecnologias em nossas vidas é fundamental para que possamos traçar um curso de ação, de forma a nos tornamos o melhor tecno-humano possível, sem ficarmos obsoletos e marginalizados, ou alienados e robotizados, insensíveis. No entanto, a mudança causada pelas tecnologias digitais na sociedade tem acontecido em uma velocidade gigantesca, que nos desafia continuamente tanto em termos fisiológicos quanto cognitivos – estamos vivendo a aurora da fusão dos códigos atômico (físico), digital e biológico (DNA).

Nesse sentido, a Era Digital demanda uma transformação nas habilidades dos seres humanos, requerendo uma aprendizagem que priorize competências distintas das que faziam parte da educação nas eras industriais precedentes. Quais os impactos da Revolução Digital na humanidade? Que transformações ela nos traz? Como lidar com essas transformações, seus desafios e oportunidades?

Com esses questionamentos em mente, escrevi a primeira edição deste livro, lançado em 2018, tornando-se rapidamente um best-seller, elencado, inclusive, entre os finalistas do prestigioso Prêmio Jabuti de literatura, em 2019. Agora, em 2021, chegamos à sua 2ª edição, atualizada e ampliada, considerando os ajustes necessários para adequação da obra às transformações dos últimos anos.

O livro baseia-se em minhas pesquisas e experiências, tanto acadêmicas quanto de mercado – consultorias, cursos, mentorias estratégicas e palestras –, e tem como objetivo principal fomentar a discussão sobre o tema e contribuir, em algum grau, para separar mitos de fatos. Não temos aqui a pretensão, e nem poderíamos ter, de esgotar o assunto, que, em razão da própria natureza veloz e complexa, é multi-inter-transdisciplinar, relacionando-se com virtualmente todas as áreas do conhecimento. A intenção é que o contexto apresentado em Você, Eu e os Robôs possa ser útil tanto para leitores leigos quanto para profissionais das mais diversas áreas, servindo como base para discussões posteriores mais específicas e especializadas em cada campo.

Em função disso, é também objetivo deste livro fornecer referências com as quais as informações e os conhecimentos em assuntos específicos possam ser aprofundados. Assim, como nos meus livros anteriores, o intuito final é ensinar a pescar. Portanto, espero que tudo o que é abordado aqui seja ponto de partida, e não ponto final.

Dessa forma, discutiremos algumas das transformações fundamentais da revolução digital, a fim de auxiliar indivíduos e profissionais para que se sintam preparados para continuar acompanhando as tendências e possibilidades que continuarão a surgir. Para atender aos objetivos propostos, este livro foi estruturado em três partes principais, de modo que cada uma delas aborda e discute uma dimensão fundamental da Revolução Digital, trazendo reflexões sobre como lidar com isso:

• Parte 1 – Você e eu: os humanos, com foco na humanidade transformada pelas tecnologias digitais.

• Parte 2 – Eles: a ascensão dos seres digitais, com foco na aceleração exponencial da mudança e nas tecnologias emergentes que estão transformando o mundo.

• Parte 3 – Nós: o futuro híbrido [humanos + seres digitais], com foco no futuro – para onde vamos? Como estamos nos misturando com as máquinas e como poderemos viver no meio delas e com elas?

Como este livro trata de transformações digitais, nada mais natural do que apresentar cases e exemplos de forma digital. Assim, para permitir que o leitor acesse links digitais apresentados ao longo do texto, os cases e exemplos
trazem um QR Code que pode ser escaneado e acessado imediatamente on-line.

Toda vez que aparecer um QR Code no texto, ele pode ser lido por meio do seu celular ou dispositivo móvel, que apresentará o conteúdo on-line relativo ao tema tratado.

A capa deste livro também apresenta um QR Code que dá acesso a um vídeo, no qual apresento um breve panorama sobre os conteúdos aqui abordados. Essa funcionalidade incorpora uma camada digital de informação ao livro físico impresso, integrando a experiência tangível material com a experiência intangível digital, com o objetivo de ampliar as possibilidades de aprofundamento, prazer e interação ao longo do texto.

Desejo a você uma boa leitura e estou certa de que continuaremos esta discussão fascinante em várias outras oportunidades em que nossos caminhos se cruzarem, tanto pessoalmente quanto no ambiente digital.

Martha Gabriel

Sumário de Você, Eu e os Robôs

 
Introdução

PARTE 1 – VOCÊ E EU: OS HUMANOS

A humanidade transformada pelas tecnologias digitais

Capítulo 1 – Tecnologia & realidade

Capítulo 2 – Tecnologia & poder

Capítulo 3 – Tecnologia & foco

Capítulo 4 – Tecnologia & conhecimento

Capítulo 5 – Tecnologia & controle: liberdade vs. privacidade

Capítulo 6 – Tecnologia & biossegurança: reputação e biohacking

Capítulo 7 – Tecnologia & comportamento: hábitos e vícios digitais

Capítulo 8 – Tecnologia & gerações digitais – Y, Z & Alpha

Capítulo 9 – Tecnologia & ética

PARTE 2 – ELES: A ASCENSÃO DOS SERES DIGITAIS

Capítulo 10 – Era exponencial & aceleração tecnológica

Capítulo 11 – Megatendências

Capítulo 12 – Inteligência artificial

Capítulo 13 – Corpos artificiais: robótica

PARTE 3 – NÓS: O FUTURO HÍBRIDO [HUMANOS + SERES DIGITAIS]

Capítulo 14 – Ampliação exponencial da humanidade

Capítulo 15 – Cibridismo & transcendência

Capítulo 16 – O futuro do ser humano

Capítulo 17 – O ser humano do futuro

Bibliografia

Índice alfabético

Leia uma amostra de páginas:

 
Martha Gabriel | Você, Eu e os Robôs

Sobre a autora

 
É um ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de tendências, tecnologia e inovação. Autora de best-sellers, duas vezes finalista do Prêmio Jabuti, é também premiada keynote internacional, tendo realizado mais de 75 apresentações no exterior, além de seis TEDx.

Executiva, sócia de startups, uma das palestrantes mais requisitadas do Brasil, com ampla gama de clientes, incluindo corporações multinacionais, bancos, governo e universidades. Influenciadora digital e apresentadora de webséries como “Caminhos da Inovação” (Desenvolve SP), “SEBRAE Digital” (Rádio Jovem Pan), “Mais do que cartão” (Mastercard), entre outras. Homenageada Especial do Prêmio Profissional Digital ABRADi e agraciada com o reconhecimento “Intelecto Digital” pela Locaweb estão entre alguns dos seus prêmios.

Futurista (Institute For The Future – IFTF, USA), engenheira (Unicamp), pós-graduada em Marketing (ESPM) e em Design (Belas Artes de São Paulo), mestre e Ph.D. em Artes (ECA/USP) com formação executiva (MIT Sloan, USA). Professora de pós-graduação na PUC-SP (TIDD), de MBAs e faculty internacional da CrossKnowledge. Embaixadora no Brasil da Geek Girls LatAm.

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Martha Gabriel
    Martha Gabriel

    É considerada uma das principais pensadoras digitais no Brasil, referência em inovação, transformação e educação digitais. Autora de dois best-sellers e finalista do Prêmio Jabuti, é também premiada palestrante keynote internacional, tendo realizado mais de 70 apresentações no exterior, além de 4 TEDx. É uma das palestrantes mais requisitadas do Brasil, realizando mais de 100 palestras por ano. Apresentadora da websérie “Caminhos da Inovação” da Desenvolve SP e do Mundo Digital e “SEBRAE Digital” na Rádio Jovem Pan. Rankeada entre os 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro pela ProXXIma, entre os Top 50 Marketing Bloggers mais influentes do mundo pelo KRED e Homenageada Especial do Prêmio Profissional Digital ABRADi 2017. Executiva e consultora nas áreas de business, inovação e educação. Engenheira pela Unicamp, pós-graduada em marketing pela ESPM-SP e em design pela Belas Artes-SP, mestre e Ph.D em artes pela ECA-USP e educação executiva pelo MIT. Professora de pós-graduação na PUC-SP, no TIDD – Tecnologias da Inteligência e Design Digital, de MBAs, e de Faculty Internacional da CrossKnowledge. Sócia da Martha Gabriel Consulting & Education e da startup Nethics Educação.