18 de dezembro de 2020

8 séries sobre gestão e liderança que têm muito a ensinar

por GEN.N&G

Com a popularização dos serviços de streaming, agora é cada vez mais comum encontrar pessoas que adoram assistir séries. Seja para assistir semanalmente ou para conferir vários episódios de uma só vez, as séries de TV são cada vez mais bem produzidas e abordam diferentes temas. Inclusive, existem séries sobre gestão e liderança que podem contribuir com várias dicas, apesar de estarem inseridas em um contexto de ficção.

Pensando nisso, selecionamos algumas séries que podem trazer ensinamentos valiosos para quem estuda negócios e gestão. Confira:

8 séries sobre gestão e liderança que têm muito a ensinar

 

1. Mad Men

 

8 séries sobre gestão e liderança que têm muito a ensinar

Don Draper (Jon Hamm) é um dos mais talentosos nomes da cena publicitária da Nova York dos anos 60. Ele guarda um importante segredo sobre sua vida passada e tem dificuldades em administrar seu dia a dia e de sua família. No escritório, Don lida com a ambição de colegas como Pete Campbell (Vincent Kartheiser) ao mesmo tempo em que incentiva a novata Peggy Olson (Elisabeth Moss). Em meio a um período de grande movimentação política e social, os funcionários do escritório lutam para conquistar grandes clientes.

A série trata sobre vários temas relacionados a gestão de pessoas, de empresas e também traz lições importantes sobre liderança e carreira.

2. Parks and Recreation

 

8 séries sobre gestão e liderança que têm muito a ensinar

O cotidiano dos empregados do departamento de parques de Pawnee, pequena cidade do estado do Indiana. O departamento é comandado por Ron Swanson, um sujeito anti-governo, mas tem como figura central Leslie Knope, uma dedicada funcionária. Ela tem Ann Perkins como melhor amiga e Ben Wyatt como grande parceiro. April Ludgate, Tom Haverford, Andy Dwyer, Jerry Gergich, Donna Meagle e Chris Traeger completam a turma.

Apesar de ser uma comédia, a série traz várias dicas sobre gestão de pessoas, carreira, empreendedorismo, negócios, entre outros temas relacionados. Vale a pena assistir!

3. The Office

 

8 séries sobre gestão e liderança que têm muito a ensinar

No formato de pseudodocumentário, a série retrata o cotidiano de um escritório em Scranton, na Pensilvânia, filial da empresa fictícia Dunder Mifflin, de suprimento de papel. Michael Scott (Steve Carell) é um patrão insensível mas que se preocupa com o bem estar de seus empregados, enquanto a série traça um olhar sobre todos eles, destacando suas diferenças e particularidades.

Acompanhar o dia a dia de um escritório, além de trazer boas risadas, também oferece aprendizados, principalmente sobre gerenciamento de tarefas. E de pessoas também!

4. Suits

 

8 séries sobre gestão e liderança que têm muito a ensinar

Mike Ross (Patrick J. Adams) é um garoto que abandonou a faculdade de direito mas, brilhante como é, consegue uma entrevista com o respeitado Harvey Specter (Gabriel Macht), um dos melhores advogados de Manhattan. Quando percebe o talento nato e a memória fotográfica do garoto, Harvey o contrata e, juntos, eles formam uma dupla imbatível. Mesmo sendo um gênio, Mike ainda tem muito a aprender sobre o Direito. E mesmo sendo um advogado tão competente, Harvey irá aprender com sua nova dupla a ver seus clientes de outra maneira.

A lição principal da série está em enxergar o potencial de outras pessoas que trabalham com você. Enquanto algumas habilidades são essenciais para alguns, para outros a experiência é completamente diferente.

5. Succession

 

8 séries sobre gestão e liderança que têm muito a ensinar

Em Succession, Logan Roy (Brian Cox) é o patriarca de uma das famílias mais poderosas da atualidade e dono de um império midiático conhecido como Waystar Royco. Ele sempre se dedicou mais aos negócios do que aos quatro filhos – Connor (Alan Ruck), Kendall (Jeremy Strong), Roman (Kieran Culkin) e Siobhan (Sarah Snook). Quando Logan tem uma piora em seu estado de saúde, seus descendentes iniciam uma disputa pelo controle das empresas. Mas a fome de poder se mostra bastante perigosa, colocando à prova a lealdade de cada um deles.

Uma série que trata não apenas de liderança, mas de ambição, mercado financeiro, carreira e gestão. Os ensinamentos são válidos, principalmente para quem deseja entender mais sobre como funcionam negócios familiares.

6. How to get away with murder

 

8 séries sobre gestão e liderança que têm muito a ensinar

Michaela, Wes, Laurel e Patrick são ambiciosos calouros de Direito da prestigiada academia East Coast Law School, onde apenas os melhores alunos podem participar de casos reais. Eles competem entre si para conseguir a atenção da carismática e sedutora Professora Annalise DeWitt (Viola Davis), na aula de Direito Criminal 1, também conhecida como “Como Se Livrar de Um Assassinato”.

Essa série ensina que cada pessoa tem uma habilidade diferente e que o papel do líder é saber delegá-las de modo eficiente. Também mostra que confiar na própria equipe de trabalho é fundamental.

7. Brooklyn 99

 

brooklyn 99

Ambientada na 99ª Delegacia de Polícia de Nova York, no Brooklyn, a série acompanha as maluquices do imaturo detetive Jake Peralta (Andy Samberg) e a relação que ele tem com o novo capitão, Ray Holt (Andre Braugher).

Outra comédia que também traz ensinamentos valiosos, principalmente para quem almeja cargos de liderança. Acompanhar o capitão Raymond Holt coordenar sua equipe policial nos mostra como deve ser feita uma gestão de pessoas eficaz.

8. Halt and Catch Fire

 

halt and catch fire

Ambientada no início da década de 1980, a série conta a história da evolução do computador pessoal através dos olhos dos visionários que enfrentavam as corporações da época. A parceria pessoal e profissional deles será desafiada pelo orgulho e pelo progresso enquanto buscam mudar a visão de mercado nas pradarias do Vale do Silício.

Uma das séries sobre gestão para quem gosta de entender como funcionam as grandes empresas e como elas evoluíram para os dias de hoje. O protagonista também mostra como trilhar o caminho para o sucesso, além de discutir temas como inovação e empreendedorismo.

Fonte das sinopses: AdoroCinema

newsletter

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.