25 de fevereiro de 2020

A tecnologia aliada aos negócios: como seguir daqui em diante

por Sandra R. Turchi

A internet revolucionou a maneira como lidamos com a publicidade. Nos últimos anos, vimos tendências que indicaram caminhos de sucesso e, claro, isso caiu no gosto do brasileiro. Em qualquer empresa, a internet, as redes sociais e tantas outras ferramentas viraram aliadas fundamentais quando o assunto é publicidade. A rede mundial de computadores encurtou a distância entre as marcas e o grande público de forma a redefinir o papel da comunicação digital.

Um exemplo bem claro disso é uma pesquisa divulgada no começo do ano indicando que 82% dos entrevistados prestam atenção em publicidade feita por celebridades na internet e, 76% deles, já consumiram serviços ou produtos após receberem indicações de influenciadores digitais. Nesse cenário a busca por influenciadores digitais com forte engajamento é cada vez maior. Mas não é só isso.

A tecnologia aliada aos negócios: como seguir daqui em diante?

 
Nessa onda de novidades, é importante sabermos que devemos nos manter atualizados quando o assunto é divulgação. Para qualquer empresa, não basta contratar um influenciador digital que irá levar seu produto ou nome para o publico desejado, ou, contratar um pacote de serviços de divulgação via redes sociais, é preciso mais. É necessário estar ligado as novidades, saber como funciona cada serviço e se valer desse conhecimento para contratar uma assessoria especializada que fará esse serviço. Apenas entregar o escopo do trabalho é pouco. Nós devemos saber o que vão fazer com nossa marca e em quais meios.

O conhecimento nunca é demais se tratando das inovações das redes sociais. Costumo dizer que, o aprendizado deve começar entendendo a função de cada ferramenta e como de fato funcionam. Para isso, primeiro, devemos compreender o conceito de algoritmos. É fundamental saber que a partir deles são definidas uma série de ações e instruções usadas para soluções de problemas. Os algoritmos ganharam notoriedade nas redes sociais. Eles são usados para sugerir amigos, apresentar publicidade, coletar dados pessoais, etc.

Muitos serviços utilizam os algoritmos para determinar o que o usuário vê ou não ao decidir quais resultados ou pesquisas devem ser apresentados, tudo, baseado na experiência dele, onde o algoritmo vai aprender a identificar. É preciso conversar com o consumidor no momento e, que ele está propenso a ouvir a mensagem e, entender os algoritmos, é uma das maneiras mais eficazes de colocar isso em prática.

Baseado nessa experiência que tem gerado resultados, as empresas de tecnologia enxergaram na comunicação digital uma tendência gigantesca para ampliar suas receitas. Cada vez mais, percebemos o lançamento de ferramentas capazes de aproximar o público das marcas, seja nas redes sociais ou usando estratégias de marketing digital. A otimização para mecanismos de busca, ou SEO, estratégias que ajudam no aumento do tráfego e do desempenho de um site, é um exemplo de ferramenta que faz parte do dia a dia das empresas que investem na comunicação online. Manter um site atualizado, com informações que conversem com seu público é uma das maneiras de se manter em destaque.

Por isso, entenda: se você ainda não adotou nenhuma ferramenta que vai auxiliar sua empresa ou negócio no mundo digital, você está fora do mercado. No ambiente digital, a intenção é aprimorar a experiência do usuário, ligando as empresas ou serviços aos gostos dos consumidores. Isso vai gerar uma gestão mais eficiente, por isso, estar preparado para entender o mercado será fundamental para enxergar como a tecnologia pode auxiliar nosso dia a dia daqui em diante.

FONTE: LINKEDIN/SANDRA TURCHI

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  • Sandra R. Turchi
    Sandra R. Turchi

    É sócia-fundadora da Digitalents, empresa de Consultoria, Treinamentos e Talentos (hunting, coaching e outsourcing) focada no universo digital. Administradora de empresas formada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e MBA pela Business School SP e Toronto University. Também cursou empreendedorismo na Babson College. Foi executiva de marketing por mais de 20 anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e de Serviços em empresas como Lojas Arapuã, Grupo Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV, Associação Comercial de SP e Boa Vista Serviços. Eleita um dos professores de marketing mais influentes nas mídias sociais no mundo pela revista SM Magazine. Leciona nos MBAs em Marketing Digital da FGV, FIA, Saint Paul, entre outras instituições. Coordenadora dos cursos de extensão em Marketing Digital e Mídias Sociais na ESPM-SP desde 2008. Articulista de diversos veículos, como revistas e portais, no Brasil e na Europa.