11 de junho de 2020

Transformação de Pessoas em cenários digitais

por Edmir Kuazaqui

A transformação digital é um processo que envolve pessoas, empresas e negócios. Empresas devem ter uma estrutura compatível no sentido de atender as diferentes demandas, bem como de recursos que sustentem a tecnologia necessária para atender o mercado. Negócios se constituem como grupos de soluções que empresas oferecem para determinados segmentos de mercado. E as pessoas?

Pessoas não são derivadas de empresas, mas que satisfazem suas necessidades a partir da percepção dessas no sentido de continuarem a existir. Os consumidores são pessoas e, neste instigante momento de transformações globais e ressaltando o digital, tem como principal característica as mudanças comportamentais.

Uma das grandes razões de sucesso de empresas é entender o comportamento do mercado. Esses comportamentos se tornam críticos, quando derivam de expectativas de consumidores e respectivas experiências, que podem ser positivas, neutras e/ou negativas. Essa jornada do consumidor na busca da satisfação de suas necessidades e desejos não envolve somente a aquisição, mas de todo o processo envolvido que conduziu ao consumo final.

Para entender todo esse processo é necessário conhecer os pilares que reforcem o caminho a ser seguido. Com certeza, entender o que o cliente quer, o seu comportamento, razões e como ele procura as soluções para as suas necessidades mais relevantes. Por outro lado, ter dados e informações é de primordial importância, para poder analisar e avaliar de forma quantitativa e qualitativa o mercado. Daí deve resultar a inovação, tão necessária para o desenvolvimento de novas formas de atender o mercado e, como empresa, se tornar mais competitivo.

Trata-se de um grande equívoco focar o fenômeno da transformação digital somente sob o ponto de vista da empresa e/ou do negócio. Ao escrever o livro Gestão de Marketing 4.0: Casos, Modelos e Ferramentas, focamos em todos os ângulos, mas nos preocupamos singularmente com o principal objeto de interesse de qualquer empresa: o seu consumidor.

Em ambientes digitais, é possível definir com certeza o que ele é, mas não necessariamente quem ele é, seus perfil, comportamentos, por ser altamente resiliente e complexo. E, neste aspecto, é um dos principais desafios do profissional de Marketing 4.0.

Mais conteúdo no livro Gestão de Marketing 4.0

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  • Edmir Kuazaqui
    Edmir Kuazaqui

    Doutor e mestre em Administração. Coordenador dos MBA’s em Administração Geral, Marketing internacional e Formação de Traders, Pedagogia Empresarial, Compras, Startups: Marketing e Negócios, Comunicação e Jornalismo Digital da Universidade Paulista (UNIP). Professor da ESPM. Coordenador do Grupo de Excelência em Relações Internacionais e Comércio Exterior do CRA/SP. Consultor Presidente da Academia de Talentos. Autor de livros. E-mail: ekuazaqui@uol.com.br / www.academiadetalentos.com.br