12 de novembro de 2019

Tudo sobre CPC 06

por José Carlos Marion

Você sabe tudo sobre o CPC 06? Quer entender mais a respeito desse assunto? Confira a seguir as principais características das operações de arrendamento mercantil e tire suas dúvidas!

Tudo sobre CPC 06

Uma das grandes novidades do CPC 06 está no tratamento contábil de arrendamentos nas demonstrações contábeis do arrendatário.

Tornou-se necessário um novo apontamento referente aos contratos de leasing (arrendamento), que devem ser verificados de acordo com a classificação. Estes contratos podem ser chamados de leasing operacional ou leasing financeiro.

No caso do leasing financeiro, a empresa arrendatária deveria reconhecer o item arrendado em seu balanço patrimonial (ativo e passivo). Logo, os demais efeitos como a depreciação e encargos relacionados também eram reconhecidos em sua Demonstração do Resultado do Exercício.

A respeito do leasing operacional, o contrato era classificado como um aluguel pela empresa arrendatária. Dessa forma, não reconhecia o item em seu ativo e passivo, mas apropriava as despesas de arrendamento (parcelas) como se fosse um pagamento de despesa de aluguel.

Em resumo: com o CPC 06, classificar um arrendamento mercantil como operacional ou financeiro depende do tipo e essência da transação, e não apenas pela forma legal do contrato. Portanto, todo contrato deve ser analisado com critérios específicos.

Saiba mais sobre operações de arrendamento mercantil

Se você busca aprofundamento no tema e ainda tem dúvidas sobre esse pronunciamento contábil, conheça o Curso IFRS na Prática, com os melhores e maiores nomes da área no Brasil!

Com Sérgio de Iudícibus, José Carlos Marion e Ricardo Rios, este curso ‘CPC 06 – Operações de arrendamento mercantil’ aborda os pontos mais críticos para estudantes e profissionais com aplicação prática. Clique aqui para conferir!

Curso Online - IFRS - Temas Atuais na Prática

Com este curso, você aprenderá as operações de leasing financeiro e como tratá-lo contabilmente na prática e estudará as novas normas para o leasing operacional, com exemplos práticos de contabilização.

Como bônus, o curso traz um bate-papo imperdível, de 1h30, entre Iudícibus, Marion e Rios, e ainda debate o tema O IFRS e a realidade brasileira: a implantação da IFRS, suas consequências, seu contexto no país.

No módulo 4, você saberá tudo sobre o CPC 06. Veja os tópicos que serão abordados:

Módulo 4 – Operações de arrendamento mercantil – CPC 06

 

  • Contexto/Conceitos/Objetivos
  • Classificação
  • Leasing operacional
  • Leasing financeiro
  • Caso prático – Contabilização de leasing financeiro
  • IFRS 16 – Vigência/Mudanças/Objetivos
  • Teste dentro e fora do balanço
  • Contabilização
  • Exemplo prático de contabilização de leasing operacional
  • Resumo

Que tal degustar o curso? Clique aqui para saber mais!

Gostou de saber mais sobre o CPC 06? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber dicas no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • José Carlos Marion
    José Carlos Marion

    É mestre, doutor e livre-docente em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/ USP). É professor e pesquisador do Mestrado em Contabilidade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Dentre os 29 livros publicados na área contábil, é autor de Contabilidade rural, Contabilidade empresarial e Contabilidade básica e coautor de Curso de contabilidade para não contadores, Contabilidade avançada, Introdução à teoria da contabilidade, Contabilidade comercial, Administração de custos na agropecuária, Manual de contabilidade para pequenas e médias empresas, Contabilidade geral para concurso público, Contabilidade da pecuária e Normas e práticas contábeis, publicados pelo GEN | Atlas.