9 de março de 2020

Tudo sobre o CPC 00

por José Carlos Marion

O que é o CPC 00 (R2)? Qual é a sua importância para a Contabilidade? Quais foram as principais mudanças dessa Estrutura Conceitual? Confira tudo sobre o tema a seguir:

Tudo sobre o CPC 00

 
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o CPC 00 é chamado de Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro. Ela não é uma norma propriamente dita, mas serve como um “manual” para a prática da Contabilidade.

Segundo o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, o CPC 00 tem algumas finalidades essenciais, como:

  • auxiliar o desenvolvimento das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) para que tenham base em conceitos consistentes;
  • auxiliar os responsáveis pela elaboração dos relatórios financeiros a desenvolver políticas contábeis consistentes quando nenhum pronunciamento se aplica à determinada transação ou outro evento, ou quando o pronunciamento permite uma escolha de política contábil;
  • auxiliar todas as partes a entender e interpretar os Pronunciamentos.

Neste ano, entraram em vigor algumas revisões e mudanças no CPC 00, emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB). Estas revisões apresentam mudanças em relação à apresentação, mensuração e divulgação; a definição de ativos e passivos; e os critérios de reconhecimento e desreconhecimento de ativos e passivos nas demonstrações financeiras.

Logo, as alterações do CPC 00 que ganharam destaque foram:

  • o objetivo do relatório financeiro;
  • as características qualitativas da informação financeira útil;
  • a descrição da entidade que relata e seu limite;
  • definições de ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas;
  • critérios para a inclusão de ativos e passivos nas demonstrações contábeis (reconhecimento) e orientação sobre quando removê-los (desreconhecimento);
  • bases de mensuração e orientação sobre quando usá-las;
  • conceitos e orientações sobre apresentação e divulgação.

Importância do CPC 00

 
A Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro é vantajosa para investidores e empresários, especialmente em relação às aplicações financeiras. Esses relatórios apresentam informações a respeito da situação econômica das organizações, servindo como uma espécie de referência.

Com o CPC 00, profissionais da área contábil podem conferir informações sobre índices futuros, a fim de controlar a situação da empresa. Por meio dessa estrutura conceitual, é possível também emitir relatórios de acordo com os padrões do IASB e do FASB, transmitindo uma representação fidedigna para que os gestores tenham mais confiança durante uma tomada de decisão.

Fontes: ContábeisComitê de Pronunciamentos Contábeis, DOU

Mais conteúdo no livro Contabilidade Avançada

Quer saber mais sobre temas relacionados? Assine nossa Newsletter e receba mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM:

 

Tags: , , , , , , ,

2 respostas para “Tudo sobre o CPC 00”

  1. Transformaram a Contabilidade numa máquina de produzir literatura obsoleta só para gerar dinheiro para autores, livreiros e editoras. Estão querendo fundir a Contabilidade com o Direito. Uma pena, uma técnica tão interessante se transformar num amontoado de normas com ciclo de vida estrategicamente estabelecido. Há muito os órgãos contábeis venderam suas almas ao diabo do globalismo. Ficou um assunto entediante de estudar, para dizer o mínimo. É por isso que tem cada vez menos gente interessada em seguir carreira contábil e logo se tornará uma profissão extinta, unicamente executada por robôs. Eu que já fui professor de Teoria da Contabiliade lamento os tempos atuais.

  2. Avatar josé disse:

    Graças a Deus que parou de dar aula. Imagino sua aula falando de “globalismo”.
    Deve ser da turma da terra plana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • José Carlos Marion
    José Carlos Marion

    É mestre, doutor e livre-docente em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/ USP). É professor e pesquisador do Mestrado em Contabilidade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Dentre os 29 livros publicados na área contábil, é autor de Contabilidade rural, Contabilidade empresarial e Contabilidade básica e coautor de Curso de contabilidade para não contadores, Contabilidade avançada, Introdução à teoria da contabilidade, Contabilidade comercial, Administração de custos na agropecuária, Manual de contabilidade para pequenas e médias empresas, Contabilidade geral para concurso público, Contabilidade da pecuária e Normas e práticas contábeis, publicados pelo GEN | Atlas.