1 de agosto de 2019

Saiba tudo sobre o Mercado de Capitais com o Prof. Juliano Pinheiro

por Juliano Pinheiro

Com exemplos práticos, questões e exercícios para aprofundar o conteúdo, o livro Mercado de Capitais, de Juliano Pinheiro, contém uma análise completa e sistematizada dos principais conceitos do mercado de capitais e suas operações. A nona edição trouxe atualizações importantes, como o conteúdo adequado às certificações CPA-10 e CPA-20 da ANBIMA, CNPI da Apimec e PQO do segmento Bovespa, bem como de Agente Autônomo de Investimento (AAI) e Empregados das Instituições Financeiras com Atividades e de Distribuição de Títulos e Valores Mobiliários da ANCORD e CFP® – Certified Financial Planner – do IBCPF.

E para você saber tudo sobre o Mercado de Capitais, o prof. Juliano Pinheiro comenta sobre o tema em uma sequência de vídeos, explicando  as diferenças entre mercado primário e secundário, o conceito de mercado bancário, o que é a bolsa de valores e muito mais. Assista a seguir:

Saiba tudo sobre o Mercado de Capitais com o Prof. Juliano Pinheiro

 

Como é o Mercado de Capitais?

 
No vídeo de apresentação da obra, o professor Juliano Pinheiro comenta sobre a nona edição, que completa 18 anos. Entenda também como funciona o Mercado de Capitais:

Diferença entre Mercado Primário e Mercado Secundário

 
Você sabe quais são as diferenças entre o mercado primário e o mercado secundário? No vídeo a seguir, o prof. Juliano comenta sobre essas questões, que muitas vezes são confundidas. Confira:

Mercado de Capitais x Mercado Bancário

 
O conceito de mercado bancário e mercado de capitais é bem diferente, no entanto, são confundidos com frequência. Para esclarecer os mitos e verdades sobre os diferentes tipos de mercado, assista o vídeo:

O que é negociado dentro do Mercado de Capitais?

 
Segundo o professor Juliano, o leque de negociações dentro do Mercado de Capitais é muito extenso. Saiba mais sobre fundos de investimentos, ações, debêntures e mais:

Como as empresas acessam o Mercado de Capitais?

 
Quando as empresas decidem usar o Mercado de Capitais, acabam achando que estão fazendo negociações similares ao mercado bancário. No entanto, não é bem assim. É necessário entender que esse tipo de mercado é bem diferente e traz outras perspectivas. Veja:

Como funciona a autorregulamentação do Mercado de Capitais?

 
Entenda o que é a autorregulamentação, como ela funciona e as considerações da CVM – Comissão de Valores Mobiliários:

Onde ocorrem as negociações do Mercado de Capitais?

 
As negociações com ações, que são as mais conhecidas, são feitas em bolsas de valores. No Brasil, temos a B3, que oferece uma série de oportunidades. Confira outras opções de negociações, além da Bolsa:

O que é uma Bolsa de Valores?

 
Partindo da premissa das negociações, Juliano Pinheiro explica o que é uma bolsa de valores e como ela funciona. Assista:

Considerações finais sobre o Mercado de Capitais

 
Após explicar os principais conceitos do mercado financeiro, o prof. Juliano Pinheiro encerra a sequência de vídeos com as considerações finais, comentando sobre o seu livro, que está atualizado e na 9ª edição. Veja:

Mais conteúdo no livro Mercado de Capitais

Gostou? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber dicas no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Juliano Pinheiro
    Juliano Pinheiro

    Juliano Lima Pinheiro É Doutor e Mestre em investimentos e mercado de capitais, professor e palestrante. Ao longo de mais de 30 anos de uma trajetória profissional abrangente, Juliano Pinheiro passou pela vivência prática como executivo em instituições financeiras e gestoras de investimento, como conselheiro em instituições representativas de mercado como Anbima e Apimec, e também pela área de ensino e pesquisa acadêmica atuando em cursos de MBA, doutorado, mestrado e graduação do Ibmec, FDC, PUC e UFMG. De 2007 a 2018, montou e foi o Diretor de Gestão da Fiere Investimentos, uma Gestora de Recursos, gerindo fundos de investimento e administrando carteiras para clientes. Detentor da Medalha Economista Paulo Camilo de Oliveira Pena em 2013, Juliano é referência na área de Mercado Financeiro e Mercado de Capitais. Atualmente é Vice Presidente Executivo do IBEF-MG, leciona na UFMG nos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Ciências Contábeis e realiza palestras por todo o Brasil.