23 de junho de 2021

Valuation: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

por GEN.N&G

Quanto vale uma empresa? Como calcular esse valor? O que deve ser levado em consideração? Essa é a proposta do método valuation, que estima o valor real ou intrínseco de uma organização. Após o cálculo do valuation, é mais fácil determinar se investir em determinada empresa pode trazer um bom retorno.

A partir do resultado encontrado para o valuation, é possível analisar e recomendar as compras e vendas dos ativos para investidores.

Se você é empreendedor, o método de avaliação de empresas tem o propósito um pouco diferente: ao saber o real valor do próprio negócio, você saberá como atrair investidores ou qual é o preço mais adequado para vender sua empresa.

Quer saber tudo sobre valuation? Então continue a leitura e tire dúvidas sobre o tema.

O que é valuation?

 
Em português, “valuation” significa avaliação de empresas. O método envolve saber quanto determinada empresa vale no mercado e qual é a previsão do retorno de investimento nas ações do negócio.

É possível avaliar uma empresa por diversas razões: após uma aquisição, por motivos de processos judiciais, divisão de bens, para análises contábeis, entre outras.

Vale ressaltar que essa metodologia trabalha com estimativas, isto é, possibilidades futuras. Se ocorrer algo fora do esperado, o resultado poderá ser diferente daquele que foi calculado previamente. Dessa forma, quem é responsável pela avaliação da empresa deve levar em consideração fatores subjetivos. Além disso, os resultados podem sofrer variações de acordo com os números e métodos utilizados.

Como fazer a avaliação?

 
Existem vários métodos conhecidos para realizar a avaliação de empresas. As mais comuns são:

  • Valuation Contábil: nesse método, somente a contabilidade da organização é considerada, isto é, o patrimônio líquido.
  • Valuation de Liquidação: consiste em somar ativos e subtrair passivos. É mais utilizado quando empresas estão sendo liquidadas.
  • Valuation Pré-Investimento e Pós-Investimento: como o próprio nome indica, o valuation pré-investimento tem relação com o valor da empresa antes da entrada de um aporte financeiro, isto é, injeção de dinheiro que pode vir de diversas fontes. Por outro lado, o valuation pós-investimento considera o montante total após o aporte.
  • Fluxo de Caixa Descontado (FDC): abordagem com projeções de lucro futuro aplicando o desconto do risco associado ao investimento.
  • Múltiplos de Mercado: nessa opção, o valuation é feito por meio de comparação relativa de indicadores de empresas de um determinado setor. O EBITDA é um desses indicadores, por exemplo.

Como calcular?

 
Como vimos, existem diversos métodos e tipos de avaliação para uma empresa. Mas, no momento de fazer os cálculos, alguns fatores devem ser considerados, como:

  • Taxa de desconto;
  • Valor aproximado do fluxo de caixa;
  • O que é recebido e o que é gasto;
  • Soma de resultados referentes aos valores presentes.

Lembrando que esses fatores podem ser alterados conforme as características de cada empresa.

Qual é o principal objetivo do valuation?

 
Após realizar os cálculos e entender como funcionam os principais métodos de avaliação, resta entender qual é o principal objetivo do método de avaliação de empresas. Em resumo, podemos considerar que a avaliação de empresas:

  • Identifica as características que trazem valor a uma organização;
  • Torna possível saber a quantia de dinheiro necessária para investir em uma empresa;
  • Saber como foi o crescimento da organização com o passar dos anos;
  • Entender o que pode ser melhorado e o que faz aquela organização valer menos do que outras;
  • Negociar o valor mais justo da empresa com o societário;
  • Saber o valor de mercado, em casos de compra ou venda de ações.

5 livros sobre Valuation com autores renomados da área

Se você se interessou pelo assunto, aproveite para conhecer os livros sobre Valuation no site do GEN! Além de obras completas, atualizadas e aprofundadas, você também pode conferir o Curso online “Aula de Valuation”, com o professor Assaf Neto! Clique aqui para saber mais.

newsletter

LEIA TAMBÉM

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.