24 de agosto de 2020

8 verdades sobre finanças que todo estudante deveria ouvir

por GEN.N&G

Se você é estudante, esta coluna é para você, assim como se você é um pouco mais vivido. Quando somos jovens, nem sempre nos apresentam algumas verdades sobre finanças e dinheiro.

Por isso, neste artigo, eu, Yolanda Fordelone, economista do Econoweek, a tradução da economia, vou listar oito ensinamentos que todo estudante deveria saber. Se você não ouviu isso de alguém quando era mais jovem, deveria ouvir agora.

8 verdades sobre finanças que todo estudante deveria ouvir

 

1. O mercado quer seu dinheiro

 
Basta você começar a ter uma renda, cair o primeiro salário, que vai receber ofertas de cartão de crédito de varejista, investimentos que prometem ganhos altos e rápidos, assinaturas que não precisa, contas que não vai usar, aumento do limite do cartão de crédito ou do cheque especial.

Dê valor para cada real ganho e pense duas vezes antes de contratar qualquer serviço. Também não desperdice seu dinheiro pagando juros do cartão de crédito ou cheque especial se você pode pagar tudo em dia, porque a taxa é uma das mais altas do mercado.

2. Não espere amanhã para economizar

 
É normal seguirmos o status quo, a rotina que costumamos viver, e adiar a decisão de começar a economizar e investir. Mas o pensamento de só investir quando o salário aumentar está equivocado.

É melhor poupar pouco e sempre do que esperar um grande salário, uma renda extra, para ter dinheiro para investir. Por isso, já comece cedo a ter o hábito de economizar.

3. Adquira o hábito de organizar sua rotina

 
Na época de estudos, logo você vai aprender a lei máxima da economia: a escassez de recursos, nesse caso, escassez de tempo. Na correria entre faculdade e trabalho, você pode até pensar que quando se formar vai ler todos os livros da fila e praticar todos os esportes que não faz.

Mas essa sobra de tempo acaba não acontecendo porque a vida evolui: seu trabalho aumenta, ganha namorada ou namorado, filhos e outras tarefas.

Para você conseguir dar conta de tudo e se tornar produtivo, afinal tempo é dinheiro, é melhor começar desde cedo a se organizar, ainda mais se você mora sozinho e ainda tem que dar conta de uma casa. Quando você organiza a sua vida e rotina, fica mais fácil sobrar tempo para organizar suas finanças. E também já dei dicas de produtividade e organização.

4. Leve suas experiências a sério

 
Mesmo que você não esteja nos empregos dos sonhos, na carreira que se imagina ou que ainda viva a experiência de laboratórios da faculdade, leve tudo a sério, porque é nessa fase que você começa a construir sua rede de contatos que pode ser muito útil no futuro.

5. Morar com seus pais não te garante economizar

 
Quando você começa a ter dinheiro, surge tentação de todos os lados. É muito difícil ganhar dinheiro e muito fácil gastá-lo. Se você pode morar com seus pais, isso te possibilita economizar mais, mas não é uma garantia se você não tiver foco.

6. Sua vida não vai sair como planejada

 
Você pode ser a pessoa mais calculista do mundo, mas garanto que quase tudo vai acontecer diferente do que você pensou. Você pode perder o emprego, se divorciar e também pode ter acontecimentos bons, como ter uma oportunidade fora do país.

Se planeje e crie planos, mas tenha flexibilidade para imprevistos e, para isso, forme uma reserva de segurança, algo que também já falamos no Econoweek.

7. Você não precisa saber o que quer o resto da sua vida

 
É bom ter um foco ou pelo menos opções de coisas que você quer fazer, mas a vida é uma caixinha de surpresas. Veja o meu exemplo e do César Esperandio, meu sócio no Econoweek. Eu já trabalhei em redação, fintech e dei aula. Ele já foi do mercado financeiro e hoje vive da criação de conteúdo de finanças.

Não se coloque tanta pressão que tem de sair da faculdade já sabendo o que quer da vida. Eu estou com 33 anos e ainda estou tentando descobrir.

8. A juventude é uma só, mas aproveite com moderação

 
Você não precisa aceitar todas as viagens dos amigos, ir a todas as baladas ou viajar o mundo todo em todas as férias. Eu sei que parece que o mundo vai acabar amanhã, mas vamos pensar melhor. Você ainda vai viver muito tempo e pode parcelar essa dose de diversão para o seu bolso conseguir aguentar.

FONTE: ECONOWEEK/UOL

Quer saber mais verdades sobre finanças? Clique aqui e conheça o curso online Finanças Pessoais!

 
Realizar um bom planejamento financeiro é parte importante e necessária de quem busca pagar as contas em dia e, mais que isso, fugir das armadilhas de juros, cartões de crédito, financiamentos, taxas extras e, claro, gastos desnecessários.

Você sabia que, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em setembro de 2019, 61,5% dos brasileiros tinham algum tipo de dívida e, destes, 24,5% estão inadimplentes? Se você se enquadra nessas estatísticas, Finanças Pessoais é para você!

Com o professor Samuel Durso, economista e mestre em ciências contábeis, este curso online explica como ter o controle do seu dinheiro.

Aqui você encontra:

  • Vídeos objetivos, permitindo uma aplicação prática;
  • Metodologia simples e acessível, proporcionando novas atitudes;
  • Download de planilha para praticar o controle orçamentário;
  • Certificado de conclusão do curso.

TIRA-DÚVIDAS:

 
Carga horária: 2h
Pré-requisitos para a realização do curso: Nenhum. O curso apresenta todos os conceitos que necessita para avançar no tema ao longo dos módulos.
Público-alvo: Todas as pessoas interessadas no tema.
Tempo de acesso: O acesso ao curso será liberado assim que houver a confirmação de pagamento e ficará disponível por 180 dias.
Certificado de conclusão? Sim.

Garanta já o seu Curso de Finanças!

 
newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.